sicnot

Perfil

Mundo

Obama elogia Bob Dylan como um dos seus poetas preferidos

© Jonathan Ernst / Reuters

O Presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, felicitou esta quinta-feira Bob Dylan, distinguido com o prémio Nobel da Literatura, confessando que o cantor e compositor norte-americano é um dos seus "poetas preferidos".

"Parabéns a um dos meus poetas preferidos, Bob Dylan, pelo Nobel absolutamente merecido", escreveu o chefe de Estado norte-americano na rede social Twitter.

A mensagem de Obama no Twitter é acompanhada de uma ligação que remete para uma lista de alguns dos temas mais emblemáticos de Dylan, incluindo "Knockin' on Heaven's Door" e "Like A Rolling Stone", disponível no serviço de música digital Spotify.

O compositor norte-americano Bob Dylan, de 75 anos, foi hoje distinguido com o Nobel da Literatura por "ter criado novas formas de expressão poéticas no quadro da grande tradição da música americana", justificou a Academia Sueca. Foi o primeiro compositor a ser distinguido com este prémio.

Nem em 2007, nem em 2008, quando foi reconhecido com um prémio Príncipe das Astúrias e uma menção especial do Pulitzer, respetivamente, Bob Dylan esteve presente nas cerimónias de entrega. Nas duas ocasiões, o músico norte-americano tinha concertos agendados.

Segundo o 'site' oficial de Dylan, o compositor não tem previsto, até à data, qualquer concerto para o dia 10 de dezembro deste ano, data programada para a cerimónia de entrega do prémio Nobel.

Lusa

  • "Ataque terrorista" no centro de Barcelona

    Ataque em Barcelona

    Uma carrinha atropelou várias pessoas esta tarde em Barcelona, Espanha, na área turística de Las Ramblas. A polícia confirma oficialmente um morto e 32 feridos, mas outras fontes asseguram a existência de várias vítimas mortais. As autoridades falam de um "ataque terrorista" e revelaram a foto do suspeito.

    Direto

    SIC

  • Mação volta a enfrentar dias de pânico
    3:33
  • Fogo obrigou à evacuação de 6 aldeias do concelho do Sardoal
    1:56

    País

    O incêndio que chegou ao Sardoal obrigou à evacuação de seis aldeias. As pessoas foram encaminhadas para as instalações da Santa Casa da Misericórdia e vão regressando ao longo do dia de hoje. A A23 foi reaberta de madrugada, depois de ter estado várias horas cortada nos dois sentidos .

  • Ministra admite que a maioria dos incêndios começaram por mão humana
    1:57

    País

    A Ministra da Administração Interna admitiu esta quarta-feira que a maioria dos incêndios deste ano começaram por mão humana, mas Constança Urbano de Sousa entende que é cedo para tirar outras conclusões. Já o vice-presidente da Liga dos Bombeiros Portugueses, Adelino Gomes, diz que não há duvidas e fala em terrorismo organizado. 

  • Sismo na região de Lisboa sentido num raio de 150km
    3:19