sicnot

Perfil

Mundo

"San Escobar", o 194º país da ONU, segundo o MNE da Polónia

"Anúncio" do "turismo" de "San Escobar" no Twitter

O ministro dos Negócios Estrangeiro da Polónia tem sido alvo de chacota nas redes sociais. Witold Waszczykowski afirmou ter estado com os representantes de um país que não existe, "San Escobar". Mas a verdade é que existe - numa página do Twitter, criada há menos de 24 horas.

Witold Waszczykowski esteve esta semana em Nova Iorque a fazer lóbi para a nomeação da Polónia para o Conselho de Segurança da ONU em 2018-19. Em declarações aos jornalistas, disse ter conversado com os representantes de quase 20 países, incluindo com alguns países das Caraíbas "pela primeira vez na história da diplomacia. Por exemplo com países como o Belize e San Escobar".

A porta-voz do ministro, Joanna Wajda, veio imediatamente a público dizer que Waszczykowski simplesmente teve um lapsus linguae - em mente, o ministro tinha Saint Kitts and Nevis, um país constituído por duas ilhas e que em espanhol se chama San Cristóbal y Nieves, em português São Cristóvão e Nevis.

Ora, San Escobar não faz realmente parte da lista oficial dos 193 países que constituem a Organização das Nações Unidas. Mas existe num mundo virtual.

A explicação da responsável polaca não impediu a erupção de piadas na Internet, sobretudo no Twitter. Além de criado o hashtag #SanEscobar, há mesmo uma página como se fosse a de um verdadeiro país.

A República Popular Democrática de San Escobar / People's Democratic Republic of San Escobar tem uma bandeira, herói nacional, os tweets são em inglês e espanhol, em que são revelados os vários acordos de cooperação entre San Escobar e a Polónia. E "apoia totalmente a candidatura da Polónia ao Conselho de Segurança da ONU".

  • O dia que roubou dezenas de vidas em Pedrógrão Grande
    3:47
  • Morreu Miguel Beleza

    País

    Miguel Beleza, economista e antigo ministro das Finanças, morreu esta quinta-feira de paragem cardio-respiratória aos 67 anos.

  • "Estamos a ficar sem espaço. Está na hora de explorar outros sistemas solares"

    Mundo

    O físico e cientista britânico Stephen Hawking revelou alguns dos seus desejos para um novo plano de expansão espacial. Hawking está em Trondheim, na Noruega, para participar no Starmus Festival que promove a cultura científica. E foi lá que o físico admitiu que a população mundial está a ficar sem espaço na Terra e que "os únicos lugares disponíveis para irmos estão noutros planetas, noutros universos".

    SIC

  • Não posso usar calções... visto saias

    Mundo

    Perante a proibição de usar calções no emprego, um grupo de motoristas franceses adotou uma nova moda para combater o calor. Os trabalhadores decidiram trocar as calças por saias, visto que a peça de roupa é permitida no uniforme da empresa para a qual trabalham.

  • De refugiada a modelo: a história de Mari Malek

    Mundo

    Mari Malek chegou aos Estados Unidos da América quando era ainda uma criança. Chegada do Sudão do Sul, a menina era uma refugiada à procura de um futuro melhor, num país que não era o seu. Agora, anos depois, Mari Malek é modelo, DJ e atriz, e vive em Nova Iorque. Fundou uma organização sediada no país onde nasceu voltada para as crianças que passam por dificuldade, como também ela passou.