sicnot

Perfil

Mundo

Vice-primeiro-ministro da Irlanda do Norte demite-se e ameaça fazer cair Governo

© Clodagh Kilcoyne / Reuters

O vice-primeiro-ministro da Irlanda do Norte, Martin McGuinness, personalidade do Sinn Fein e antigo chefe do IRA (Exército Republicano Irlandês), anunciou esta segunda-feira a sua demissão, ameaçando fazer ruir a coligação atualmente no poder naquela província britânica.

Esta demissão, que o Sinn Fein considera resultar da má gestão do seu parceiro de coligação DUP (unionista) de um dossiê sobre as energias renováveis, pode levar a novas eleições na Irlanda do Norte.

"É com profundo pesar e com algumas reservas que entreguei a minha demissão à primeira-ministra. Terá efeitos a partir das 17:00", a explicou McGuinness.

O Sinn Fein exige desde há algumas semanas a demissão da primeira-ministra da Irlanda do Norte, Arlene Foster, líder do DUP, para abrir caminho a uma investigação judicial sobre acusações de má gestão de dinheiros públicos relacionadas com subsídios dados a programas de energias renováveis.

Na segunda-feira Arlene Foster voltou a rejeitar a possibilidade de uma investigação sobre a matéria.

"Tomo as minhas decisões em função do eleitorado e não, certamente, do Sinn Fein", declarou Foster.

No seu comunicado, McGuinness respondeu que "o Sinn Fein não vai tolerar a arrogância de Arlene Foster e do DUP", acrescentando que a posição da primeira-ministra "não é sustentável".

Para que o atual governo possa manter-se em funções, o Sinn Fein terá de nomear um substituto para McGuinness. Mas o partido já anunciou que não o fará.

Um porta-voz do governo britânico, em Londres, já declarou que o Executivo do Reino Unido "encoraja todos os partidos a continuar o diálogo".

Lusa

  • Cinco mil trabalhadores da PT manifestaram-se em Lisboa
    3:55

    Economia

    Perto de cinco mil trabalhadores da PT manifestaram-se esta sexta-feira, em Lisboa. Os números são avançados pelos sindicatos. Os trabalhadores contestam a transferência de funcionários para empresas parceiras da Altice e outras empresas do grupo, sem as mesmas garantias e direitos. A Altice garante que as transferências são legais mas alguns funcionários já levaram o caso a tribunal.

  • Uma viagem aérea pela Lagoa Negra
    1:02
  • Videovigilância regista impacto de sismo na Grécia

    Mundo

    Um sismo de magnitude 6.7 atingiu na quinta-feira o mar Egeu e causou pelo menos dois mortos e mais de 200 feridos. O momento e o impacto causado pelo abalo foram registados através de uma câmara de videovigilância de um café, na ilha grega de Kos, um dos locais mais afetados.

  • Músico indiano toca guitarra durante cirurgia ao cérebro

    Mundo

    Abhishek Prasad foi submetido a uma cirurgia ao cérebro esta quinta-feira, num hospital na cidade indiana de Bangalore, após anos e anos a sofrer de dolorosos espasmos nas mãos. O insólito do caso foi que o músico indiano teve de tocar guitarra para ajudar os médicos durante a intervenção cirúrgica.