sicnot

Perfil

Mundo

Reclusos usaram escovas de dentes para ferir guardas durante fuga em Bissau

(Arquivo)

© Goran Tomasevic / Reuters

Um grupo de 24 homens que no domingo fugiu de um centro de detenção da Polícia Judiciária da Guiné-Bissau usou escovas de dentes afiadas para ferir os guardas, anunciou esta segunda-feira o Ministério da Justiça em comunicado.

"Um grupo de 50 prisioneiros com escovas de dentes bem afiadas conseguiu ferir alguns guardas e 24 puseram-se em fuga", aproveitando o horário de visitas de familiares.

Um dele morreu durante a fuga, depois de tentar subir a uma parede da qual caiu, e os outros 23 continuam a monte, acrescentou.

O caso deu-se no centro de detenção do Bandim, em Bissau, um espaço profundamente degradado, mas cujas obras de requalificação têm sido sucessivamente adiadas.

Entre os homens em fuga estão alguns dos que assaltaram um banco à mão armada, em Bissau, a 13 de março, roubando o equivalente a 14 mil euros, disse à Lusa fonte policial.

Na altura em que foram capturados, a Polícia Judiciária apontou-os como "dos mais perigosos" no país e que já tinham sido responsáveis por outros assaltos a postos de combustível, supermercados, lojas e a um outro banco.

Lusa

  • "Fiz coisas de que me envergonho"
    2:31

    Grande Reportagem SIC

    Carlos Queiroz, ex-selecionador de Portugal, dá-nos uma entrevista forte e transparente. Entrevistámo-lo no Dubai, um lugar que a investigação da SIC coloca no centro do mapa do escândalo do GES/BES. Aqui antecipamos a Grande Reportagem da próxima semana.

    Exclusivo online