sicnot

Perfil

Mundo

David Attenborough pede respeito pela privacidade dos gorilas nos zoos

© Jim Young / Reuters

O naturalista britânico David Attenborough pede aos jardins zoológicos - e aos visitantes - que respeitem a privacidade dos gorilas. Sugere a substituição das grandes vitrinas por pequenos postigos de observação.

O respeitado cientista e realizador de documentários sobre a vida selvagem falava à televisão britânica ITV a propósito da fuga de um gorila do jardim zoológico de Londres, há uma semana.

"Os gorilas são animais maravilhosos que têm a sua vida privada", explicou. "Nas florestas da África ocidental eles não são observados insistentemente por pessoas" todo o dia, sublinhou.

"A solução será, por exemplo, que os visitantes não sejam autorizados a permanecer atrás de grandes vitrinas, mas antes que vejam através de postigos, para que os gorilas não se apercebam" que estão a ser observados, sugeriu.

Attenborough apelou ainda aos visitantes dos zoos a terem cuidado com os seus próprios comportamentos. "Por vezes os visitantes não são respeitadores e começam a gritar ou a agitar os braços para provocar a reação dos pobres gorila", lamentou.

"Eles não são só animais, estão ligados a nós. Eles prezam a sua vida privada. Imaginem o que seria estar no lugar deles!".

  • Proteção Civil desmobiliza meios em Setúbal

    País

    A Proteção Civil vai começar a desmobilizar, hoje à tarde, meios de combate ao incêndio que deflagrou na terça-feira em Setúbal e que já está em fase de rescaldo, disse à agência Lusa o vereador da Proteção Civil Municipal.

  • Marcelo lembra ditadura para deixar elogios à liberdade de imprensa e separação de poderes
    0:29
  • Portugal condenado por decisão "discriminatória e preconceituosa"
    1:19

    País

    Portugal voltou a ser condenado pelo Tribunal Europeu dos Direitos do Homem, desta vez por causa de uma decisão discriminatória e preconceituosa. Trata-se do caso da mulher a quem o Supremo Tribunal Administrativo baixou o valor de uma indemnização por negligência médica. Entre os vários argumentos usados, os juízes portugueses consideraram que a sexualidade é menos importante quando se tem 50 anos e dois filhos.

  • "Lancei um tema que os portugueses há muito queriam discutir"
    11:26

    País

    O candidato do PSD à Câmara Municipal de Loures, André Ventura, foi entrevistado esta terça-feira na Edição da Noite da SIC Notícias. Em análise, a polémica em torno das declarações do candidato sobre a comunidade cigana.

    Entrevista SIC Notícias

  • Rajoy nega conhecimento de financiamentos ilegais no PP

    Mundo

    O primeiro-ministro espanhol negou hoje ter conhecimento de um esquema ilegal de financiamento, que envolve vários responsáveis do Partido Popular (PP, direita), que lidera. Durante uma audição no tribunal, Mariano Rajoy garantiu ainda que não aceitou nenhum pagamento ilícito.