sicnot

Perfil

Mundo

Sismo de magnitude 5,3 na Costa Rica provoca danos ligeiros

Um sismo de magnitude 5,3 na escala de Richter e pelo menos cinco réplicas abalaram hoje o centro da Costa Rica, onde estão as maiores cidades do país, e causaram danos na zona adjacente ao epicentro.

O primeiro dos tremores de terra teve magnitude 5,3 e ocorreu pelas 18:25 de quarta-feira (00:25 de hoje em Lisboa), com epicentro a dois quilómetros a leste da localidade de Capellades, província de Cartago, e à profundidade de dois quilómetros, segundo o relatório da Rede Sismológica Nacional (RSN).

O segundo tremor de terra, oito minutos depois, foi de magnitude 3,5 e ocorreu a quatro quilómetros a sul de Capellades.

Depois deste foi registada uma série de réplicas com magnitudes entre 2,9 e 4,2.

O sismo principal foi sentido em todo o centro do país, incluindo a capital, San José.

Os tremores de terra foram sentidos com maior intensidade na província de Cartago, especialmente nas localidades de Capellades, Turrialba, Alvarado e Oreamuno, onde alguns habitantes disseram a órgãos de comunicação locais que nunca tinham sentido um movimento igual.

A Cruz Vermelha e o Corpo de Bombeiros informaram que tinham relatórios de queda de objetos e de pessoas afetadas por crises nervosas na zona do epicentro do sismo principal, assim como de deslizamentos de terra sobre estradas e corte do abastecimento de eletricidade em algumas comunidades

As autoridades não reportaram pessoas feridas ou danos materiais elevados.

A Costa Rica é um país de frequente atividade sísmica e todos os anos é abalada por dezenas de sismos, a maioria sem causar danos.

Lusa

  • Vala comum com 6 mil corpos em Mossul
    1:43
  • À redescoberta da Madeira, 16 anos depois
    1:59
  • A menina que os pais queriam chamar "Allah"

    Mundo

    ZalyKha Graceful Lorraina Allah tem 22 meses, anda não sabe ler nem escrever mas já está no centro de um processo judicial contra o Estado da Georgia, nos EUA. Os pais, Elizabeth Handy e Bilal Walk, apoiados por uma ONG, exigem na justiça que o nome seja reconhecido na certidão de nascimento para que a criança possa ser inscrita na escola, na segurança social ou nos registos e notoriado. O casal já tem um filho de 3 anos que se chama Masterful Mosirah Aly Allah.

  • Acidentes em falésias matam 94 pescadores lúdicos

    País

    Mais de 90 pescadores lúdicos morreram nos últimos 19 anos e 137 ficaram feridos em 252 acidentes registados em zona rochosa ou em falésia, a maioria na zona de Lagos, Faro, segundo dados da Autoridade Marítima Nacional.

  • Partidos querem eleições a 1 de outubro
    1:35

    País

    A data para as próximas eleições autárquicas já gerou consenso. 1 de outubro é a data pedida pelos vários partidos ouvidos esta segunda-feira por António Costa. Na próxima quinta-feira, no Conselho de Ministros, o dia de ir às urnas vai ser escolhido.