sicnot

Perfil

Mundo

Bana Alabed "muito feliz" por ter conhecido Presidente da Turquia

Bana Alabed, a menina síria de 7 anos que relatava a guerra no Twitter a partir de Alepo, foi recebida pelo Presidente turco, Recep Tayyip Erdogan. Bana e a família foram retirados de Alepo na segunda-feira, no âmbito da operação de retirada de milhares de civis do leste da cidade síria.

Bana, os pais e os dois irmãos mais novos foram hoje recebidos no edifício presidencial em Ancara por Erdogan. O Presidente turco publicou no Twitter uma fotografia de Bana com um dos irmãos sentados ao seu colo com a frase "Tive o prazes de receber Bana e a família hoje no complexo presidencial. A Turquia estará sempre ao lado do povo sírio".

A fotografia foi depois publicada por Bana na sua conta na mesma rede social, onde desde setembro relatava a sua vida na zona oriental de Alepo, sitiada e bombardeada pela aviação do regime de Bashar al-Assad. A sua conta (@AlabedBana) é seguida por mais de 352.000 pessoas.

A Turquia acolhe cerca de 2,7 milhões de refugiados sírios, mas já indicou preferir a partir de agora ajudar os deslocados do outro lado da fronteira.

Ancara apoia os rebeldes que tentam derrubar Assad no conflito sírio, que provocou mais de 310.000 mortes desde março de 2011.


  • Novo Banco vai reestruturar dívida de Luís Filipe Vieira
    1:22

    Desporto

    O Novo Banco vai reestruturar parte da dívida da empresa de Luís Filipe Vieira, que ronda os 400 milhões de euros. Parte dos ativos da empresa foram transferidos para um fundo para serem rentabilizados no prazo de cinco anos. Esse fundo está a ser gerido pelo vice-presidente do Benfica.

  • Dono de fábrica que ardeu na Anadia diz que produção não vai ser afetada
    2:04
  • Saco azul do BES pagou a 106 pessoas e 96 avenças ocultas
    2:21

    Economia

    Pelo menos 106 pessoas receberam dinheiro da Espírito Santo Enterprises, a companhia offshore criada nas Ilhas Virgens Britânicas e que terá funcionado como um gigantesco saco azul do Grupo Espírito Santo. O jornal Expresso revelou os primeiros vinte nomes da lista, entre os quais estão Zeinal Bava, antigo CEO da PT, e Manuel Pinho, ex-ministro da economia do Governo de José Sócrates.

  • Tragédia em Vila Nova da Rainha aconteceu há uma semana
    7:18
  • Doze meses de polémicas, ameaças e promessas
    3:52