sicnot

Perfil

Mundo

Presidente do Brasil lamenta novo massacre em prisão de Roraima

© Ueslei Marcelino / Reuters

O Presidente do Brasil, Michel Temer, lamentou o novo massacre ocorrido numa penitenciária do país esta sexta-feira, no estado de Roraima, que terminou com 31 presos mortos.

"Michel Temer lamentou o episódio e solidarizou-se com o povo do Estado [de Roraima]', informou um comunicado público divulgado pelo Palácio do Planalto.

O Governo brasileiro também disse que "colocou todos os meios federais à disposição para auxiliar em ações de segurança pública, após a morte de mais de 30 presos na Penitenciária Agrícola de Monte Cristo".

Em menos de uma semana 93 mortes foram registadas dentro dos presídios da região norte e nordeste do Brasil.

Destes, 60 presos foram assassinados em duas cadeias do Amazonas, 31 em Roraima e outros 2 no estado nordestino da Paraíba.

O Governo federal lançou na última quinta-feira um plano de segurança nacional que prevê a construção de novas cadeias, mas não há expetativa de que a iniciativa irá conter no curto prazo a superlotação nem a guerra entre membros de facções criminosas que controlam o tráfico de drogas e as prisões do Brasil.

Lusa

  • Advogados de Sócrates queixam-se de bullying processual e mediático
    2:13

    Operação Marquês

    Os advogados de José Sócrates queixam-se de bullying processual e mediático e garantem que o antigo primeiro-ministro nunca favoreceu Ricardo Salgado ou o Grupo Espirito Santo. Segundo o Expresso, o presidente da Escom, Helder Bataglia, terá admitido que Ricardo Salgado utilizou uma conta bancária do empresário, na Suíça, para passar 12 milhões de euros a Carlos Santos Silva, alegadamente para o amigo José Sócrates.

  • Marcelo diz que é hora de valorizar o poder local
    0:40

    País

    O Presidente da República diz que este é o momento para valorizar o poder local. Sobre a descida da Taxa Social Única, Marcelo Rebelo de Sousa recusou comentar e negou que haja crispação politica entre Governo e oposição.

  • Marine Le Pen diz que Brexit terá efeito dominó na UE
    0:39

    Brexit

    Marine Le Pen diz que o Brexit vai ter um efeito dominó na União Europeia. Durante um congresso da extrema-direita, a líder da Frente Nacional francesa afirmou que a Europa vai despertar este ano em que estão marcadas eleições em vários países, como a Alemanha e a Holanda.