sicnot

Perfil

Mundo

Futuro chefe da diplomacia dos EUA admite revisão da relação com Cuba

© Jonathan Ernst / Reuters

Rex Tillerson, futuro chefe da diplomacia norte-americana, afirmou esta quarta-feira que Donald Trump fará uma "revisão de cima/abaixo da relação com Cuba, incluindo da decisão de retirar aquele país da lista de Estados que apoiam o terrorismo.

"O Presidente eleito foi claro sobre fazer uma revisão de cima abaixo sobre as relações com Cuba", disse Rex Tillerson, durante a sua audiência de confirmação no Senado.

Aquele esforço incluirá uma "revisão integral das ordens executivas" adotadas pelo atual Presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, e o Departamento de Estado "examinará cuidadosamente os critérios pelos quais Cuba foi eliminada" da lista de países patrocinadores do terrorismo e "se essa decisão foi apropriada".

Barack Obama ordenou em abril de 2015 a retirada de Cuba da lista de países patrocinadores do terrorismo onde permanecia desde 1982.

A saída daquela lista era uma reclamação do Governo cubano e Havana considerava-a como imprescindível para avançar com o processo de normalização das relações bilaterais, que ambos os países iniciaram em finais de 2014.

Lusa

  • Trump ameaça terminar acordo EUA/Cuba

    Mundo

    O Presidente eleito norte-americano, Donald Trump, ameaçou esta segunda-feira terminar o acordo entre os Estados Unidos e Cuba caso o Governo cubano não faça avanços nos direitos humanos e na abertura da economia.

  • As alterações na carta de condução que ajudam a poupar
    6:16
  • Obama diz que não fica em silêncio se os valores do país forem ameaçados
    2:26
  • CIA desvenda segredos de quase 50 anos de História

    Mundo

    A CIA publicou online quase 12 milhões de documentos confidenciais. Basta uma ligação à Internet para navegar por entre 50 anos de relatórios outrora secretos. Entre os milhões de páginas, estão documentos sobre um eventual assassínio de Fidel Castro, detalhes sobre os crimes de guerra nazis, relatórios sobre avistamentos de OVNI e um estudo sobre telepatia denominado "Projeto Star Gate".

  • Nevão provocou corte de energia no centro dos EUA
    1:37

    Mundo

    Uma tempestade de neve no centro dos Estados Unidos da América provocou cortes no abastecimento de eletricidade, atrasos em voos e dificuldades na circulação rodoviária. Em Espanha, a descida das temperaturas levou à emissão de avisos em 30 províncias de norte a sul do país e deixou 27.700 alunos sem aulas em Valência.

  • Cadela sobrevive após engolir faca de cozinha

    Mundo

    Na Escócia, uma história de sobrevivência, no mínimo, bicuda. Uma cadela engoliu uma faca de cozinha com mais de 20 centímetros, manteve-a dentro de si durante algumas semanas mas sobreviveu, depois de ser operada de urgência..