sicnot

Perfil

Mundo

Pentágono prepara-se para novos ataques no Iémen

O Pentágono prepara-se para possíveis novos ataques no Iémen, depois de mísseis norte-americanos terem atingido alvos dos rebeldes houthis, mas as autoridades garantiram que os Estados Unidos querem evitar envolver-se numa outra guerra.

A Marinha norte-americana lançou cinco mísseis de cruzeiro Tomahawk em três locais de radares móveis em território controlado pelos houthis na costa do Mar Vermelho, depois de os rebeldes apoiados pelo Irão terem atingido um navio de guerra dos EUA, o USS Mason, por duas vezes em quatro dias.

Os militares insistem que estas ações são tomadas em autodefesa.

Os Estados Unidos garantem apoio logístico à coligação, dirigida pela Arábia Saudita, que combate os rebeldes, mas o bombardeamento de hoje foi a primeira vez que Washington tomou ações diretas contra os houthis.

O porta-voz do Pentágono, Peter Cook, afirmou que isto não é um prelúdio de uma nova campanha na região, onde os Estados Unidos estão envolvidos, de alguma forma, em conflitos no Afeganistão, Iraque, Líbia e Síria.

"Não procuramos um papel mais vasto no conflito", disse Cook, acrescentando: "Trata-se de proteger os nossos homens, ponto final".

Também a Casa Branca garantiu que os Estados Unidos não estão a aumentar o papel militar.

"Isto não é qualquer envolvimento na situação sectária no terreno no Iémen", disse o porta-voz da Casa Branca, Eric Schultz.

Os rebeldes xiitas houthis negaram ter realizado os ataques, afirmando que as acusações norte-americanas "não têm fundamento".

Lusa

  • Confirmada prisão dos portugueses que gravaram nome no portão de Auschwitz

    Mundo

    Dois adolescentes católicos portugueses foram condenados a um ano de prisão com pena suspensa, por terem gravado os nomes na porta da entrada principal de Auschwitz-Birkenau. O tribunal de primeira instância de Oswiecim já tinha condenado os jovens e o tribunal de Cracóvia confirmou esta quarta-feira a pena aplicada.

  • Temer pode cair menos de um ano depois da queda de Dilma
    3:06
  • Imagens do resgate de crianças feridas num bombardeamento na Síria
    2:00

    Mundo

    Os Estados Unidos acusam o regime sírio de estar a preparar um novo ataque químico e avisam Bashar al-Assad que vai pagar caro se o concretizar. No terreno, os ataques aéreos continuam a fazer vítimas civis. Da periferia de Damasco chegam imagens dramáticas do resgate de duas crianças feridas num bombardeamento.

  • Quem é a mulher que diz ser filha de Salvador Dalí

    Cultura

    Maria Pilar Abel Martínez nasceu em 1956 e será o alegado fruto de um caso entre a sua mãe e Salvador Dalí. Um tribunal de Madrid ordenou a exumação do cadáver do pintor e a obtenção de amostras, de modo a determinar se a mulher espanhola é mesmo filha de Dalí.