sicnot

Perfil

Mundo

Atacante mascarado de palhaço esfaqueia homem na Suécia

Norcross, EUA

ERIK S. LESSER

Um homem foi esfaqueado por um atacante mascarado de palhaço, indicou hoje a polícia sueca, numa altura em que uma onda de histeria sobre avistamentos de palhaços "sinistros" e "assassinos" varre os Estados Unidos e a Europa.

"Um homem nascido em 1997 foi esfaqueado no ombro por um desconhecido que fugiu", escreveu a polícia do condado de Halland, no sul da Suécia, na sua página da internet.

O incidente ocorreu na quinta-feira à noite, depois de duas pessoas vestidas de palhaço terem ameaçado matar uma mulher na quarta-feira, no centro do país.

"Ela estava extremamente assustada", disse um porta-voz da polícia ao jornal Aftonbladet, acrescentando que esta mania em expansão "não tem nada de engraçado".

Também na quarta-feira, um grupo de homens vestidos de palhaço cercou quatro crianças de dez anos e ameaçou-os com o que depois se concluiu serem falsas motosserras.

O ministro do Interior sueco, Anders Ygeman, apelou para a calma.

"Não queremos assistir a uma situação em que uma pessoa se mete em problemas reais porque alguém, talvez meio a brincar, veste uma máscara de palhaço", declarou o ministro à agência noticiosa TT.

Nos Estados Unidos, o frenesim em torno dos disfarces de palhaço alimentado pelas redes sociais levou a cadeia de hambúrgueres McDonald's a anunciar esta semana que iria recuar no uso do seu sorridente palhaço Ronald McDonald.

A loucura também alastrou ao Reino Unido, onde as forças policiais foram chamadas para acorrer a diversos incidentes envolvendo pessoas vestidas de palhaços, que saltavam do nada para assustar as pessoas.

A polícia do Reino Unido e dos Estados Unidos teme que a moda aumente na contagem decrescente para o Halloween. Até a Casa Branca interveio e avisou que as forças da autoridade estão a levar estes incidentes a sério.

O fenómeno também atingiu a Holanda, onde foram vistas duas pessoas envergando disfarces de palhaço e empunhando armas de fogo.

França viveu em 2014 uma "febre" semelhante que, de acordo com o sociólogo Robert Bartholomew, foi "bastante intensa e violenta", tendo levado à detenção e encarceramento de 12 "palhaços assassinos" adolescentes.

"Os palhaços podem ser considerados sinistros, porque não se lhes consegue ler a expressão do rosto, e 80 por cento da comunicação é não-verbal", explicou.

"Se uma pessoa usar maquilhagem ou uma máscara de palhaço, é difícil saber se é amigável ou não", acrescentou.

Lusa

  • As primeiras reações à morte de Chester Bennington

    Cultura

    Chester Bennington, vocalista da banda de metal alternativo Linkin Park, morreu esta quinta-feira em casa em Palos Verdes Estates, no estado da Califórnia, nos EUA. Várias celebridades já reagiram à morte do músico de 41 anos. Segundo o TMZ, o cantor da banda norte-americana suicidou-se.

  • O perfil do novo herói do surf português
    3:43
  • O. J. Simpson vai sair em liberdade condicional

    Mundo

    A antiga estrela de futebol americano O. J. Simpson vai sair em liberdade condicional, depois de ter cumprido nove anos de prisão num estabelecimento prisional do estado do Nevada, nos Estados Unidos.

  • Filho do leão Cecil também foi abatido por um caçador

    Mundo

    Xanda pode ter tido o mesmo fim que o seu pai, o leão Cecil, que em 2015 foi abatido por um caçador, no Zimbabué. Na altura, a morte de Cecil tomou proporções inéditas, chegando uma imagem do leão a ser projetada na fachada do Empire State Building. Agora, Xanda terá sido abatido a tiro por um caçador de troféus.