sicnot

Perfil

Mundo

Governo brasileiro revê número de mortos em prisão de Roraima para 31

© Ueslei Marcelino / Reuters

O Governo brasileiro informou que o número de mortos num motim que aconteceu na Penitenciária Agrícola de Monte Cristo (Pamc), no estado de Roraima, foi revisto e baixou de 33 para 31 vítimas.

No início da manhã, a Secretaria de Segurança Pública de Roraima divulgou uma nota informando que 33 presos tinham sido encontrados mortos, mas no final da tarde baixou para 31 o número de vítimas. Deste total, 20 corpos já foram reconhecidos.

Em menos de uma semana 93 mortes foram registadas dentro dos estabelecimentos prisionais da região norte e nordeste do Brasil.

Destes, 60 presos foram assassinados em duas cadeias do Amazonas, 31 em Roraima e outros 2 no Estado nordestino da Paraíba.

Os motins e chacinas evidenciam a crise do sistema penitenciário da nação sul-americana, cujas prisões estão sobrelotadas com milhares de pessoas a viverem em condições sub-humanas.

No motim mais violento, que aconteceu no Complexo Penitenciário Anísio Jobin (Impaj) na última segunda-feira, em Manaus, capital do Amazonas, 56 presos foram mortos de uma só vez, sendo que pelo menos 30 deles decapitados por outros prisioneiros.

Lusa

  • Tudo isto circula na internet. Nada disto é verdade
    3:12
  • Peso dos salários na economia diminuiu
    2:34

    Economia

    Portugal é dos países onde o peso dos salários na economia mais diminuiu. Ou seja, os salários portugueses foram dos mais encolheram com a crise. A conclusão é da Organização Internacional do Trabalho que sublinha as implicações negativas ao nível social e económico.

  • Presidente do Montepio tranquiliza clientes do banco
    1:58

    Economia

    O presidente do Montepio garante que os clientes do banco podem estar seguros e reafirma que a instituição não tem qualquer exposição à Associação Mutualista. No programa da SIC Notícias Negócios da Semana, José Félix Morgado assumiu que é preciso separar ainda mais as duas instituições.

  • Inaugurado Ikea de Loulé
    3:51

    Economia

    Centenas de pessoas aguardavam à porta do Ikea de Loulé para a inauguração da nova loja no Algarve, uma semana depois do acidente que matou uma trabalhadora. A cerimónia decorreu de forma sóbria, ainda que com alguma pompa e circunstância.

  • Descoberta nova espécie de tiranossauro

    Mundo

    Uma nova espécie de dinossauros predadores, um tiranossauro com uma forma incomum de evolução, foi descoberta por uma equipa internacional de cientistas, segundo um artigo científico hoje publicado pela revista Nature.