sicnot

Perfil

Mundo

Forças iraquianas e americanas intensificam ataques aéreos em Mossul

© Ammar Awad / Reuters

As forças iraquianas, apoiadas pelos Estados Unidos, intensificaram os ataques aéreos no leste de Mossul no âmbito de uma operação para recuperar esta cidade iraquiana, sob controlo do grupo extremista Daesh.

Após duas semanas de tréguas, as operações foram retomadas em força, constatou a agência de notícias Associated Press, no local.

Forças especiais de elite entraram nos bairros de Karama e Quds, enquanto tropas do exército e polícias federais avançaram nos vizinhos bairros de Intisar, Salam e Sumor.

Segundo relata a AP, o fumo causado pelas explosões é visível e as trocas de tiros audíveis por toda a cidade, sob controlo do Daesh desde o verão de 2014.

A resistência oferecida pelos militantes do Daesh, o entrincheiramento de civis em casa e o mau tempo têm retardado os avanços daquela que é a maior ofensiva militar no Iraque desde a invasão das tropas americanas, em 2003.

A operação, que dura há mais de dois meses, pretende recuperar a segunda maior cidade iraquiana, com um milhão de pessoas, e último bastião urbano do Daesh no Iraque.

Segundo as Nações unidas, cerca de 120 mil pessoas deixaram Mossul desde o início da operação levada a cabo pelas forças iraquianas e americanas, a 17 de outubro.

Com Lusa

  • Ataques do Daesh em Mossul causam 14 mortos

    Daesh

    O grupo extremista autoproclamado Estado Islâmico (EI) causou este sábado pelo menos 14 mortos, entre civis e forças militares iraquianas, em dois ataques lançados na cidade de Mossul, no norte do Iraque.

  • Vídeo da Unicef chama a atenção para o pesadelo que uma em cada quatro crianças está a viver
    1:34

    Mundo

    O vídeo tornou-se viral, nas redes sociais, e ilustra o pesadelo em que vivem 500 milhões de crianças.São crianças de Alepo (Síria), Mossul (Iraque), Iémen, Sudão do Sul, Nigéria (nordeste), Haiti. A maioria (393 milhões) é da Africa Subsariana. Todos os dias enfrentam os horrores da guerra, de conflitos e catástrofes. "Uma em cada quatro crianças estão a viver um pesadelo" é o nome da campanha.

  • Camião chocou contra viaduto e deslocou pilar
    2:00
  • Túmulo de Jesus Cristo restaurado

    Mundo

    Após 10 meses de obras de restauro, o túmulo onde Jesus Cristo terá sido sepultado foi esta quarta-feira revelado numa cerimónia na igreja do Santo Sepulcro, em Jerusalém.

  • Romeu e Julieta nasceram no mesmo dia e no mesmo hospital

    Mundo

    Na Carolina do Sul, nos EUA, dois bebés tinham o parto marcado para 26 de março mas decidiram nascer mais cedo: exatamente no mesmo dia, apenas com uma diferença de 18 horas. Os pais não se conheciam e, curiosamente, deram o nome aos recém nascidos de Romeo e Juliet (em português, Romeu e Julieta).

  • Descoberta nova espécie de rã no Equador

    Mundo

    Uma nova espécie de rã juntou-se às 570 já catalogadas na floresta tropical do Equador, numa expedição que visava estudar outra espécie mas acabou por descobrir uma variante desconhecida até agora.

  • Cansado de esperar horas a fio no trânsito? Passe por cima
    1:06

    Pequenas grandes histórias

    Hum Rider é um carro com um botão mágico. Passa por cima dos veículos parados graças a um sistema hidráulico que faz elevar o carro 2,75 metros. Tem quase 4.000 kg e quatro câmaras ajudam a fazer a manobra. Este Jeep Grand Cherokee, não passa, nem vai passar, de um protótipo. É uma transformação da marca Verizon que serviu para promover uma inovação tecnológica que vai ajudar a fazer diagnósticos de problemas em carros.