sicnot

Perfil

Mundo

Libertadas 21 raparigas do grupo raptado pelo Boko Haram em 2014

© Afolabi Sotunde / Reuters

Um grupo de 21 raparigas raptadas pelo Boko Haram em 2014 foi hoje libertado, anunciou uma fonte oficial do Governo da Nigéria. O grupo radical islâmico raptou mais de 270 raparigas alunas de uma escola na cidade de Chibok. O rapto tem sido alvo de condenação internacional.

A campanha pela libertação das jovens raptadas pelo Boko Haram teve um alcance global, com a ajuda das redes sociais e do hashtag #BringBackOurGirls (Tragam as nossas raparigas de volta).

As jovens foram "trocadas por quatro prisioneiros do Boko Haram esta manhã", na região de Banki, na fronteira com os Camarões, confirmou uma fonte local à agência France Presse.

A fonte que anunciou hoje a libertação de 21 raparigas do grupo raptado pelo Boko Haram quis manter o anonimato e o Governo nigeriano não divulgou ainda qualquer comunicado com esta informação.

No total, o Boko Haram raptou 276 estudantes de uma escola em Chibok na noite de 14 de abril de 2014, tendo 57 conseguido fugir pouco tempo depois.

Segundo os jihadistas, dezenas das raparigas raptadas já morreram em consequência de bombardeamentos governamentais.

Boko Haram divulga vídeo com raparigas raptadas em 2014

(Agosto de 2016)

  • "Almaraz: Uma bomba-relógio aqui ao lado"
    1:56
  • 105 detidos pela PSP e GNR nas últimas 24 horas

    País

    Só a GNR deteve 64 pessoas em flagrante delito, entre a noite de sexta-feira e o início da manhã deste sábado, a maioria das quais (47) por condução sob o efeito do álcool. A PSP de Lisboa efetuou 41 detenções em 24 horas, dez por tráfico de droga.

  • Videoamador mostra grupo a atar tocha a um touro
    1:33
  • PJ investiga forma como o FC Porto obteve os e-mails
    1:58

    Desporto

    Enquanto o campeonato português de futebol está de férias do relvado, nos bastidores continua uma guerra aberta por causa dos e-mails. O FC Porto entregou à Polícia Judiciária toda a documentação disponível do chamado caso dos e-mails, que envolve o Benfica num alegado esquema de corrupção. O pedido foi feito pela Unidade Nacional de Combate à Corrupção da PJ. A forma como o FC Porto obteve os e-mails também está a ser investigada pela Polícia Judiciária.

  • Manifestantes bloquearam Caracas

    Mundo

    Milhares de pessoas bloquearam esta sexta-feira as ruas de Caracas e de outras cidades, em protesto contra a repressão e o assassinato de manifestantes pelas forças de segurança.