sicnot

Perfil

Mundo

David Attenborough pede respeito pela privacidade dos gorilas nos zoos

© Jim Young / Reuters

O naturalista britânico David Attenborough pede aos jardins zoológicos - e aos visitantes - que respeitem a privacidade dos gorilas. Sugere a substituição das grandes vitrinas por pequenos postigos de observação.

O respeitado cientista e realizador de documentários sobre a vida selvagem falava à televisão britânica ITV a propósito da fuga de um gorila do jardim zoológico de Londres, há uma semana.

"Os gorilas são animais maravilhosos que têm a sua vida privada", explicou. "Nas florestas da África ocidental eles não são observados insistentemente por pessoas" todo o dia, sublinhou.

"A solução será, por exemplo, que os visitantes não sejam autorizados a permanecer atrás de grandes vitrinas, mas antes que vejam através de postigos, para que os gorilas não se apercebam" que estão a ser observados, sugeriu.

Attenborough apelou ainda aos visitantes dos zoos a terem cuidado com os seus próprios comportamentos. "Por vezes os visitantes não são respeitadores e começam a gritar ou a agitar os braços para provocar a reação dos pobres gorila", lamentou.

"Eles não são só animais, estão ligados a nós. Eles prezam a sua vida privada. Imaginem o que seria estar no lugar deles!".

  • A fuga dos PIDES
    1:16

    Perdidos e Achados

    Ao final do dia 29 de Junho de 1975, 89 agentes da PIDE fugiam da cadeia de Vale de Judeus, em Alcoentre. Mais de 40 anos depois, Perdidos e Achados recupera um dos acontecimentos do Verão Quente em Portugal. Hoje no Jornal da Noite e conteúdos exclusivos no site.

    Hoje no Jornal da Noite

  • Uma volta a Portugal. De bicicleta mas sem licra

    País

    Um grupo de professores propõe-se a repetir o percurso da 1.ª Volta a Portugal em Bicicleta, 90 anos depois. Não se trata de uma corrida, pelo contrário querem provar que qualquer um o pode fazer e promover o uso da bicicleta como meio de transporte pessoal. “Dar a volta” parte para a estrada esta quarta-feira, de Lisboa a Setúbal, tal como em 26 de abril de 1927.

    Ricardo Rosa

  • Casa Madonna di Fatima em Roma é um lar de idosos com 9 irmãs portuguesas
    4:29

    Mundo

    A mais antiga igreja dedicada à Senhora de Fátima em Roma tem mais de 50 anos. Foi construída pelas franciscanas hospitaleiras do Imaculado Coração, uma congregação fundada em Portugal. Hoje, as religiosas portuguesas gerem um lar na mesma rua, mas o templo foi entregue a uma congregação italiana.