sicnot

Perfil

Mundo

Engenho explosivo encontrado e desativado pela polícia em Bruxelas

Virginia Mayo

As autoridades belgas encontraram e desativaram esta sexta-feira um "engenho potencialmente explosivo" perto de um centro comunitário turco na zona central de Bruxelas, informou o gabinete do procurador-geral belga.

"Um pacote suspeito foi encontrado em frente da Federação Turca da Bélgica", disse Denis Goeman, porta-voz do gabinete do procurador.

A mesma fonte esclareceu que a brigada de minas e armadilhas foi chamada ao local e a situação já não representa qualquer risco para a população.

"Tudo o que posso dizer é que o engenho era potencialmente explosivo", disse Goeman, acrescentando que a investigação ainda está a decorrer.

O centro comunitário turco situa-se no bairro de Schaerbeek, que alberga muitos imigrantes turcos.

A imprensa belga noticiou que a polícia encontrou um contentor de gás e um mecanismo detonador dentro de um saco de plástico.

As tensões políticas sobre a Turquia são frequentes em países com forte população imigrante turca, casos da Bélgica e da Alemanha.

Em novembro registaram-se confrontos violentos numa marcha pró-curdos em Bruxelas, quando um grupo de militantes turcos tentou interferir com o protesto.

Lusa

  • O fim do julgamento do caso BPN, seis anos depois
    2:26

    País

    O antigo presidente do BPN José Oliveira Costa tentou adiar o fim do julgamento principal do caso com um recurso para o Tribunal Constitucional. Apesar disso, a leitura do acórdão continua marcada para esta quarta-feira, quase seis anos e meio depois de os 15 arguidos se terem sentado pela primeira vez no banco dos réus.

  • José Oliveira Costa, o rosto do buraco financeiro do BPN
    3:04

    País

    José Oliveira Costa foi o homem forte do BPN durante 10 anos e tornou-se o rosto do gigantesco buraco financeiro. Manteve-se em silêncio durante todo o julgamento, mas falou aos deputados da comissão de inquérito, para negar qualquer envolvimento no escândalo que fez ruir o BPN.

  • Saída do Procedimento por Défice Excessivo marca debate no Parlamento
    1:40
  • Filhos tentam anular casamento de pai de 101 anos

    País

    O casamento de um homem de 101 anos com uma mulher com metade da idade, em Bragança, está a ser contestado judicialmente pelos filhos do idoso, que acusam aquela que era empregada da família de querer ser herdeira.