sicnot

Perfil

Mundo

David Attenborough pede respeito pela privacidade dos gorilas nos zoos

© Jim Young / Reuters

O naturalista britânico David Attenborough pede aos jardins zoológicos - e aos visitantes - que respeitem a privacidade dos gorilas. Sugere a substituição das grandes vitrinas por pequenos postigos de observação.

O respeitado cientista e realizador de documentários sobre a vida selvagem falava à televisão britânica ITV a propósito da fuga de um gorila do jardim zoológico de Londres, há uma semana.

"Os gorilas são animais maravilhosos que têm a sua vida privada", explicou. "Nas florestas da África ocidental eles não são observados insistentemente por pessoas" todo o dia, sublinhou.

"A solução será, por exemplo, que os visitantes não sejam autorizados a permanecer atrás de grandes vitrinas, mas antes que vejam através de postigos, para que os gorilas não se apercebam" que estão a ser observados, sugeriu.

Attenborough apelou ainda aos visitantes dos zoos a terem cuidado com os seus próprios comportamentos. "Por vezes os visitantes não são respeitadores e começam a gritar ou a agitar os braços para provocar a reação dos pobres gorila", lamentou.

"Eles não são só animais, estão ligados a nós. Eles prezam a sua vida privada. Imaginem o que seria estar no lugar deles!".

  • Sporting de Braga eliminado da Liga Europa
    2:01
  • Dissolução da União Soviética aconteceu há 25 anos

    Mundo

    Assinalam-se esta quinta-feira 25 anos desde o fim do acordo que sustentava a União Soviética. A crise começou em 80, mas aprofundou-se nos anos 90 com a ascensão de movimentos nacionalistas em praticamente todas as repúblicas soviéticas.