sicnot

Perfil

Mundo

Tropas iraquianas apertam cerco ao Daesh e aproximam-se de Mossul

© Alaa Al-Marjani / Reuters

As forças Iraquianas apertaram esta quarta-feira o cerco ao Daesh e ao terceiro dia da ofensiva já estão a 15 quilómetros de Mossul. Preparam-se para ocupar Qaraqosh, a maior cidade cristã iraquiana.

O comandante da operação militar conjunta já apelou à rendição dos combatentes jihadistas.

A resposta do Daesh surgiu nas redes sociais, com imagens dos combatentes em ação no interior de Mossul. Lá, estarão entricheirados pelo menos 4 mil jihadistas, a usar os civis encurralados como escudos humanos.

As Nações Unidas preveem pelo menos 200 mil deslocados de Mossul nas próximas duas semanas, numa batalha que poderá levar meses.

  • Eventual fuga de refugiados de Mossul preocupa
    1:42

    Daesh

    As operações militares continuam em Mossul, no Iraque, ao mesmo tempo que as organizações humanitárias internacionais tentam preparar-se para uma eventual fuga de refugiados. Um momento de muitas incertezas explicado por Henrique Cymerman, correspondente da SIC no Médio Oriente.

  • Escudos humanos em Mossul

    Daesh

    A denúncia é feita pelos EUA e corroborada por habitantes da cidade iraquiana: o Daesh está a usar civis como escudos humanos contra a ofensiva das forças iraquianas e curdas.

  • Pecado da gula ameaça maior anfíbio do mundo

    Mundo

    O maior anfíbio do mundo está em sério risco de extinção. Iguaria muito apreciada no Oriente, a salamandra-gigante-da-China já praticamente desapareceu do seu habitat natural, concluiu uma pesquisa realizada durante quatro anos. Em contraste, milhões destes animais são reproduzidos em cativeiro e têm como destino restaurantes de luxo.

  • Reclusos limpam Ria Formosa
    3:01

    País

    Alguns reclusos do estabelecimento prisional de Olhão estão pela segunda vez a limpar a ilha da Armona, na Ria Formosa. São homens que beneficiam de regime aberto e, em fim de cumprimento de pena, têm com este trabalho uma amostra da liberdade que tanto aguardam.

  • Lembra-se dos olharapos da Expo'98? Estão de volta
    1:46