sicnot

Perfil

Mundo

Reclusos usaram escovas de dentes para ferir guardas durante fuga em Bissau

(Arquivo)

© Goran Tomasevic / Reuters

Um grupo de 24 homens que no domingo fugiu de um centro de detenção da Polícia Judiciária da Guiné-Bissau usou escovas de dentes afiadas para ferir os guardas, anunciou esta segunda-feira o Ministério da Justiça em comunicado.

"Um grupo de 50 prisioneiros com escovas de dentes bem afiadas conseguiu ferir alguns guardas e 24 puseram-se em fuga", aproveitando o horário de visitas de familiares.

Um dele morreu durante a fuga, depois de tentar subir a uma parede da qual caiu, e os outros 23 continuam a monte, acrescentou.

O caso deu-se no centro de detenção do Bandim, em Bissau, um espaço profundamente degradado, mas cujas obras de requalificação têm sido sucessivamente adiadas.

Entre os homens em fuga estão alguns dos que assaltaram um banco à mão armada, em Bissau, a 13 de março, roubando o equivalente a 14 mil euros, disse à Lusa fonte policial.

Na altura em que foram capturados, a Polícia Judiciária apontou-os como "dos mais perigosos" no país e que já tinham sido responsáveis por outros assaltos a postos de combustível, supermercados, lojas e a um outro banco.

Lusa

  • 10 Minutos com Eurico Reis
    11:20

    10 Minutos

    Há quatro meses que Portugal é um dos poucos países europeus onde é possível recorrer à gestação de substituição. E há já um casal que teve luz verde para começar os tratamentos. Para um balanço, foi nosso convidado Eurico Reis, juiz desembargador e presidente do Conselho Nacional de Procriação Medicamente Assistida, a entidade que autoriza os processos de gestação de substituição.

    Entrevista completa

  • Parlamento discute utilização de animais no circo
    2:01
  • Seis meses depois da tragédia de Pedrógão Grande
    5:55

    Tragédia em Pedrógão Grande

    Assinalou-se este domingo meio ano desde que o país ficou em choque com o rasto de morte e destruição causado pelos incêndios florestais na região centro. A tragédia de Pedrogão Grande foi há precisamente seis meses. Enquanto segue a reconstrução no tempo possível e com o Natal à porta, a vida prossegue, mas não voltará a ser mesma.

  • A inédita entrevista do príncipe Harry a Barack Obama
    0:47

    Mundo

    Foi divulgado um vídeo pouco habitual em que aparece o príncipe Harry a entrevistar Barack Obama para um programa de rádio. A conversa foi gravada em setembro, durante um evento desportivo para militares com deficiência, e será transmitida na íntegra no dia 27 de dezembro.