sicnot

Perfil

Mundo

Cachorros quentes têm de mudar de nome na Malásia

© Max Rossi / Reuters

Os estabelecimentos de venda de comida da Malásia, país de maioria muçulmana, vão ter de rebatizar os cachorros quentes, senão correm o risco de lhes ser recusada a certificação halal (permitido), anunciou esta terça-feira uma autoridade religiosa governamental.

O regulamento, que incide também sobre outros alimentos cujo nome inclua a palavra "cachorro" ("dog"), desencadeou muitas piadas nas redes sociais.

Segundo o diretor da divisão halal do departamento do Desenvolvimento Islâmico, Sirajuddin Suhaimee, a medida foi adotada na sequência de queixas de turistas muçulmanos estrangeiros.

"Quaisquer produtos halal que deixem os consumidores confusos, nós temos de mudar", explicou.

"No Islão, os cães são considerados impuros e o seu nome não pode estar relacionado com a certificação halal", acrescentou.

Muitos vendedores de rua e restaurantes halal vendem cachorros quentes na Malásia. Sirajuddin disse que a fiscalização será feita "passo-a-passo" quando esses estabelecimentos renovarem a sua licença 'halal', válida por dois anos, junto do departamento.

A cadeia norte-americana de lojas de pretzels Auntie Anne's, que tem 45 estabelecimentos na Malásia e planos de expansão no país, disse à agência noticiosa francesa AFP que não tem problemas em rebatizar os seus pretzel dogs - salsicha enrolada em pretzels - em cumprimento da diretiva das autoridades religiosas.

"É uma questão menor. Não temos problemas em mudar o nome e ainda estamos a tratar disso", disse Farhatul Kamilah Mohamed Sazali, um executivo da Auntie Anne's na Malásia.

Sirajuddin, que recomendou que os pretzel dogs passem a chamar-se salsichas pretzel (pretzel sausages), indicou que a candidatura da Auntie Anne's à certificação halal está neste momento a ser analisada.

Entre as muitas críticas surgidas nas redes sociais, um utilizador da rede social Facebook comentou: "Por favor, limitem-se à religião... não queiram ser consultores da língua inglesa".

Outro escreveu: "Lojas de animais, por favor rebatizem os vossos cães como salsichas".

Sirajuddin minimizou como "uma reação normal" as críticas 'online', argumentando: "Estamos a fazer o nosso trabalho, como manda a lei".

No âmbito do conceito de halal - que significa "permitido" em árabe - a carne de porco e seus derivados, álcool e animais que não tenham sido mortos de acordo com os procedimentos islâmicos são todos haram, ou proibidos.

A Malásia pratica há muito tempo uma forma moderada do Islão, mas as atitudes conservadoras estão a aumentar.

Uma empresa comercializou no ano passado água mineral engarrafada 'halal' no país, e sessões de speed-dating islâmicas - em que as mulheres solteiras vão acompanhadas - foram aceites.

Uma convenção halal realizada em Kuala Lumpur no ano passado e que atraiu milhares de delegados e centenas de expositores, apresentou produtos que iam desde alimentos a cosméticos e a colagénio produzido a partir de iaques no Tibete.

Lusa

  • Relatório pedido pelo Governo PSD-CDS já apontava falhas no SIRESP
    2:26
  • FC Porto acusa Benfica de recorrer a serviços de "bruxaria"
    2:34

    Desporto

    Francisco J. Marques acusou o Benfica de recorrer a "bruxaria". O diretor de comunicação do FC Porto revelou uma troca de e-mails entre Luís Filipe Vieira e Armando Nhaga, suposto comissário nacional da polícia da Guiné-Bissau com a celebração de um contrato de prestação de serviços.

  • Francisco J. Marques promete continuar a revelar e-mails
    2:11

    Desporto

    Francisco J. Marques diz que a Polícia Judiciária sabe como o Futebol Clube do Porto teve acesso aos e-mails e desafia o Benfica a revelar os originais. O diretor de comunicação do clube portista revelou ainda que irá continuar a divulgar e-mails, já que isso não é incompatível com o segredo de Justiça.

  • Confirmada prisão dos portugueses que gravaram nome no portão de Auschwitz

    Mundo

    Dois adolescentes católicos portugueses foram condenados a um ano de prisão com pena suspensa, por terem gravado os nomes na porta da entrada principal de Auschwitz-Birkenau. O tribunal de primeira instância de Oswiecim já tinha condenado os jovens e o tribunal de Cracóvia confirmou esta quarta-feira a pena aplicada.

  • Temer pode cair menos de um ano depois da queda de Dilma
    3:06
  • Imagens do resgate de crianças feridas num bombardeamento na Síria
    2:00

    Mundo

    Os Estados Unidos acusam o regime sírio de estar a preparar um novo ataque químico e avisam Bashar al-Assad que vai pagar caro se o concretizar. No terreno, os ataques aéreos continuam a fazer vítimas civis. Da periferia de Damasco chegam imagens dramáticas do resgate de duas crianças feridas num bombardeamento.

  • Quem é a mulher que diz ser filha de Salvador Dalí

    Cultura

    Maria Pilar Abel Martínez nasceu em 1956 e será o alegado fruto de um caso entre a sua mãe e Salvador Dalí. Um tribunal de Madrid ordenou a exumação do cadáver do pintor e a obtenção de amostras, de modo a determinar se a mulher espanhola é mesmo filha de Dalí.

  • Mulher atira moedas para o motor do avião por superstição

    Mundo

    As superstições levam as pessoas a fazer coisas bizarras e até, mesmo, perigosas. Este foi o caso de uma mulher chinesa que decidiu atirar moedas para o motor de um avião, para garantir boa sorte na viagem, que estava prestes a fazer. Contudo, a ação obrigou ao atraso do voo que partia de Xangai, numa companhia aérea chinesa.

  • Modelo italiana atacada com ácido volta ao trabalho

    Mundo

    Gessica Notaro, antiga concorrente do concurso Miss Itália, já regressou ao trabalho como treinadora de leões marinhos, cinco meses depois de ter sido atacada com ácido, alegadamento pelo ex-namorado, Jorge Edson Tavares. Gessica Notaro diz que quer inspirar e encorajar outras mulheres a lutar contra o assédio e o bullying nas relações.