sicnot

Perfil

Mundo

Tropas iraquianas apertam cerco ao Daesh e aproximam-se de Mossul

© Alaa Al-Marjani / Reuters

As forças Iraquianas apertaram esta quarta-feira o cerco ao Daesh e ao terceiro dia da ofensiva já estão a 15 quilómetros de Mossul. Preparam-se para ocupar Qaraqosh, a maior cidade cristã iraquiana.

O comandante da operação militar conjunta já apelou à rendição dos combatentes jihadistas.

A resposta do Daesh surgiu nas redes sociais, com imagens dos combatentes em ação no interior de Mossul. Lá, estarão entricheirados pelo menos 4 mil jihadistas, a usar os civis encurralados como escudos humanos.

As Nações Unidas preveem pelo menos 200 mil deslocados de Mossul nas próximas duas semanas, numa batalha que poderá levar meses.

  • Eventual fuga de refugiados de Mossul preocupa
    1:42

    Daesh

    As operações militares continuam em Mossul, no Iraque, ao mesmo tempo que as organizações humanitárias internacionais tentam preparar-se para uma eventual fuga de refugiados. Um momento de muitas incertezas explicado por Henrique Cymerman, correspondente da SIC no Médio Oriente.

  • Escudos humanos em Mossul

    Daesh

    A denúncia é feita pelos EUA e corroborada por habitantes da cidade iraquiana: o Daesh está a usar civis como escudos humanos contra a ofensiva das forças iraquianas e curdas.

  • A menina síria que relata a guerra no Twitter está bem, diz o pai

    Mundo

    Bana Alabed, a menina síria de 7 anos que conta no Twitter a luta pela sobrevivência e os horrores da guerra em Alepo, teve de abandonar a sua casa que foi bombardeada mas está bem, disse hoje o seu pai à Agência France Press. A conta esteve fechada desde domingo, mas foi entretanto reativada e tem hoje uma nova publicação de Bana.

  • Parkinson pode ter início nos intestinos

    Mundo

    Um novo estudo científico vem revelar que a doença de Parkinson pode não estar apenas no cérebro. A doença pode ter início nos intestinos e mais tarde migrar para o cérebro.