sicnot

Perfil

Mundo

Libertadas 21 raparigas do grupo raptado pelo Boko Haram em 2014

© Afolabi Sotunde / Reuters

Um grupo de 21 raparigas raptadas pelo Boko Haram em 2014 foi hoje libertado, anunciou uma fonte oficial do Governo da Nigéria. O grupo radical islâmico raptou mais de 270 raparigas alunas de uma escola na cidade de Chibok. O rapto tem sido alvo de condenação internacional.

A campanha pela libertação das jovens raptadas pelo Boko Haram teve um alcance global, com a ajuda das redes sociais e do hashtag #BringBackOurGirls (Tragam as nossas raparigas de volta).

As jovens foram "trocadas por quatro prisioneiros do Boko Haram esta manhã", na região de Banki, na fronteira com os Camarões, confirmou uma fonte local à agência France Presse.

A fonte que anunciou hoje a libertação de 21 raparigas do grupo raptado pelo Boko Haram quis manter o anonimato e o Governo nigeriano não divulgou ainda qualquer comunicado com esta informação.

No total, o Boko Haram raptou 276 estudantes de uma escola em Chibok na noite de 14 de abril de 2014, tendo 57 conseguido fugir pouco tempo depois.

Segundo os jihadistas, dezenas das raparigas raptadas já morreram em consequência de bombardeamentos governamentais.

Boko Haram divulga vídeo com raparigas raptadas em 2014

(Agosto de 2016)

  • "Nobel é um incentivo para toda uma nação"
    1:19

    Mundo

    O Presidente da Colômbia Juan Manuel dos Santos recebeu ao início da tarde na Noruega o prémio pelo trabalho que desenvolveu junto das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia, FARC. As cerimónias são este sábado e marcadas pela ausência do Nobel da Literatura, Bob Dylan.

  • Os negócios menos claros do filho de Pinto da Costa
    1:55

    Football Leaks

    Com o escândalo dos agentes de futebol a dar que falar, o Expresso revela este sábado os negócios menos claros do filho de Pinto da Costa. O nome da empresa de que é administrador, a Energy Soccer, surge na investigação em transferências de jogadores que envolvem o Futebol Clube do Porto num conflito de interesses.

  • Sol e calor ficam para o Natal
    1:50

    País

    Com o Natal à porta, o sol teima em ficar um pouco por todo o país. Até a norte as temperaturas estão altas para esta época do ano com o distrito do Porto a rondar os 18 graus.

  • A história da guerra em Alepo
    7:43
  • Uma "cidade fantasma" na Letónia
    3:10