sicnot

Perfil

Mundo

Detido capitão de ferry que se incendiou na Indonésia

ADI WEDA

A polícia da Indonésia anunciou hoje a detenção do capitão do ferry a bordo do qual um incêndio causou 23 mortos no domingo perto de Jacarta.

O Zahro Express tinha acabado de deixar a costa perto de Jacarta com 250 pessoas a bordo para celebrar o novo ano na ilha de Tidung, destino turístico a cerca de 50 quilómetros, quando o motor teve problemas e explodiu, provocando o incêndio, segundo a agência francesa AFP.

Alguns passageiros em pânico atiraram-se à água, enquanto outros lutavam por coletes salva-vidas.

A maior parte das pessoas foi socorrida, mas 23 morreram e cerca de outras 50 ficaram feridas, segundo a agência oficial de gestão de catástrofes.

Alguns media locais afirmaram que o capitão foi um dos primeiros a atirar-se ao mar, antes de ser socorrido juntamente com outros passageiros.

Argo Yuwono, porta-voz da polícia de Jacarta, anunciou hoje a detenção no domingo, do capitão, suspeito de negligência.

Os acidentes com ferries são muito comuns na Indonésia, o maior arquipélago do mundo, onde a regulação dos barcos de serviço é muitas vezes negligenciada.

Lusa

  • "O que é isto, mamã?"
    36:23
  • O ensino à distância em Portugal
    4:12

    País

    Em Portugal, o ensino básico e secundário à distância já conta com 300 alunos e com a preciosa ajuda das novas tecnologias. É através do computador que a escola viaja e acompanha os alunos, alguns com doenças que não os permitem ir às aulas, outros que são atletas de alta competição e que têm a maior parte do tempo ocupado por treinos ou ainda os que fazem parte de famílias itenerantes, como é o caso dos que vivem no circo e andam de terra em terra.

  • Aprender a jogar badminton ao ritmo do samba
    2:54

    Mundo

    No Brasil, a correspondente da SIC foi conhecer um projeto social no Rio de Janeiro que mistura samba e desporto. Um desporto que ainda é pouco praticado mas que tem sido fundamental para transformar a vida de jovens das favelas e para descobrir novos talentos do badminton brasileiro.

    Correspondente SIC