sicnot

Perfil

Mundo

Engenho explosivo encontrado e desativado pela polícia em Bruxelas

Virginia Mayo

As autoridades belgas encontraram e desativaram esta sexta-feira um "engenho potencialmente explosivo" perto de um centro comunitário turco na zona central de Bruxelas, informou o gabinete do procurador-geral belga.

"Um pacote suspeito foi encontrado em frente da Federação Turca da Bélgica", disse Denis Goeman, porta-voz do gabinete do procurador.

A mesma fonte esclareceu que a brigada de minas e armadilhas foi chamada ao local e a situação já não representa qualquer risco para a população.

"Tudo o que posso dizer é que o engenho era potencialmente explosivo", disse Goeman, acrescentando que a investigação ainda está a decorrer.

O centro comunitário turco situa-se no bairro de Schaerbeek, que alberga muitos imigrantes turcos.

A imprensa belga noticiou que a polícia encontrou um contentor de gás e um mecanismo detonador dentro de um saco de plástico.

As tensões políticas sobre a Turquia são frequentes em países com forte população imigrante turca, casos da Bélgica e da Alemanha.

Em novembro registaram-se confrontos violentos numa marcha pró-curdos em Bruxelas, quando um grupo de militantes turcos tentou interferir com o protesto.

Lusa

  • Tudo isto circula na internet. Nada disto é verdade
    3:12
  • Peso dos salários na economia diminuiu
    2:34

    Economia

    Portugal é dos países onde o peso dos salários na economia mais diminuiu. Ou seja, os salários portugueses foram dos mais encolheram com a crise. A conclusão é da Organização Internacional do Trabalho que sublinha as implicações negativas ao nível social e económico.

  • Presidente do Montepio tranquiliza clientes do banco
    1:58

    Economia

    O presidente do Montepio garante que os clientes do banco podem estar seguros e reafirma que a instituição não tem qualquer exposição à Associação Mutualista. No programa da SIC Notícias Negócios da Semana, José Félix Morgado assumiu que é preciso separar ainda mais as duas instituições.

  • Inaugurado Ikea de Loulé
    3:51

    Economia

    Centenas de pessoas aguardavam à porta do Ikea de Loulé para a inauguração da nova loja no Algarve, uma semana depois do acidente que matou uma trabalhadora. A cerimónia decorreu de forma sóbria, ainda que com alguma pompa e circunstância.

  • Descoberta nova espécie de tiranossauro

    Mundo

    Uma nova espécie de dinossauros predadores, um tiranossauro com uma forma incomum de evolução, foi descoberta por uma equipa internacional de cientistas, segundo um artigo científico hoje publicado pela revista Nature.