sicnot

Perfil

Mundo

Presidente da Colômbia apela à construção da paz após fim das FARC

© Jaime Saldarriaga / Reuters

O Presidente colombiano disse no sábado que "a Colômbia foi o país do ano" em 2016 e que o "principal desafio" de 2017 é a construção da paz e a reconciliação, após o fim da guerrilha das FARC.

"Não assinámos só o acordo de paz [com as FARC] e começámos a aplicá-lo, os seus benefícios já começaram a sentir-se", afirmou, numa mensagem de ano novo, destacando que o cessar-fogo definitivo salvou dezenas de vidas desde que foi declarado, em agosto.

Juan Manuel Santos, que recebeu em 2016 o prémio Nobel da Paz pelo acordo assinado com as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (FARC), acrescentou que a indeminização de vítimas do conflito, que durou mais de 50 anos, já começou e que a restituição de terras permitiu o regresso de milhares de famílias às suas casas.

Também a segurança melhorou e a taxa de homicídios em 2016 foi a mais baixa em 40 anos na Colômbia, disse ainda, destacando, por outro lado, melhorias na educação, saúde, infraestruturas, investimento estrangeiro e luta contra a corrupção.

"A Colômbia é o país do ano", afirmou, convidando os colombianos a continuarem a construir o paz em 2017.

"É verdade que ainda falta muito, muitíssimo caminho por percorrer. Sou o primeiro a reconhecê-lo. Os desafios continuam a ser imensos", disse Juan Manuel Santos, para quem "O principal desafio" dos colombianos em 2017 é, "sem dúvida alguma, o da reconciliação e a construção da paz".

O Presidente da Colômbia apelou aos colombianos "para deixaram para trás os ódios, os rancores, os medos do passado" e acrescentou estar otimista e ter fé no futuro.

Lusa

  • Cinco mil trabalhadores da PT manifestaram-se em Lisboa
    3:55

    Economia

    Perto de cinco mil trabalhadores da PT manifestaram-se esta sexta-feira, em Lisboa. Os números são avançados pelos sindicatos. Os trabalhadores contestam a transferência de funcionários para empresas parceiras da Altice e outras empresas do grupo, sem as mesmas garantias e direitos. A Altice garante que as transferências são legais mas alguns funcionários já levaram o caso a tribunal.

  • Uma viagem aérea pela Lagoa Negra
    1:02
  • Videovigilância regista impacto de sismo na Grécia

    Mundo

    Um sismo de magnitude 6.7 atingiu na quinta-feira o mar Egeu e causou pelo menos dois mortos e mais de 200 feridos. O momento e o impacto causado pelo abalo foram registados através de uma câmara de videovigilância de um café, na ilha grega de Kos, um dos locais mais afetados.

  • A sátira a Sean Spicer no Saturday Night Live
    1:36

    Mundo

    O estilo de Sean Spicer foi controverso desde o início. A relação conflituosa do ex-assessor da Casa Branca com os jornalistas foi muitas vezes satirizada na comunicação social. Um exemplo é um momento do Saturday Night Live, protagonizado pela atriz Meliissa McCarthy.

  • Músico indiano toca guitarra durante cirurgia ao cérebro

    Mundo

    Abhishek Prasad foi submetido a uma cirurgia ao cérebro esta quinta-feira, num hospital na cidade indiana de Bangalore, após anos e anos a sofrer de dolorosos espasmos nas mãos. O insólito do caso foi que o músico indiano teve de tocar guitarra para ajudar os médicos durante a intervenção cirúrgica.