sicnot

Perfil

Mundo

Evacuação de Alepo deverá ficar concluída hoje

© Sana Sana / Reuters

A evacuação de Alepo deverá ficar concluída hoje, uma semana depois de começarem a ser retirados dezenas de milhares de civis e guerrilheiros da cidade enclave do leste da Síria, a segunda maior do país.

Segundo as Nações Unidas, hoje deverá ser retirado o último grupo, de cerca de três mil pessoas, depois da fuga de mais de 30 mil da cidade bastião dos rebeldes.

Após mais de um mês de intensos bombardeamentos das forças governamentais e russas, foi negociada a evacuação da cidade. Uma operação que já foi interrompida várias vezes devido a incidentes violentos e que agora decorre debaixo de neve.

O mau tempo tem estado a dificultar as operações numa altura em que o regime de Bashar Al-Assad já reivindica o controlo da cidade, o que é considerado como a mais importante vitória de Damasco desde o início da guerra civil há quatro anos.

  • Bana Alabed "muito feliz" por ter conhecido Presidente da Turquia

    Mundo

    Bana Alabed, a menina síria de 7 anos que relatava a guerra no Twitter a partir de Alepo, foi recebida pelo Presidente turco, Recep Tayyip Erdogan. Bana e a família foram retirados de Alepo na segunda-feira, no âmbito da operação de retirada de milhares de civis do leste da cidade síria.

  • Retirada de Alepo retomada depois de suspensas as operações devido à forte queda de neve
    1:15

    Mundo

    A retirada de civis de Alepo foi retomada depois de suspensas as operações devido à forte queda de neve no norte da Síria. Cerca de mil e 500 pessoas, incluindo 20 feridos, estiveram mais de 24 horas à espera, ao frio e sem comida pelo transporte que entretanto foi retomado. A família de criança que relatava nas redes sociais o dia-a-dia em Alepo foi recebida pelo presidente da Turquia, Erdogan.

  • Penélope Cruz diz que contos de fadas são muito machistas

    Cultura

    Penélope Cruz revelou recentemente o sentimento de descontentamento com os contos de fadas que, a seu ver, são muito machistas. A atriz de 43 anos confessou que lê as histórias aos filhos, Leonardo de sete anos e Luna de quatro, mas que opta por alterar sempre o final.

    SIC

  • Kurt Cobain homenageado no dia em que faria 51 anos

    Cultura

    No dia em que faria 51 anos, se estivesse vivo, Kurt Cobain foi homenageado pela viúva, Courtney Love, e a filha do casal, Frances Bean. Através de publicações no Instagram, mãe e filha lembraram o fundador, vocalista e guitarrista dos Nirvana, que vai ficar para sempre na história da música.

    SIC

  • Google Maps esconde mansão de Puigdemont na Bélgica

    Mundo

    Depois de fugir de Espanha, Carles Puigdemont refugiou-se na Bélgica para evitar uma possível extradição. O refúgio que encontrou foi uma mansão no município de Waterloo, por 4.400 euros ao mês. Agora, a pedido do ex-presidente do Governo da Catalunha, essa mesma mansão foi "apagada" do Google Maps.

    SIC

  • 50 empresas estão a recrutar na Universidade Católica
    1:46

    Economia

    A Universidade Católica de Lisboa reuniu 50 empresas nacionais e internacionais numa feira de emprego esta terça-feira e amanhã. As empresas procuram novos candidatos para os lugares que têm disponíveis nos departamentos de Economia, Finanças e Gestão.