sicnot

Perfil

Mundo

Obama oferece a Merkel toda a ajuda dos EUA para investigar atentado em Berlim

© Jonathan Ernst / Reuters

O Presidente norte-americano, Barack Obama, ofereceu esta terça-feira à chanceler alemã, Angela Merkel, todo o apoio dos Estados Unidos para investigar o atentado terrorista de segunda-feira em Berlim, no qual morreram 12 pessoas.

Em comunicado, o Governo alemão informou que Obama deu as condolências a Merkel pelo ataque contra um dos mercados de Natal do centro da capital, Berlim, no qual um camião atropelou dezenas de pessoas, matando 12 delas e ferindo outras 48.

No telefonema a Merkel, Obama pediu à chanceler que desse os seus pêsames aos familiares das vítimas e desejou uma rápida recuperação aos feridos.

Numa declaração oficial já esta terça-feira, Merkel confirmou que tudo aponta para um atentado terrorista e rejeitou a ideia de o povo alemão viver "paralisado pelo medo ao mal" na sequência de um ataque que considerou "especialmente repugnante" caso se confirme que foi cometido por uma pessoa que pediu asilo na Alemanha.

Lusa

  • Dirigentes do GD Ribeirão acusados de auxílio à emigração ilegal
    1:34

    Desporto

    Oito dirigentes do Grupo Desportivo de Ribeirão, um clube de Vila Nova de Famalicão que fechou as portas em 2015, foram acusados pelo Ministério Público.Em causa, estão suspeitas de auxílio à emigração ilegal ou falsificação de documentos, relacionadas com transferências de jogadores estrangeiros em situação ilegal.

  • Capacetes Brancos agradecem Óscar para filme sobre a guerra na Síria
    1:34

    Óscares 2017

    O Óscar para melhor documentário curto foi atribuído a um filme sobre a guerra na Síria. "The White Helmets" retrata o trabalho dos Capacetes Brancos, uma equipa de voluntários que ajuda no salvamento e resgate de habitantes sírios atingidos pelo conflito no país. O Fundador dos Capacetes Brancos já veio fazer um agradecimento público pela atribuição deste galardão. Raed Saleh diz que é uma motivação para os voluntários que todos os dias arriscam a vida para salvar outras pessoas.

  • O primeiro eclipse solar do ano
    0:57
  • O Nokia 3310 está de volta
    1:16