sicnot

Perfil

Mundo

Futuro chefe da diplomacia dos EUA admite revisão da relação com Cuba

© Jonathan Ernst / Reuters

Rex Tillerson, futuro chefe da diplomacia norte-americana, afirmou esta quarta-feira que Donald Trump fará uma "revisão de cima/abaixo da relação com Cuba, incluindo da decisão de retirar aquele país da lista de Estados que apoiam o terrorismo.

"O Presidente eleito foi claro sobre fazer uma revisão de cima abaixo sobre as relações com Cuba", disse Rex Tillerson, durante a sua audiência de confirmação no Senado.

Aquele esforço incluirá uma "revisão integral das ordens executivas" adotadas pelo atual Presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, e o Departamento de Estado "examinará cuidadosamente os critérios pelos quais Cuba foi eliminada" da lista de países patrocinadores do terrorismo e "se essa decisão foi apropriada".

Barack Obama ordenou em abril de 2015 a retirada de Cuba da lista de países patrocinadores do terrorismo onde permanecia desde 1982.

A saída daquela lista era uma reclamação do Governo cubano e Havana considerava-a como imprescindível para avançar com o processo de normalização das relações bilaterais, que ambos os países iniciaram em finais de 2014.

Lusa

  • Trump ameaça terminar acordo EUA/Cuba

    Mundo

    O Presidente eleito norte-americano, Donald Trump, ameaçou esta segunda-feira terminar o acordo entre os Estados Unidos e Cuba caso o Governo cubano não faça avanços nos direitos humanos e na abertura da economia.

  • Leão de Ouro de Souto de Moura faz "muito bem à alma" dos portugueses
    1:53
  • "Sonho com um futuro melhor", o desejo de um jovem sírio em Portugal
    2:12

    País

    Mais de 50 jovens sírios chegaram esta madrugada a Lisboa, para iniciarem o novo ano letivo, em Portugal. Sonham com um futuro melhor. Sonham com uma educação melhor. Os 54 estudantes vieram ao abrigo do programa lançado pelo antigo Presidente da República, Jorge Sampaio, que nos últimos anos já deu uma nova oportunidade a cerca de 200 alunos.

  • Na linha do triunfo
    16:49
  • Chamas do incêndio no Europa Park na Alemanha atingiram os 15 metros de altura
    0:57