sicnot

Perfil

Mundo

Guterres nomeia brasileira como vice-chefe da missão da ONU na Colômbia

O secretário-geral das Nações Unidas (ONU), António Guterres, anunciou esta quinta-feira a nomeação da brasileira Tania Patriota como sua vice representante especial para a Colômbia e vice-chefe da Missão das Nações Unidas naquele país.

O anúncio foi divulgado num comunicado oficial, no qual a ONU explicou que a brasileira foi escolhida porque tem mais de 20 anos de experiência na organização e já realizou inúmeros trabalhos para promover o desenvolvimento e apoiar respostas a crises.

"Durante os seus quatro anos como representante residente na Colômbia, ela [Tania Patriota] forneceu liderança estratégica geral para a promoção das atividades do [Fundo de População das Nações Unidas] UNFPA no país, incluindo a coordenação da resposta humanitária da agência em desastres naturais e em áreas afetadas por conflitos", lê-se no comunicado da ONU.

Atualmente dezenas de observadores da ONU supervisionam a desmobilização das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) e o cumprimento do acordo de paz firmado entre o Governo da Colômbia e os guerrilheiros.

Lusa

  • Que equipa vai ter António Guterres?
    11:01

    Opinião

    O Conselho de Segurança da ONU aprovou a aclamação de António Guterres. Daniel Pinéu e Henrique Cymerman estiveram na Edição da Noite da SIC Notícias para falar sobre os desafios que o antigo primeiro ministro tem pela frente. Para Daniel Pinéu, "formar uma equipa será complicado", uma vez que terão de ser escolhas fortes. O professor de Relações Internacionais diz que o número dois de Guterres virá provavelmente da Europa de leste. Já Henrique Cymerman diz que António Guterres vai ter de lutar contra a descrença do Médio Oriente na ONU e vai ser obrigado a tomar "decisões difíceis".

  • Trump e Guterres mantiveram "discussão muito positiva"

    Mundo

    O Presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, conversou esta quarta-feira por telefone com António Guterres, novo secretário-geral da ONU, numa "discussão muito positiva" sobre as relações do país com a organização, referiram fontes oficiais.

  • O dia que roubou dezenas de vidas em Pedrógrão Grande
    3:47
  • Morreu Miguel Beleza

    País

    Miguel Beleza, economista e antigo ministro das Finanças, morreu esta quinta-feira de paragem cardio-respiratória aos 67 anos.

  • "Estamos a ficar sem espaço. Está na hora de explorar outros sistemas solares"

    Mundo

    O físico e cientista britânico Stephen Hawking revelou alguns dos seus desejos para um novo plano de expansão espacial. Hawking está em Trondheim, na Noruega, para participar no Starmus Festival que promove a cultura científica. E foi lá que o físico admitiu que a população mundial está a ficar sem espaço na Terra e que "os únicos lugares disponíveis para irmos estão noutros planetas, noutros universos".

    SIC

  • Não posso usar calções... visto saias

    Mundo

    Perante a proibição de usar calções no emprego, um grupo de motoristas franceses adotou uma nova moda para combater o calor. Os trabalhadores decidiram trocar as calças por saias, visto que a peça de roupa é permitida no uniforme da empresa para a qual trabalham.

  • De refugiada a modelo: a história de Mari Malek

    Mundo

    Mari Malek chegou aos Estados Unidos da América quando era ainda uma criança. Chegada do Sudão do Sul, a menina era uma refugiada à procura de um futuro melhor, num país que não era o seu. Agora, anos depois, Mari Malek é modelo, DJ e atriz, e vive em Nova Iorque. Fundou uma organização sediada no país onde nasceu voltada para as crianças que passam por dificuldade, como também ela passou.