sicnot

Perfil

Mundo

Tropas iraquianas apertam cerco ao Daesh e aproximam-se de Mossul

© Alaa Al-Marjani / Reuters

As forças Iraquianas apertaram esta quarta-feira o cerco ao Daesh e ao terceiro dia da ofensiva já estão a 15 quilómetros de Mossul. Preparam-se para ocupar Qaraqosh, a maior cidade cristã iraquiana.

O comandante da operação militar conjunta já apelou à rendição dos combatentes jihadistas.

A resposta do Daesh surgiu nas redes sociais, com imagens dos combatentes em ação no interior de Mossul. Lá, estarão entricheirados pelo menos 4 mil jihadistas, a usar os civis encurralados como escudos humanos.

As Nações Unidas preveem pelo menos 200 mil deslocados de Mossul nas próximas duas semanas, numa batalha que poderá levar meses.

  • Eventual fuga de refugiados de Mossul preocupa
    1:42

    Daesh

    As operações militares continuam em Mossul, no Iraque, ao mesmo tempo que as organizações humanitárias internacionais tentam preparar-se para uma eventual fuga de refugiados. Um momento de muitas incertezas explicado por Henrique Cymerman, correspondente da SIC no Médio Oriente.

  • Escudos humanos em Mossul

    Daesh

    A denúncia é feita pelos EUA e corroborada por habitantes da cidade iraquiana: o Daesh está a usar civis como escudos humanos contra a ofensiva das forças iraquianas e curdas.

  • BE diz que é urgente preparar o país para a saída do euro
    1:10

    País

    Catarina Martins diz que é urgente preparar o país para o cenário de saída do euro. No final da reunião da mesa nacional do Bloco de Esquerda, a coordenadora do partido criticou o encontro de líderes europeus em Roma e disse ainda que a Europa da convergência chegou ao fim.

  • "Mais UE não significa mais Europa"
    0:50

    País

    O secretário-geral do PCP insiste nas críticas à União Europeia. Um dia depois da comemoração dos 60 anos do Tratado de Roma, Jerónimo de Sousa defendeu, no Seixal, que o modelo europeu está esgotado e prejudica vários países, incluindo Portugal.

  • Mais de 50 detidos pela GNR em 12 horas

    País

    A GNR fez 51 detenções entre as 20:00 de sábado e as 08:00 de hoje, 39 das quais por condução sob efeito do álcool ou sem carta, e três por violência doméstica, segundo um comunicado hoje divulgado.

  • "Um Lugar ao Sol"
    17:05
    Perdidos e Achados

    Perdidos e Achados

    SÁBADO NO JORNAL DA NOITE

    O Perdidos e Achados foi conhecer como eram as férias de outros tempos. Quando o Estado Novo controlava o lazer dos trabalhadores e criava a ilusão de um país exemplar. Na Costa de Caparica, onde é hoje o complexo do INATEL estava instalada a maior colónia de férias do país, chamava-se "Um Lugar ao Sol".

  • Monumentos de 7 mil cidades às escuras por 1 hora
    2:51