sicnot

Perfil

Mundo

Pentágono prepara-se para novos ataques no Iémen

O Pentágono prepara-se para possíveis novos ataques no Iémen, depois de mísseis norte-americanos terem atingido alvos dos rebeldes houthis, mas as autoridades garantiram que os Estados Unidos querem evitar envolver-se numa outra guerra.

A Marinha norte-americana lançou cinco mísseis de cruzeiro Tomahawk em três locais de radares móveis em território controlado pelos houthis na costa do Mar Vermelho, depois de os rebeldes apoiados pelo Irão terem atingido um navio de guerra dos EUA, o USS Mason, por duas vezes em quatro dias.

Os militares insistem que estas ações são tomadas em autodefesa.

Os Estados Unidos garantem apoio logístico à coligação, dirigida pela Arábia Saudita, que combate os rebeldes, mas o bombardeamento de hoje foi a primeira vez que Washington tomou ações diretas contra os houthis.

O porta-voz do Pentágono, Peter Cook, afirmou que isto não é um prelúdio de uma nova campanha na região, onde os Estados Unidos estão envolvidos, de alguma forma, em conflitos no Afeganistão, Iraque, Líbia e Síria.

"Não procuramos um papel mais vasto no conflito", disse Cook, acrescentando: "Trata-se de proteger os nossos homens, ponto final".

Também a Casa Branca garantiu que os Estados Unidos não estão a aumentar o papel militar.

"Isto não é qualquer envolvimento na situação sectária no terreno no Iémen", disse o porta-voz da Casa Branca, Eric Schultz.

Os rebeldes xiitas houthis negaram ter realizado os ataques, afirmando que as acusações norte-americanas "não têm fundamento".

Lusa

  • "PCP não é força de suporte do Governo"
    2:11

    País

    Ao segundo dia de congresso comunista, ouviu-se o aviso mais forte, até agora, ao PS. João Oliveira, líder parlamentar do partido, diz que o PCP não se diluiu e que não é suporte do Governo. Já Jerónimo de Sousa deixou elogios à excelente geração de jovens que estão na frente política do PCP.

  • Passos elogia escolha de Paulo Macedo mas diz que não é suficiente
    1:47

    Caso CGD

    Pedro Passos Coelho diz que Paulo Macedo é competente para liderar os destinos da Caixa Geral de Depósitos, mas que a nomeação do antigo ministro não é suficiente para passar uma esponja sobre o assunto. Em Viseu, o líder do PSD não quis ainda avançar com um nome para a Câmara de Lisboa, depois de Santana Lopes afastar a hipótese de se candidatar.

  • O novo coala do zoo de Lisboa
    3:10

    País

    A SIC acompanhou em exclusivo a transferência de uma coala da Alemanha para o Zoo de Lisboa. O animal veio de avião e foi batizado pelos passageiros que seguiam a bordo. Ficou com o nome de Goolara. O coala é uma fêmea, com quase dois anos, e veio para aumentar a família da mesma espécie em Portugal.

  • Jovens do exército russo aderem ao Desafio do Manequim
    1:01

    Mundo

    Na Rússia, o grupo de jovens do exército também já aderiu ao famoso Mannequin Challenge. O vídeo foi divulgado pelo Ministério da Defesa russo. O objetivo é mostrar o dia-a-dia do chamado exército de jovens, cuja principal missão passa por sensibilizar os russos para a necessidade de cumprir o serviço militar obrigatório.