sicnot

Perfil

Mundo

Sismo de magnitude 5,3 na Costa Rica provoca danos ligeiros

Um sismo de magnitude 5,3 na escala de Richter e pelo menos cinco réplicas abalaram hoje o centro da Costa Rica, onde estão as maiores cidades do país, e causaram danos na zona adjacente ao epicentro.

O primeiro dos tremores de terra teve magnitude 5,3 e ocorreu pelas 18:25 de quarta-feira (00:25 de hoje em Lisboa), com epicentro a dois quilómetros a leste da localidade de Capellades, província de Cartago, e à profundidade de dois quilómetros, segundo o relatório da Rede Sismológica Nacional (RSN).

O segundo tremor de terra, oito minutos depois, foi de magnitude 3,5 e ocorreu a quatro quilómetros a sul de Capellades.

Depois deste foi registada uma série de réplicas com magnitudes entre 2,9 e 4,2.

O sismo principal foi sentido em todo o centro do país, incluindo a capital, San José.

Os tremores de terra foram sentidos com maior intensidade na província de Cartago, especialmente nas localidades de Capellades, Turrialba, Alvarado e Oreamuno, onde alguns habitantes disseram a órgãos de comunicação locais que nunca tinham sentido um movimento igual.

A Cruz Vermelha e o Corpo de Bombeiros informaram que tinham relatórios de queda de objetos e de pessoas afetadas por crises nervosas na zona do epicentro do sismo principal, assim como de deslizamentos de terra sobre estradas e corte do abastecimento de eletricidade em algumas comunidades

As autoridades não reportaram pessoas feridas ou danos materiais elevados.

A Costa Rica é um país de frequente atividade sísmica e todos os anos é abalada por dezenas de sismos, a maioria sem causar danos.

Lusa

  • Polémica "Supernanny" em debate hoje na SIC
    2:25
  • Será este o "momento mais Ronaldo" de sempre?

    Desporto

    Cristiano Ronaldo é protagonista de mais um momento que corre nas redes sociais. Depois de marcar o sexto golo do Real Madrid frente ao Desportivo da Corunha, o jogador português ficou ferido no rosto e foi obrigado a abandonar o campo. Mas antes, mesmo com a cara ensanguentada, pediu um telemóvel com "espelho" para ver a extensão do corte. Há quem brinque com a situação, dizendo que Ronaldo levou a sua obsessão com a sua imagem a um novo nível, mas há também quem desvalorize a situação.

    SIC

  • Democratas aceitam compromisso para acabar com shutdown nos EUA

    Mundo

    Os senadores democratas aceitaram esta segunda-feira um acordo orçamental provisório que vai permitir acabar com a paralisação parcial do Governo federal dos Estados Unidos, situação conhecida como shutdown, anunciou o líder da minoria democrata no Senado, Chuck Schumer.

  • Refeição de 1.100 euros em Veneza

    Mundo

    O centro de Veneza oferece os mais variados restaurantes. Com menu obrigatório, sem menu, com taxas, sem taxas, sentando ou em pé. Depois há aqueles restaurantes que cobram 1.100 euros por cinco pratos acompanhados por água. O caso aconteceu com quatro turistas japoneses, que depois de pagarem a conta, apresentaram queixa às autoridades. O presidente da Câmara da cidade italiana já disse que ia investigar a situação e, caso se confirmasse, prometeu que iria castigar os responsáveis.

    SIC