sicnot

Perfil

Mundo

Tropas iraquianas apertam cerco ao Daesh e aproximam-se de Mossul

© Alaa Al-Marjani / Reuters

As forças Iraquianas apertaram esta quarta-feira o cerco ao Daesh e ao terceiro dia da ofensiva já estão a 15 quilómetros de Mossul. Preparam-se para ocupar Qaraqosh, a maior cidade cristã iraquiana.

O comandante da operação militar conjunta já apelou à rendição dos combatentes jihadistas.

A resposta do Daesh surgiu nas redes sociais, com imagens dos combatentes em ação no interior de Mossul. Lá, estarão entricheirados pelo menos 4 mil jihadistas, a usar os civis encurralados como escudos humanos.

As Nações Unidas preveem pelo menos 200 mil deslocados de Mossul nas próximas duas semanas, numa batalha que poderá levar meses.

  • Eventual fuga de refugiados de Mossul preocupa
    1:42

    Daesh

    As operações militares continuam em Mossul, no Iraque, ao mesmo tempo que as organizações humanitárias internacionais tentam preparar-se para uma eventual fuga de refugiados. Um momento de muitas incertezas explicado por Henrique Cymerman, correspondente da SIC no Médio Oriente.

  • Escudos humanos em Mossul

    Daesh

    A denúncia é feita pelos EUA e corroborada por habitantes da cidade iraquiana: o Daesh está a usar civis como escudos humanos contra a ofensiva das forças iraquianas e curdas.

  • Avioneta despenha-se em centro comercial de Melbourne

    Mundo

    Uma avioneta com cinco pessoas a bordo caiu num centro comercial perto do aeroporto de Essendon em Melbourne. Segundo a polícia do estado de Vitória tratava-se de um voo charter com destino a King Island, situada entre a parte continental da Austrália e a ilha da Tasmânia.

  • Acha que conhece o seu país?
    27:42
  • China descobre nova mutação do vírus H7N9

    Mundo

    A China descobriu uma nova mutação do vírus H7N9, considerada a mais mortífera das estirpes que causam a gripe das aves, sobretudo para aves vivas, não representando nova ameaça para os seres-humanos, informou hoje a imprensa estatal.

  • Jornalista bielorrusso come jornal após perder aposta

    Desporto

    Vyacheslav Fedorenko, editor de desporto de um importante jornal da Bielorrúsia, apostou que o Dinamo Minsk não chegaria aos play-offs da Kontinental Hockey League (KHL), uma liga internacional dominada por equipas russas. Perdeu e acabou a comer as próprias palavras, impressas em papel.

  • Os ensaios para a maior festa do ano
    1:16

    Mundo

    Em contagem decrescente para o Carnaval, no Rio de Janeiro, já começaram os ensaios para a maior festa do ano. A noite de testes na avenida Marquês de Sapucaí conta com desfiles gratuitos.