sicnot

Perfil

Mundo

Guterres nomeia brasileira como vice-chefe da missão da ONU na Colômbia

O secretário-geral das Nações Unidas (ONU), António Guterres, anunciou esta quinta-feira a nomeação da brasileira Tania Patriota como sua vice representante especial para a Colômbia e vice-chefe da Missão das Nações Unidas naquele país.

O anúncio foi divulgado num comunicado oficial, no qual a ONU explicou que a brasileira foi escolhida porque tem mais de 20 anos de experiência na organização e já realizou inúmeros trabalhos para promover o desenvolvimento e apoiar respostas a crises.

"Durante os seus quatro anos como representante residente na Colômbia, ela [Tania Patriota] forneceu liderança estratégica geral para a promoção das atividades do [Fundo de População das Nações Unidas] UNFPA no país, incluindo a coordenação da resposta humanitária da agência em desastres naturais e em áreas afetadas por conflitos", lê-se no comunicado da ONU.

Atualmente dezenas de observadores da ONU supervisionam a desmobilização das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) e o cumprimento do acordo de paz firmado entre o Governo da Colômbia e os guerrilheiros.

Lusa

  • Que equipa vai ter António Guterres?
    11:01

    Opinião

    O Conselho de Segurança da ONU aprovou a aclamação de António Guterres. Daniel Pinéu e Henrique Cymerman estiveram na Edição da Noite da SIC Notícias para falar sobre os desafios que o antigo primeiro ministro tem pela frente. Para Daniel Pinéu, "formar uma equipa será complicado", uma vez que terão de ser escolhas fortes. O professor de Relações Internacionais diz que o número dois de Guterres virá provavelmente da Europa de leste. Já Henrique Cymerman diz que António Guterres vai ter de lutar contra a descrença do Médio Oriente na ONU e vai ser obrigado a tomar "decisões difíceis".

  • Trump e Guterres mantiveram "discussão muito positiva"

    Mundo

    O Presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, conversou esta quarta-feira por telefone com António Guterres, novo secretário-geral da ONU, numa "discussão muito positiva" sobre as relações do país com a organização, referiram fontes oficiais.

  • Ministro "mais descansado" com relatório sobre Almaraz, ambientalistas contestam
    2:01

    País

    O ministro do Ambiente diz estar mais descansado depois de conhecer o relatório técnico que considera o armazém de resíduos nucleares em Almaraz uma solução adequada. Já as associações ambientalistas e os partidos criticam o parecer positivo à construção e querem ouvir os ministros do Ambiente e dos Negócios Estrangeiros no Parlamento.

  • Marcelo recebido por multidão na Ovibeja
    2:52
  • Líderes europeus unidos para iniciar saída do Reino Unido
    2:08
  • 100 dias de Trump em 04'30''
    4:33

    Pequenas grandes histórias

    Donald Trump tomou posse como 45º Presidente dos EUA dia 20 de janeiro de 2017, faz este sábado, 100 dias. Prometeu grandes mudanças, mas os planos acabaram por chocar de frente com a realidade e a burocracia de Washington, como foi o caso do Obamacare. Foi a primeira ordem executiva que assinou, no dia em que tomou posse, mas a revogação está longe de acontecer.