sicnot

Perfil

Mundo

Austrália em estado de alerta terrorista

Austrália em estado de alerta terrorista

O primeiro-ministro da Austrália garante que, apesar das autoridades terem capturado o grupo que planeava um atentado terrorista, o país mantém o estado de alerta.


A polícia australiana desmantelou uma rede que planeava um atentado terrorista no dia de Natal, na cidade de Melbourne.

Sete pessoas foram detidas, mas apenas cinco permanecem sob custódia da polícia.

A estação de comboios de Flinders Street, em Melbourne, seria o alvo destes homens que terão ligações ao Daesh e que já estariam sob vigilância das autoridades.

Escreve o "The Guardian" que a catedral de St. Paul também estaria na mira destes homens.

400 elementos das forças de segurança participaram nesta mega operação. Durante as buscas foram encontrados indícios que apontam para o fabrico de engenhos explosivos artesanais. Apesar de ter dado a ameaça como controlada, o Governo do Estado de Victoria decidiu reforçar a segurança nas ruas de Melbourne no dia de Natal.

  • Nuno Rogeiro analisa alerta terrorista na Austrália
    1:01

    Mundo

    A polícia australiana deteve sete suspeitos de planear vários ataques com bombas em Melbourne no dia de Natal. Segundo o comentador da SIC Nuno Rogeiro, especialista em assuntos internacionais, há cinco países em alerta para evitar possíveis atentados até ao final do ano.

  • O fim do julgamento do caso BPN, seis anos depois
    2:26

    País

    O antigo presidente do BPN José Oliveira Costa tentou adiar o fim do julgamento principal do caso com um recurso para o Tribunal Constitucional. Apesar disso, a leitura do acórdão continua marcada para esta quarta-feira, quase seis anos e meio depois de os 15 arguidos se terem sentado pela primeira vez no banco dos réus.

  • José Oliveira Costa, o rosto do buraco financeiro do BPN
    3:04

    País

    José Oliveira Costa foi o homem forte do BPN durante 10 anos e tornou-se o rosto do gigantesco buraco financeiro. Manteve-se em silêncio durante todo o julgamento, mas falou aos deputados da comissão de inquérito, para negar qualquer envolvimento no escândalo que fez ruir o BPN.

  • Saída do Procedimento por Défice Excessivo marca debate no Parlamento
    1:40
  • Filhos tentam anular casamento de pai de 101 anos

    País

    O casamento de um homem de 101 anos com uma mulher com metade da idade, em Bragança, está a ser contestado judicialmente pelos filhos do idoso, que acusam aquela que era empregada da família de querer ser herdeira.