sicnot

Perfil

Mundo

"San Escobar", o 194º país da ONU, segundo o MNE da Polónia

"Anúncio" do "turismo" de "San Escobar" no Twitter

O ministro dos Negócios Estrangeiro da Polónia tem sido alvo de chacota nas redes sociais. Witold Waszczykowski afirmou ter estado com os representantes de um país que não existe, "San Escobar". Mas a verdade é que existe - numa página do Twitter, criada há menos de 24 horas.

Witold Waszczykowski esteve esta semana em Nova Iorque a fazer lóbi para a nomeação da Polónia para o Conselho de Segurança da ONU em 2018-19. Em declarações aos jornalistas, disse ter conversado com os representantes de quase 20 países, incluindo com alguns países das Caraíbas "pela primeira vez na história da diplomacia. Por exemplo com países como o Belize e San Escobar".

A porta-voz do ministro, Joanna Wajda, veio imediatamente a público dizer que Waszczykowski simplesmente teve um lapsus linguae - em mente, o ministro tinha Saint Kitts and Nevis, um país constituído por duas ilhas e que em espanhol se chama San Cristóbal y Nieves, em português São Cristóvão e Nevis.

Ora, San Escobar não faz realmente parte da lista oficial dos 193 países que constituem a Organização das Nações Unidas. Mas existe num mundo virtual.

A explicação da responsável polaca não impediu a erupção de piadas na Internet, sobretudo no Twitter. Além de criado o hashtag #SanEscobar, há mesmo uma página como se fosse a de um verdadeiro país.

A República Popular Democrática de San Escobar / People's Democratic Republic of San Escobar tem uma bandeira, herói nacional, os tweets são em inglês e espanhol, em que são revelados os vários acordos de cooperação entre San Escobar e a Polónia. E "apoia totalmente a candidatura da Polónia ao Conselho de Segurança da ONU".

  • O papel da religião no quotidiano
    24:57
  • Jane Goodall iniciou palestra com sons semelhantes aos dos chimpanzés
    2:18

    País

    A investigadora Jane Goodall esteve esta quinta-feira em Lisboa para participar numa conferência da National Geographic. A primatóloga começou o seu discurso com sons semelhantes aos dos chimpanzés. Numa entrevista à SIC, Goodall falou sobre os chimpanzés e sobre o trabalho que continua a desenvolver em todo o mundo, em prol do ambiente, dos animais e das pessoas. 

  • NATO vai aumentar luta contra o terrorismo

    Mundo

    O secretário-geral da NATO, Jens Stoltenberg, disse que os aliados da NATO concordaram esta quinta-feira em aumentar a luta contra o terrorismo e em "investir mais e melhor" na Aliança.

  • Trump empurra líder do Montenegro para ficar à frente na fotografia

    Mundo

    A reunião de líderes dos Estados-membros da NATO, que decorreu esta quinta-feira em Bruxelas, na Bélgica, ficou marcada por um momento insólito em que o Presidente norte-americano não quis abdicar de ficar no melhor plano possível nas fotografias de grupo. Nem que para isso tenha sido necessário empurar o líder de outro país.

  • O humor de John Kerry nas críticas a Trump
    0:40

    Mundo

    John Kerry criticou as ligações de Donald Trump com a Rússia durante um discurso de abertura, na Universidade de Harvard. O ex-secretário de Estado norte-americano disse, em tom de brincadeira, que se os jovens querem vingar na política, devem primeiro aprender a falar russo.