sicnot

Perfil

Mundo

Forças afegãs ainda não conseguem garantir segurança em todo o país

© Mohammad Ismail / Reuters

As forças afegãs ainda não estão em condições de garantir a segurança de todo o país e evitar que ele se torne novamente um refúgio seguro para a Al-Qaida e outros militantes, indica um relatório norte-americano divulgado esta quarta-feira.

O relatório, do inspetor especial da administração norte-americana para o Afeganistão, avalia a situação no país dois anos depois das forças de combate estrangeiras lideradas pela NATO se terem retirado, deixando apenas uma pequena missão de treino e assistência.

Assinala que apesar do facto de mais de metade dos fundos norte-americanos para a reconstrução desde 2002 se destinarem a constituir, equipar e treinar forças afegãs, elas continuam a perder terreno para os talibãs.

"As forças nacionais afegãs de defesa e segurança ainda não conseguiram proteger todo o Afeganistão e perderam território para os rebeldes", refere.

Em agosto, a missão militar norte-americana no Afeganistão, USFOR-A, disse que apenas 63,4% do território do país estava sob controlo do governo, quando em novembro de 2015 indicava que 72% era controlado por Cabul.

O relatório refere sete outras questões preocupantes no Afeganistão, incluindo a corrupção e o tráfico de droga.

Lusa

  • As alterações na carta de condução que ajudam a poupar
    6:16
  • Obama diz que não fica em silêncio se os valores do país forem ameaçados
    2:26
  • CIA desvenda segredos de quase 50 anos de História

    Mundo

    A CIA publicou online quase 12 milhões de documentos confidenciais. Basta uma ligação à Internet para navegar por entre 50 anos de relatórios outrora secretos. Entre os milhões de páginas, estão documentos sobre um eventual assassínio de Fidel Castro, detalhes sobre os crimes de guerra nazis, relatórios sobre avistamentos de OVNI e um estudo sobre telepatia denominado "Projeto Star Gate".

  • Nevão provocou corte de energia no centro dos EUA
    1:37

    Mundo

    Uma tempestade de neve no centro dos Estados Unidos da América provocou cortes no abastecimento de eletricidade, atrasos em voos e dificuldades na circulação rodoviária. Em Espanha, a descida das temperaturas levou à emissão de avisos em 30 províncias de norte a sul do país e deixou 27.700 alunos sem aulas em Valência.

  • Cadela sobrevive após engolir faca de cozinha

    Mundo

    Na Escócia, uma história de sobrevivência, no mínimo, bicuda. Uma cadela engoliu uma faca de cozinha com mais de 20 centímetros, manteve-a dentro de si durante algumas semanas mas sobreviveu, depois de ser operada de urgência..