sicnot

Perfil

Mundo

MNE da Rússia, Turquia e Irão avançam para solução diplomática para a Síria

MNE da Rússia, Turquia e Irão avançam para solução diplomática para a Síria

Os ministros dos Negócios Estrangeiros da Rússia, Turquia e Irão, reunidos hoje em Moscovo, reconheceram que a resolução do conflito na Síria não passa pela via militar, mas sim diplomática. A análise de José Milhazes.

A Rússia e o Irão, aliados do Presidente sírio Bashar al-Assad, e a Turquia, que apoia os rebeldes sírios, chegaram a um consenso de que que é preciso um cessar-fogo prolongado na Síria e que a prioridade é o combate ao terrorismo e não retirar o poder a Bashar al-Assad.

Os três países, sem a presença dos Estados Unidos nem da Europa, sublinharam ainda que estão prontos para seres o "garante" das negociações de paz entre o regime sírio e a oposição.

  • Leão de Ouro de Souto de Moura faz "muito bem à alma" dos portugueses
    1:53
  • "Sonho com um futuro melhor", o desejo de um jovem sírio em Portugal
    2:12

    País

    Mais de 50 jovens sírios chegaram esta madrugada a Lisboa, para iniciarem o novo ano letivo, em Portugal. Sonham com um futuro melhor. Sonham com uma educação melhor. Os 54 estudantes vieram ao abrigo do programa lançado pelo antigo Presidente da República, Jorge Sampaio, que nos últimos anos já deu uma nova oportunidade a cerca de 200 alunos.

  • Na linha do triunfo
    16:49
  • Chamas do incêndio no Europa Park na Alemanha atingiram os 15 metros de altura
    0:57