sicnot

Perfil

Mundo

Guterres nomeia brasileira como vice-chefe da missão da ONU na Colômbia

O secretário-geral das Nações Unidas (ONU), António Guterres, anunciou esta quinta-feira a nomeação da brasileira Tania Patriota como sua vice representante especial para a Colômbia e vice-chefe da Missão das Nações Unidas naquele país.

O anúncio foi divulgado num comunicado oficial, no qual a ONU explicou que a brasileira foi escolhida porque tem mais de 20 anos de experiência na organização e já realizou inúmeros trabalhos para promover o desenvolvimento e apoiar respostas a crises.

"Durante os seus quatro anos como representante residente na Colômbia, ela [Tania Patriota] forneceu liderança estratégica geral para a promoção das atividades do [Fundo de População das Nações Unidas] UNFPA no país, incluindo a coordenação da resposta humanitária da agência em desastres naturais e em áreas afetadas por conflitos", lê-se no comunicado da ONU.

Atualmente dezenas de observadores da ONU supervisionam a desmobilização das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) e o cumprimento do acordo de paz firmado entre o Governo da Colômbia e os guerrilheiros.

Lusa

  • Que equipa vai ter António Guterres?
    11:01

    Opinião

    O Conselho de Segurança da ONU aprovou a aclamação de António Guterres. Daniel Pinéu e Henrique Cymerman estiveram na Edição da Noite da SIC Notícias para falar sobre os desafios que o antigo primeiro ministro tem pela frente. Para Daniel Pinéu, "formar uma equipa será complicado", uma vez que terão de ser escolhas fortes. O professor de Relações Internacionais diz que o número dois de Guterres virá provavelmente da Europa de leste. Já Henrique Cymerman diz que António Guterres vai ter de lutar contra a descrença do Médio Oriente na ONU e vai ser obrigado a tomar "decisões difíceis".

  • Trump e Guterres mantiveram "discussão muito positiva"

    Mundo

    O Presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, conversou esta quarta-feira por telefone com António Guterres, novo secretário-geral da ONU, numa "discussão muito positiva" sobre as relações do país com a organização, referiram fontes oficiais.

  • Não há risco de colapso do viaduto de Alcântara
    1:35

    País

    O desvio de um pilar do viaduto de Alcântara obrigou esta quarta-feira ao corte do trânsito e da circulação de comboios da linha de Cascais. O estrago terá sido provocado por um camião que embateu na estrutura durante a noite. A circulação ferroviária foi retomada a meio da manhã, mas o viaduto só será reaberto esta quinta-feira.

  • Suspeito de homicídio à porta do Luanda foi ouvido em tribunal e ficou em preventiva
    1:36

    País

    O suspeito de ser o autor dos disparos que mataram um jovem junto à discoteca Luanda foi ouvido em tribunal e ficou em prisão preventiva. Segundo a investigação, tudo terá começado com um mero desacato, ainda dentro da discoteca, onde a vitima e o detido foram filmados a discutir. O homem de 23 anos está indiciado por dois crimes de homicídio, um na forma tentada.

  • Romeu e Julieta nasceram no mesmo dia e no mesmo hospital

    Mundo

    Na Carolina do Sul, nos EUA, dois bebés tinham o parto marcado para 26 de março mas decidiram nascer mais cedo: exatamente no mesmo dia, apenas com uma diferença de 18 horas. Os pais não se conheciam e, curiosamente, deram o nome aos recém nascidos de Romeo e Juliet (em português, Romeu e Julieta).

  • Túmulo de Jesus Cristo restaurado

    Mundo

    Após 10 meses de obras de restauro, o túmulo onde Jesus Cristo terá sido sepultado foi esta quarta-feira revelado numa cerimónia na igreja do Santo Sepulcro, em Jerusalém.