sicnot

Perfil

Mundo

Sismo forte atinge sul do Peru

(Arquivo)

Reuters

Um sismo forte foi sentido na quinta-feira numa zona pouco povoada no sul do Peru, perto do lago Titicaca, nos Andes, mas a imprensa local afirmou não existirem danos pessoais e materiais.

De acordo com o Serviço geológico dos Estados Unidos (USGS), o abalo registou 6,3 de magnitude na escala de Richter, mas o Instituto Geofísico do Peru (IGP) mediu 5,5.

O USGS indicou que o epicentro situou-se a 43 quilómetros a nordeste de Huarinchancara, na região peruana de Puno, e o hipocentro a três quilómetros de profundidade.

O abalo foi sentido às 17:40 locais (22:40 em Lisboa), acrescentou.

A rádio local afirmou que o sismo foi sentido na cidade de Juliaca e em outras localidades da região.

O Peru fica no chamado anel de fogo do Pacífico, onde se regista aproximadamente 85% da atividade sísmica mundial.

Lusa

  • TAP recruta mais assistentes de bordo
    2:40

    Economia

    A TAP assegura que, ainda durante o mês de outubro, os problemas com falta de tripulação vão terminar. Até ao final do ano, vão ser contratados novos assistentes de bordo. Ainda assim, o sindicato diz que não chega.

  • "Facilitámos muito no lance do 5-1 e não pode ser"
    1:09

    Desporto

    No final do jogo, o treinador do Desportivo de Chaves, Luís Castro, admitiu o domínio completo do Sporting durante todo o encontro. Já Jorge Jesus deixou elogios a Daniel Podence, que foi aposta para este jogo. O treinador do Sporting ficou satisfeito com a exibição mas não gostou de sofrer o golo de honra da equipa flaviense.