sicnot

Perfil

Mundo

Reclusos usaram escovas de dentes para ferir guardas durante fuga em Bissau

(Arquivo)

© Goran Tomasevic / Reuters

Um grupo de 24 homens que no domingo fugiu de um centro de detenção da Polícia Judiciária da Guiné-Bissau usou escovas de dentes afiadas para ferir os guardas, anunciou esta segunda-feira o Ministério da Justiça em comunicado.

"Um grupo de 50 prisioneiros com escovas de dentes bem afiadas conseguiu ferir alguns guardas e 24 puseram-se em fuga", aproveitando o horário de visitas de familiares.

Um dele morreu durante a fuga, depois de tentar subir a uma parede da qual caiu, e os outros 23 continuam a monte, acrescentou.

O caso deu-se no centro de detenção do Bandim, em Bissau, um espaço profundamente degradado, mas cujas obras de requalificação têm sido sucessivamente adiadas.

Entre os homens em fuga estão alguns dos que assaltaram um banco à mão armada, em Bissau, a 13 de março, roubando o equivalente a 14 mil euros, disse à Lusa fonte policial.

Na altura em que foram capturados, a Polícia Judiciária apontou-os como "dos mais perigosos" no país e que já tinham sido responsáveis por outros assaltos a postos de combustível, supermercados, lojas e a um outro banco.

Lusa

  • Presidente da Proteção Civil demitiu-se

    País

    O Presidente da Autoridade Nacional da Proteção Civil (ANPC), Joaquim Leitão, pediu esta quarta-feira a demissão com efeitos imediatos. A carta de demissão foi enviada para o Ministério da Administração Interna, no entanto, uma vez que a ministra também se demitiu, o documento seguiu para o gabinete do primeiro-ministro, António Costa.

  • "Foi um golpe muito forte"
    1:41
  • Não me parece o melhor princípio político, mas percebo que António Costa queira ter junto de si, sobretudo em tempos difíceis, os mais próximos. Os homens de confiança pessoal e política. Em plena tempestade, o primeiro-ministro chamou dois amigos de longa data, ex-colegas da Faculdade de Direito, Eduardo Cabrita e Pedro Siza Vieira. E eles não disseram que não.

    Bernardo Ferrão

  • SIC acompanhou Francisco George no último dia como diretor-geral da Saúde
    6:20