sicnot

Perfil

Mundo

Lua ter-se-á formado há 4,5 mil milhões de anos

© Christian Hartmann / Reuters

A Lua formou-se há 4,51 mil milhões de anos, segundo uma nova estimativa feita pelos cientistas, com base na análise de rochas e solo lunares recolhidos pela missão espacial Apollo 14, em 1971.

Um estudo, hoje publicado na revista Science Advances, refere que o satélite natural da Terra se formou nos primeiros 60 milhões de anos após o nascimento do Sistema Solar.

Estimativas científicas anteriores davam conta de que a Lua se tinha formado nos primeiros 100 a 200 milhões de anos de vida do Sistema Solar, há quase 4,6 mil milhões de anos.

Na sua análise, os cientistas aplicaram o método de datação por urânio-chumbo a fragmentos do mineral zircónio extraído de amostras de solo lunar recolhidas pela Apollo 14, a terceira missão tripulada que aterrou na Lua, e que foi conduzida pela agência espacial norte-americana NASA.

Os pedaços de zircónio estudados eram minúsculos, do tamanho de um grão de areia.

"O tamanho não interessa, [os fragmentos] registam informação incrível", assinalou, citada pela agência noticiosa AP, a autora principal da investigação, Melanie Barboni, da Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos.

Melanie Barboni realçou que a Lua é a chave para compreender como a Terra se formou.

Lusa

  • Penélope Cruz diz que contos de fadas são muito machistas

    Cultura

    Penélope Cruz revelou recentemente o sentimento de descontentamento com os contos de fadas que, a seu ver, são muito machistas. A atriz de 43 anos confessou que lê as histórias aos filhos, Leonardo de sete anos e Luna de quatro, mas que opta por alterar sempre o final.

    SIC

  • Kurt Cobain homenageado no dia em que faria 51 anos

    Cultura

    No dia em que faria 51 anos, se estivesse vivo, Kurt Cobain foi homenageado pela viúva, Courtney Love, e a filha do casal, Frances Bean. Através de publicações no Instagram, mãe e filha lembraram o fundador, vocalista e guitarrista dos Nirvana, que vai ficar para sempre na história da música.

    SIC

  • Google Maps esconde mansão de Puigdemont na Bélgica

    Mundo

    Depois de fugir de Espanha, Carles Puigdemont refugiou-se na Bélgica para evitar uma possível extradição. O refúgio que encontrou foi uma mansão no município de Waterloo, por 4.400 euros ao mês. Agora, a pedido do ex-presidente do Governo da Catalunha, essa mesma mansão foi "apagada" do Google Maps.

    SIC

  • 50 empresas estão a recrutar na Universidade Católica
    1:46

    Economia

    A Universidade Católica de Lisboa reuniu 50 empresas nacionais e internacionais numa feira de emprego esta terça-feira e amanhã. As empresas procuram novos candidatos para os lugares que têm disponíveis nos departamentos de Economia, Finanças e Gestão.