sicnot

Perfil

Mundo

"San Escobar", o 194º país da ONU, segundo o MNE da Polónia

"Anúncio" do "turismo" de "San Escobar" no Twitter

O ministro dos Negócios Estrangeiro da Polónia tem sido alvo de chacota nas redes sociais. Witold Waszczykowski afirmou ter estado com os representantes de um país que não existe, "San Escobar". Mas a verdade é que existe - numa página do Twitter, criada há menos de 24 horas.

Witold Waszczykowski esteve esta semana em Nova Iorque a fazer lóbi para a nomeação da Polónia para o Conselho de Segurança da ONU em 2018-19. Em declarações aos jornalistas, disse ter conversado com os representantes de quase 20 países, incluindo com alguns países das Caraíbas "pela primeira vez na história da diplomacia. Por exemplo com países como o Belize e San Escobar".

A porta-voz do ministro, Joanna Wajda, veio imediatamente a público dizer que Waszczykowski simplesmente teve um lapsus linguae - em mente, o ministro tinha Saint Kitts and Nevis, um país constituído por duas ilhas e que em espanhol se chama San Cristóbal y Nieves, em português São Cristóvão e Nevis.

Ora, San Escobar não faz realmente parte da lista oficial dos 193 países que constituem a Organização das Nações Unidas. Mas existe num mundo virtual.

A explicação da responsável polaca não impediu a erupção de piadas na Internet, sobretudo no Twitter. Além de criado o hashtag #SanEscobar, há mesmo uma página como se fosse a de um verdadeiro país.

A República Popular Democrática de San Escobar / People's Democratic Republic of San Escobar tem uma bandeira, herói nacional, os tweets são em inglês e espanhol, em que são revelados os vários acordos de cooperação entre San Escobar e a Polónia. E "apoia totalmente a candidatura da Polónia ao Conselho de Segurança da ONU".

  • "O FC Porto não merece ser campeão"
    2:23
    Play-Off

    Play-Off

    DOMINGO 22:00

    O empate do FC Porto com o Feirense foi o principal assunto do Play-Off da SIC Notícias, este domingo. Rodolfo Reis mostrou-se insatisfeito com a atitude dos jogadores do FC Porto.

  • Uma volta a Portugal. De bicicleta mas sem licra

    País

    Um grupo de professores propõe-se a repetir o percurso da 1.ª Volta a Portugal em Bicicleta, 90 anos depois. Não se trata de uma corrida, pelo contrário querem provar que qualquer um o pode fazer e promover o uso da bicicleta como meio de transporte pessoal. “Dar a volta” parte para a estrada esta quarta-feira, de Lisboa a Setúbal, tal como em 26 de abril de 1927.

    Ricardo Rosa

  • Défice recua em 2016 na zona euro e na UE

    Economia

    O défice e a dívida baixaram na zona euro e na União Europeia (UE) em 2016 face a 2015, tendo Portugal registado a terceira maior dívida (130,4%) entre os Estados-membros e um défice de 2%, segundo o Eurostat.