sicnot

Perfil

Mundo

Engenho explosivo encontrado e desativado pela polícia em Bruxelas

Virginia Mayo

As autoridades belgas encontraram e desativaram esta sexta-feira um "engenho potencialmente explosivo" perto de um centro comunitário turco na zona central de Bruxelas, informou o gabinete do procurador-geral belga.

"Um pacote suspeito foi encontrado em frente da Federação Turca da Bélgica", disse Denis Goeman, porta-voz do gabinete do procurador.

A mesma fonte esclareceu que a brigada de minas e armadilhas foi chamada ao local e a situação já não representa qualquer risco para a população.

"Tudo o que posso dizer é que o engenho era potencialmente explosivo", disse Goeman, acrescentando que a investigação ainda está a decorrer.

O centro comunitário turco situa-se no bairro de Schaerbeek, que alberga muitos imigrantes turcos.

A imprensa belga noticiou que a polícia encontrou um contentor de gás e um mecanismo detonador dentro de um saco de plástico.

As tensões políticas sobre a Turquia são frequentes em países com forte população imigrante turca, casos da Bélgica e da Alemanha.

Em novembro registaram-se confrontos violentos numa marcha pró-curdos em Bruxelas, quando um grupo de militantes turcos tentou interferir com o protesto.

Lusa

  • Atacantes de Barcelona "não estão a caminho da nossa fronteira"
    7:00

    Ataque em Barcelona

    O diretor da Unidade Nacional de Contraterrorismo da Polícia Judiciária esteve esta sexta-feira no Jornal da Noite para falar sobre o duplo atentado em Espanha. Luís Neves diz que o nível de ameaça em Portugal, perante os ataques, não foi alterado porque "não se detectou que tenha existido informação que possa colocar o nosso território em perigo".