sicnot

Perfil

Mundo

Detidas 70 pessoas no Irão por "espionagem"

© Caren Firouz / Reuters

Estão presas 70 pessoas por "espionagem" em Teerão, afirmou o procurador-geral da cidade, segundo a Mizanonline, a agência de notícias dependente da autoridade judiciária iraniana.

"Os 70 condenados por espionagem que cumprem as suas penas nas prisões de Teerão (...) transmitiram aos inimigos informações do país em diferentes domínios, nomeadamente nuclear, político, social e cultural", disse na terça-feira à noite o procurador-geral, Abbas Jafari Dolatabadi.

O procurador não precisou a identidade dos condenados nem a duração das penas, além de também não ter divulgado o nome dos países "inimigos" aos quais alegadamente foram fornecidas as informações.

Esta é a primeira vez que a autoridade judiciária iraniana revelou um número tão elevado de pessoas condenadas por espionagem.

A 18 de outubro, o procurador-geral de Teerão tinha afirmado que seis pessoas tinham sido condenadas a dez anos de prisão por "espionagem" em benefício dos Estados Unidos.

  • "Desisto com muita dificuldade, só abandono a liderança se houver rebelião"
    2:39
  • Voaram tochas, engenhos pirotécnicos, garrafas na "batalha campal" de Bilbau
    1:39
  • Arqueólogos anunciam descoberta de selo com assinatura do profeta Isaías

    Mundo

    Arqueólogos israelitas afirmam ter descoberto a marca de um selo num pedaço de argila que exibe o que consideram ser a assinatura do profeta bíblico Isaías, a quem se atribui a autoria de um livro do Antigo Testamento e de vários excertos do Novo Testamento. O achado arqueológico agora divulgado poderá ser a primeira prova da existência do profeta Isaías até agora encontrada. A descoberta aconteceu em Jerusalém, próximo do local onde foi encontrada um outro selo com a impressão da assinatura do rei Ezequias de Judá.

  • Substituiria o seu café por bolotas?

    País

    Investigadores da Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto (FFUP) desenvolveram um produto à base de bolotas para substituir o café, de forma a evitar os efeitos negativos que esta bebida pode ter nos consumidores.

  • Não dá mais, Brasil!
    18:00