sicnot

Perfil

Mundo

Bana Alabed "muito feliz" por ter conhecido Presidente da Turquia

Bana Alabed, a menina síria de 7 anos que relatava a guerra no Twitter a partir de Alepo, foi recebida pelo Presidente turco, Recep Tayyip Erdogan. Bana e a família foram retirados de Alepo na segunda-feira, no âmbito da operação de retirada de milhares de civis do leste da cidade síria.

Bana, os pais e os dois irmãos mais novos foram hoje recebidos no edifício presidencial em Ancara por Erdogan. O Presidente turco publicou no Twitter uma fotografia de Bana com um dos irmãos sentados ao seu colo com a frase "Tive o prazes de receber Bana e a família hoje no complexo presidencial. A Turquia estará sempre ao lado do povo sírio".

A fotografia foi depois publicada por Bana na sua conta na mesma rede social, onde desde setembro relatava a sua vida na zona oriental de Alepo, sitiada e bombardeada pela aviação do regime de Bashar al-Assad. A sua conta (@AlabedBana) é seguida por mais de 352.000 pessoas.

A Turquia acolhe cerca de 2,7 milhões de refugiados sírios, mas já indicou preferir a partir de agora ajudar os deslocados do outro lado da fronteira.

Ancara apoia os rebeldes que tentam derrubar Assad no conflito sírio, que provocou mais de 310.000 mortes desde março de 2011.


  • Fogo reaproxima-se do Parque Empresarial de Proença-a-Nova

    País

    Um reacendimento próximo do Parque Empresarial de Proença-a-Nova (PEPA) é esta quarta-feira à tarde a situação mais complicada do fogo que lavra no concelho e no local já estão concentrados meios de combate, disse à Lusa o presidente da Câmara.

  • Sócrates diz que Direita quis impedi-lo de candidatura presidencial

    País

    O ex-primeiro-ministro José Sócrates reiterou esta quarta-feira, em declarações aos correspondentes estrangeiros em Portugal, que o processo judicial em que está envolvido resulta de uma campanha orquestrada pela direita para evitar a sua candidatura a Presidente da República.

  • Marcelo lembra ditadura para deixar elogios à liberdade de imprensa e separação de poderes
    0:29
  • Dia dos Avós nasceu em Penafiel
    1:48

    País

    O Dia dos Avós, que hoje se assinala, nasceu por iniciativa de uma habitante de Penafiel. A data foi celebrada no parque da cidade, com centenas de avós.

  • Trump proíbe transgéneros no exército norte-americano

    Mundo

    O Presidente norte-americano, Donald Trump, anunciou esta quarta-feira que as pessoas transgénero não podem servir no exército dos Estados Unidos, justificando a decisão com os "custos médicos enormes" e as perturbações que tal situação envolve.

  • Oposição tenta travar eleição da nova Assembleia Constituinte na Venezuela
    2:14