sicnot

Perfil

Mundo

Forças iraquianas a lutar em Mossul chegam ao rio Tigre pela margem leste

As forças de elite do exército iraquiano que estão a combater o Daesh na zona leste de Mossul chegaram hoje pela primeira vez ao rio Tigre, que divide em dois a terceira cidade iraquiana, anunciou um porta-voz.

Elementos do Serviço de Contra-Terrorismo (SCT, unidade do exército iraquiano treinada e equipada pelos Estados Unidos) "chegaram ao rio Tigre pelo lado oriental (Leste) da quarta ponte", disse à AFP Sabah al-Noman, numa referência à ponte mais a sul de Mossul.

A informação foi confirmada também pelo tenente-general iraquiano Abdulamir Yarallah.

As forças iraquianas chegaram à margem do rio depois de tomar os bairros de Al Mazarea e Al Atebaa, nos quais entraram sábado.

As forças iraquianas lançaram uma operação de larga escala para retomar o controlo de Mossul a 17 de outubro, tendo capturado desde então uma série de localidades a leste da cidade.

No entanto, a zona Oeste da cidade - que é mais pequena, mas está mais densamente povoada - ainda está, por completo, sob o controlo dos jihadistas.

O Estado Islâmico tomou uma grande percentagem de território a norte e a Leste de Bagdad em 2014, mas desde então as forças iraquianas reconquistaram grande parte dessas áreas perdidas para os jihadistas.

Mossul é agora a última grande cidade iraquiana sobre a qual o EI detém uma parcela importante de território.

Paralelamente, as forças iraquianas lançaram uma operação para reconquistar as cidades controladas pelo EI perto da fronteira síria (a Oeste de Mossul, passando por Tal Affar).

Lusa

  • As confissões de Sérgio Conceição: do futuro no FC Porto à zanga com Rui Vitória 
    43:14
  • Marcelo descobre que vê mal "ao longe à esquerda"
    2:05

    País

    Marcelo Rebelo de Sousa recebeu uma declaração dos médicos contra a despenalização da eutanásia. A audiência ao atual bastonário e cinco antecessores acontece a uma semana do tema ir a debate no Parlamento, e no dia em que o Presidente da República foi a estrela do Dia da Segurança Infantil. Marcelo aproveitou para fazer um rastreio à visão e concluiu que tem que estar "atento", à esquerda, ao longe".

  • PS "vai ficar em banho-maria durante anos" por causa de Sócrates
    0:59

    País

    Miguel Sousa Tavares considera que o PS vai ficar em "banho-maria" durante anos por causa de José Sócrates. Em entrevista na SIC Notícias, o comentador criticou os dirigentes socialistas pela forma como se tentaram demarcar do ex-primeiro-ministro e disse que António Costa devia ter tomado uma atitude mais concreta.

  • Sabia que pode emprestar dinheiro a empresas e ganhar 7% em juros por ano?
    8:05
  • É desta que provam a existência do monstro de Loch Ness?

    Mundo

    Para muitos, o monstro de Loch Ness não passa de uma lenda. A verdade é que a existência ou não desta criatura mística continua a suscitar debates entre aqueles que acreditam e os cépticos. Uma equipa internacional de investigadores quer responder finalmente à questão através da recolha de ADN ambiental do Loch Ness, na Escócia.

    SIC