sicnot

Perfil

Mundo

Engenho explosivo encontrado e desativado pela polícia em Bruxelas

Virginia Mayo

As autoridades belgas encontraram e desativaram esta sexta-feira um "engenho potencialmente explosivo" perto de um centro comunitário turco na zona central de Bruxelas, informou o gabinete do procurador-geral belga.

"Um pacote suspeito foi encontrado em frente da Federação Turca da Bélgica", disse Denis Goeman, porta-voz do gabinete do procurador.

A mesma fonte esclareceu que a brigada de minas e armadilhas foi chamada ao local e a situação já não representa qualquer risco para a população.

"Tudo o que posso dizer é que o engenho era potencialmente explosivo", disse Goeman, acrescentando que a investigação ainda está a decorrer.

O centro comunitário turco situa-se no bairro de Schaerbeek, que alberga muitos imigrantes turcos.

A imprensa belga noticiou que a polícia encontrou um contentor de gás e um mecanismo detonador dentro de um saco de plástico.

As tensões políticas sobre a Turquia são frequentes em países com forte população imigrante turca, casos da Bélgica e da Alemanha.

Em novembro registaram-se confrontos violentos numa marcha pró-curdos em Bruxelas, quando um grupo de militantes turcos tentou interferir com o protesto.

Lusa

  • Maria Cavaco Silva "muito espantada" com caso Raríssimas
    0:56

    País

    Maria Cavaco Silva disse hoje que ficou surpreendida e preocupada com as suspeitas de irregularidades na associação Raríssimas. A ex-primeira dama garante que desconhecia a situação e afirma que Portugal não é "abonado" ao ponto de poder desperdiçar o trabalho feito, lembrando que os utentes não podem sofrer com a polémica.

  • Lince ibérico esteve à venda no OLX

    País

    Um anúncio de venda de um lince ibérico, por 1.500 euros, foi publicado esta semana no site de classificados OLX, com uma morada de Alcoutim, no Algarve. A autenticidade da publicação não foi confirmada, mas em setembro foi encontrada a coleira de um lince ibérico precisamente em Alcoutim. As autoridades estão a investigar.

    SIC

  • "O futuro da Autoeuropa não está em causa"
    0:43

    Economia

    O secretário de Estado do Trabalho apelou a que os partidos não se intrometam nas negociações entre os trabalhadores e a administração da Autoeuropa. Em entrevista à Edição da Noite da SIC Notícias, Miguel Cabrita afastou a hipótese de estar em causa o encerramento da fábrica de Palmela. 

  • Uma "Árvore da Esperança" pelas vítimas dos fogos
    2:01
  • Zapatou volta a eleger os melhores vídeos da internet
    6:28