sicnot

Perfil

Mundo

Detida mulher ligada a caso de corrupção que envolve presidente sul-coreana

© Kim Hong-Ji / Reuters

Uma mulher relacionada com o caso de corrupção que levou à destituição da Presidente da Coreia do Sul foi detida na Dinamarca, informou hoje a Ministério Público sul-coreano.

Uma mulher relacionada com o caso de corrupção que levou à destituição da Presidente da Coreia do Sul foi detida na Dinamarca, informou hoje a Ministério Público sul-coreano.

Trata-se da filha de Choi Soon-sil, a amiga da Presidente Park Geun-hye que está no centro do caso de alegada corrupção que as autoridades estão a investigar.

As autoridades sul-coreanas tinham pedido à Interpol (Organização Internacional de Polícia Criminal) para procurar Chung Yoo-ra, que foi detida na Dinamarca.

O Ministério Público acusou a Presidente Park Park Geun-hye de conluio com Choi Soon-sil para extorquir dinheiro e favores de algumas das maiores empresas do país, e de permitir que a amiga manipulasse assuntos de Estado.

A agência de notícias sul-coreana disse que Chung alegadamente tirou partido da relação da mãe com Park para obter favores de uma universidade em Seul.

A 31 de dezembro, o ex-ministro da Saúde da Coreia do Sul Moon Hyung-Pyo ficou em prisão preventiva no âmbito do mesmo caso.

Moon Hyung-Pyo reconheceu que quando era ministro (entre dezembro de 2013 e agosto de 2015) pressionou o serviço nacional de pensões para apoiar uma fusão entre duas filiais da Samsung, apesar de a participação do fundo em uma das empresas ter perdido centenas de milhões de dólares em valor.

O ex-ministro estava atualmente à frente do serviço nacional de pensões da Coreia do Sul.

O parlamento, controlado pela oposição, aprovou a destituição da Presidente a 09 de dezembro, decisão que terá de ser ratificada, num prazo de seis meses, pelo Tribunal Constitucional.

Os seus poderes presidenciais estão suspensos, com o primeiro-ministro a liderar o Governo.

Lusa

  • Surto de hepatite A em Portugal
    2:45
  • A rã que brilha no escuro
    2:08
  • Indonésio encontrado dentro de cobra pitão

    Mundo

    Akbar Salubiro, de 25 anos, esteve perto de 24 horas desaparecido na remota ilha indonésia de Sulawesi. Acabou por ser encontrado um dia depois, no jardim da própria casa, dentro de uma pitão de 7 metros.

  • Relação de Portugal com Angola é "insubstituível"
    1:00

    País

    Paulo Portas considera que a relação de Portugal com Angola é insubstituível. Numa entrevista ao Jornal de Negócios, o ex vice-primeiro-ministro defende que o país deve ser profissional no relacionamento político com Luanda.

  • Abertura da lagoa de Santo André atrai surfistas e bodyboarders
    4:15
  • Tecnologia permite a tetraplégico mexer mão e braço

    Mundo

    Um homem que ficou tetraplégico num acidente voltou a mover-se com a ajuda da tecnologia e apenas usando o pensamento, num projeto de investigadores dos Estados Unidos divulgado esta terça-feira na revista especializada em medicina The Lancet.