sicnot

Perfil

Mundo

Mistério de bebé desaparecido há 25 anos na Grécia pode ter sido resolvido

Nos últimos 25 anos, a família Needham esteve à procura do pequeno Ben. A criança desapareceu a 24 de julho de 1991 enquanto brincava na casa - em obras - dos avós maternos, na aldeia de Iraklis, na ilha grega de Kos. Os pais de Sheffield em Inglaterra acreditavam que Ben tivesse sido sequestrado. A polícia britânica manteve o caso aberto até esta semana.

De tempos a tempos, surgiam novas informações sobre o suposto paradeiro da criança. Contudo, no final de outubro, através de novas escavações, as autoridades chegaram a uma conclusão que pode encerrar o mistério e as buscas pela criança, mesmo contra a vontade da família.

A polícia anunciou ter encontrado um brinquedo - reconhecido pela família, como sendo de Ben - no local onde uma retroescavadora despejava lixo da obra. Após as buscas ao local, 93 objetos serão agora examinados por investigadores no Reino Unido.

As evidências sugerem que a criança - na altura com quase 2 anos - foi morta acidentalmente durante as obras e, para as autoridades, esta seria a causa provável do seu desaparecimento.

© Reuters Staff / Reuters

No entanto, a mãe da criança Kerry Needham não aceita o fim das buscas enquanto o corpo não for encontrado. "Eles sabem que ele morreu, mas não conseguem encontrá-lo.", disse a mãe à BBC.

"As autoridades dizem que está na hora de encerrar os 25 anos de buscas. Mas eu não posso dizer que acabo, sabendo que o Ben ainda está algures naquela ilha."

A nova pista sobre o caso surgiu a partir de um dos homens que trabalhava nas obras da casa naquela altura. Konstantinos Barkas era suspeito da morte de Ben. A suspeita foi levantada por um amigo do homem, que também revelou que este morreu de cancro em 2015.

© Reuters Staff / Reuters

Durante 21 dias, uma equipa de profissionais e autoridades fizeram buscas no sítio das obras e num outro local a 750 metros. Foi neste mesmo local que, no sábado passado, as autoridades encontraram o brinquedo da criança. O inspetor Jon Cousins - responsável pelo caso - acredita que a morte da criança tenha sido acidental.

  • Mais de 50 detidos pela GNR em 12 horas

    País

    A GNR fez 51 detenções entre as 20:00 de sábado e as 08:00 de hoje, 39 das quais por condução sob efeito do álcool ou sem carta, e três por violência doméstica, segundo um comunicado hoje divulgado.

  • "Um Lugar ao Sol"
    17:05
  • Trump diz que Obamacare vai "colapsar"

    Mundo

    O Presidente norte-americano tentou desvalorizar a derrota política sofrida na sexta-feira no Congresso, ao desistir da revogação da lei de saúde pública do seu antecessor, conhecida como Obamacare, afirmando que esta vai colapsar por si mesma.