sicnot

Perfil

Mundo

Discurso de despedida de Obama acontece hoje em Chicago

Mindaugas Kulbis

O ainda Presidente norte-americano, Barack Obama, vai fazer esta terça-feira o seu discurso de despedida em Chicago, a sua cidade de sempre onde celebrou há oito anos, com uma multidão em delírio, a eleição para a Casa Branca.

Será uma das últimas oportunidades de Obama para defender publicamente o seu legado político, antes da cerimónia de tomada de posse do Presidente eleito, Donald Trump, agendada para 20 de janeiro em Washington.

"Na terça-feira dia 10 de janeiro, vou a casa a Chicago para despedir-me e expressar a minha gratidão", referiu Obama quando anunciou, a 2 de janeiro, a realização do discurso.

Na mesma altura, o ainda chefe de Estado norte-americano recordou que a tradição do discurso de despedida remonta ao primeiro Presidente dos Estados Unidos, George Washington.

Também adiantou que o momento irá servir para rever os últimos oito anos de governação, mas também para olhar para o futuro.

Segundo Obama, o primeiro Presidente afro-americano na história dos Estados Unidos, o discurso será "uma oportunidade para agradecer" ao povo americano por uma "extraordinária aventura".

"Para celebrar a forma como mudaram este país para melhor ao longo dos últimos oito anos e partilhar alguns pensamentos sobre o nosso futuro", reforçou na mesma altura.

Obama (democrata), de 55 anos, irá passar o testemunho presidencial a 20 de janeiro ao magnata do imobiliário e vencedor das eleições do passado dia 08 de novembro Donald Trump (republicano), de 70 anos.

Dias antes do anúncio do discurso de despedida, Obama expressou a sua gratidão para com o povo americano numa mensagem na rede social Twitter: "Foi o privilégio da minha vida ser vosso Presidente. Estarei convosco como cidadão".

O discurso de despedida de Obama será feito no centro de conferências McCormick Place, o mesmo local onde falou após a sua reeleição em 2012.

Obama foi senador pelo Estado do Illinois (Chicago é a maior cidade daquele estado) entre janeiro de 2005 e novembro de 2008.

Lusa

  • William e Kate apresentam o filho ao mundo
    1:42
  • Marcelo defende debate alargado sobre saúde
    0:57

    País

    O Presidente da República defende que um debate profundo sobre o futuro da saúde deve envolver todos os intervenientes políticos. Para Marcelo Rebelo de Sousa quanto mais partidos estiverem envolvidos na discussão, melhor.

  • Governo apresenta medidas que privilegiam arrendamento e reabilitação
    1:16

    País

    O Governo apresentou esta tarde um novo pacote de medidas para a habitação. Trata-se de uma visão que privilegia o arrendamento e a reabilitação como formas de garantir o acesso a todas as famílias a uma habitação adequada. O primeiro-ministro diz que é preciso segurança nos contratos de arrendamento e avança por isso como uma proposta de benefícios.

  • Salah Abdeslam e cúmplice condenados a 20 anos por tentativa de assassínio de cariz terrorista
    1:11

    Mundo

    O único suspeito vivo dos ataques de Paris em 2015 foi esta segunda-feira condenado a 20 anos de prisão por um tribunal belga, num processo paralelo, que remete para o momento em que foi detido em Bruxelas, em março de 2016. Salah Abdeslam e um cúmplice foram considerados culpados de tentativa de assassínio de cariz terrorista pela participação numa troca de tiros com a polícia belga da qual resultaram três agentes feridos. 

  • Beyoncé e a irmã caem no Coachella e o vídeo torna-se viral

    Cultura

    Beyoncé voltou este fim de semana a subir ao palco do Coachella, depois de ter atuado na primeira semana do festival que decorreu no deserto da Califórnia, nos EUA. A cantora norte-americana voltou a brilhar, mas foi o momento em que caiu no palco com a irmã, Solange, que acabou por se tornar viral.

    SIC