Mundo

Tailândia inicia processo de proclamação do novo rei

© Reuters Photographer / Reuter

A junta militar que governa a Tailândia submeteu ao parlamento o nome do príncipe herdeiro do país, Maha Vajiralongkorn, para ser proclamado rei, anunciou hoje o vice-primeiro-ministro, Prawit Wongsuwon.

De acordo com os procedimentos, o presidente da Assembleia Legislativa Nacional tem agora de convidar formalmente o príncipe para ser rei, que depois será proclamado em público.

Prawit Wongsuwon disse esperar que a audiência com o príncipe se realize na quarta ou na quinta-feira.

Vajiralongkorn será o sucessor do rei Bhumibol Adulyadej, que morreu a 13 de outubro, aos 88 anos, após um reinado de sete décadas. Era o monarca em exercício há mais tempo no mundo.

Bhumibol era adorado por muitos dos seus súbitos e visto como uma âncora de estabilidade e unidade num país frequentemente abalado por uma política turbulenta.

A sua morte fez o país entrar num ano de luto oficial, com a maioria dos tailandeses a vestirem apenas roupas pretas e brancas.

Algumas horas depois da morte de Bhumibol, o príncipe herdeiro, de 64 anos, disse necessitar de tempo antes de ocupar o lugar do pai, colocando a Tailândia num período de incerteza.

Maha Vajiralongkorn tem vivido grande do tempo no estrangeiro e tem uma personalidade considerada instável, que foi debatida pelos assessores do palácio e generais no comando do Governo, segundo analistas.

Lusa

  • Conselheiro com 96 anos do rei será o monarca regente na Tailândia
    0:17

    Mundo

    A Tailândia vai ter um regente nomeado até que o rei seja cremado e o príncipe possa ser coroado, o que só acontecerá daqui a um ano. O anúncio foi feito pelo primeiro-ministro tailandês na televisão, onde confirmou que o príncipe quer suceder ao trono mais tarde, depois das formalidades religiosas e monárquicas e depois do convite do Parlamento.

  • O polémico futuro rei da Tailândia

    Mundo

    No poder há 70 anos, o rei Bhumibol Adulyadej era adorado pelos tailandeses. A sua morte arrasou a Tailândia, deixando o país perante um futuro de incertezas. Na sucessão ao trono está o filho mais velho, Maha Vajiralongkorn. A questão que fica é apenas uma: quem é realmente o herdeiro ao trono tailandês? Por entre casamentos falhados e um cão condecorado, conheça aqui o possível futuro rei da Tailândia.

  • Milhares de pessoas prestam homenagem ao Rei da Tailândia
    1:04

    Mundo

    Milhares de pessoas continuam a deslocar-se a Banguecoque, para prestar homanagem ao rei da Tailândia. Bhumibol morreu na quinta-feira e o país continua de luto. Ainda não há data para a cremação, até lá o corpo vai ficar para ser venerado no Grande Palácio.

  • PAN apela à fiscalização da lei que impede autarquias de abater animais sem dono
    2:25

    País

    A partir de 23 de setembro, as câmaras municipais deixarão de poder abater animais errantes, os chamados vadios, sem dono. O PAN alerta para a necessidade de fiscalização, numa altura em que 145 municípios portugueses ainda não dispõem de centros de recolha oficial, nem estabeleceram protocolos com outras entidades, o que resulta no abate de milhares de animais.