sicnot

Perfil

Mundo

Forças iraquianas a lutar em Mossul chegam ao rio Tigre pela margem leste

As forças de elite do exército iraquiano que estão a combater o Daesh na zona leste de Mossul chegaram hoje pela primeira vez ao rio Tigre, que divide em dois a terceira cidade iraquiana, anunciou um porta-voz.

Elementos do Serviço de Contra-Terrorismo (SCT, unidade do exército iraquiano treinada e equipada pelos Estados Unidos) "chegaram ao rio Tigre pelo lado oriental (Leste) da quarta ponte", disse à AFP Sabah al-Noman, numa referência à ponte mais a sul de Mossul.

A informação foi confirmada também pelo tenente-general iraquiano Abdulamir Yarallah.

As forças iraquianas chegaram à margem do rio depois de tomar os bairros de Al Mazarea e Al Atebaa, nos quais entraram sábado.

As forças iraquianas lançaram uma operação de larga escala para retomar o controlo de Mossul a 17 de outubro, tendo capturado desde então uma série de localidades a leste da cidade.

No entanto, a zona Oeste da cidade - que é mais pequena, mas está mais densamente povoada - ainda está, por completo, sob o controlo dos jihadistas.

O Estado Islâmico tomou uma grande percentagem de território a norte e a Leste de Bagdad em 2014, mas desde então as forças iraquianas reconquistaram grande parte dessas áreas perdidas para os jihadistas.

Mossul é agora a última grande cidade iraquiana sobre a qual o EI detém uma parcela importante de território.

Paralelamente, as forças iraquianas lançaram uma operação para reconquistar as cidades controladas pelo EI perto da fronteira síria (a Oeste de Mossul, passando por Tal Affar).

Lusa

  • Passos Coelho pede desculpa aos portugueses
    3:35
  • População afetada pelo fogo tenta repor o que as chamas destruíram
    1:54
  • "Juntos por Todos" hoje no palco em Lisboa
  • Autarca garante que não houve "touros de fogo"

    País

    O presidente da Câmara de Benavente disse esta segunda-feira à Lusa que a atividade "touros de fogo" foi retirada do programa da Festa da Amizade depois de recebido um parecer desfavorável da Direção-Geral de Veterinária.

  • Esforço dos contribuintes para salvar bancos deve ser minimizado, diz Draghi
    1:49