Governo brasileiro revê número de mortos em prisão de Roraima para 31

© Ueslei Marcelino / Reuters
06.01.2017 22h20
O Governo brasileiro informou que o número de mortos num motim que aconteceu na Penitenciária Agrícola de Monte Cristo (Pamc), no estado de Roraima, foi revisto e baixou de 33 para 31 vítimas.
No início da manhã, a Secretaria de Segurança Pública de Roraima divulgou uma nota informando que 33 presos tinham sido encontrados mortos, mas no final da tarde baixou para 31 o número de vítimas. Deste total, 20 corpos já foram reconhecidos.
Em menos de uma semana 93 mortes foram registadas dentro dos estabelecimentos prisionais da região norte e nordeste do Brasil.
Destes, 60 presos foram assassinados em duas cadeias do Amazonas, 31 em Roraima e outros 2 no Estado nordestino da Paraíba.
Os motins e chacinas evidenciam a crise do sistema penitenciário da nação sul-americana, cujas prisões estão sobrelotadas com milhares de pessoas a viverem em condições sub-humanas.
No motim mais violento, que aconteceu no Complexo Penitenciário Anísio Jobin (Impaj) na última segunda-feira, em Manaus, capital do Amazonas, 56 presos foram mortos de uma só vez, sendo que pelo menos 30 deles decapitados por outros prisioneiros.
Lusa
Relacionados
-
Presidente do Brasil lamenta novo massacre em prisão de Roraima
O Presidente do Brasil, Michel Temer, lamentou o novo massacre ocorrido numa penitenciária do país esta sexta-feira, no estado de Roraima, que terminou com 31 presos mortos.
-
Ministro rejeita hipótese de motim prisional que provocou 33 mortos ter sido retaliação
O ministro da Justiça do Brasil, Alexandre Moraes, rejeitou hoje que o motim na Penitenciária Agrícola de Monte Cristo, no estado de Roraima, que provocou 33 mortos, tenha sido uma retaliação na guerra entre os principais grupos criminosos brasileiros.
-
Pelo menos 33 mortos em novo motim numa prisão brasileira
Trinta e três presos morreram na madrugada de hoje durante um motim na Penitenciária Agrícola de Monte Cristo, no estado brasileiro de Roraima, anunciou a Secretaria de Justiça e Cidadania de Roraima.
Na Homepage
- 0:54
- 0:32
"Há partidos que no discurso dizem uma coisa mas com o voto fazem outra"
26.04.2018 às 19h42
-
- 0:57
-
Português assassinou mulher e filho na Suíça por não aceitar separação
A não aceitação da separação está na origem do crime perpetrado por um cidadão português que assassinou a mulher e o filho na quarta-feira, em Payerne, centro-oeste da Suíça, revelou a edição eletrónica da Gazeta Lusófona.
26.04.2018 às 20h24
- 0:20
- 1:27
-
"Se não conseguir subir, pelo menos rasteje"
Depois de quatro horas e mais de 2700 degraus, Mandy Horvath chegou ao cimo do monte de Manitou, no Colorado, Estados Unidos. Uma história de persistência e superação.
26.04.2018 às 21h21
-
Vírus Zika mata tumores cerebrais humanos em experiência com ratos
Cientistas verificaram num ensaio pré-clínico com ratos que o vírus Zika elimina tumores cerebrais comuns em crianças com menos de cinco anos, foi esta quinta-feira divulgado.
26.04.2018 às 20h35
- 3:03
- 1:30