sicnot

Perfil

Mundo

Forte tempestade no norte de França corta eletricidade a 190 mil habitações

© Pascal Rossignol / Reuters

Uma forte tempestade afetou na noite de esta quinta-feira a metade norte de França, privando de eletricidade cerca de 190 mil habitações, devido a ventos muito violentos.

"A situação ainda vai evoluir durante a noite" à medida que a tempestade se desloca para leste do território, preveniu fonte da empresa que gere a rede de distribuição elétrica, Enedis.

Mais de um milhar de técnicos está no terreno para restabelecer a situação, mas "a progressão das reparações é dificultada pelas condições meteorológicas ainda instáveis", acrescentou. Foram ainda anunciados reforços para a manhã de sexta-feira.

A circulação de comboios foi interrompida em várias linhas no norte e noroeste, a partir das 19:00, indicou à agência AFP uma porta-voz da empresa de caminhos-de-ferro. "Não queremos correr o risco de ter um comboio avariado em plena tempestade", especificou.

A meteorologia francesa colocou cinco departamentos em alerta vermelho devido ao vento violento e a metade norte de França foi colocada em vigilância laranja por causa do vento e da neve.

O vento atingiu 146 quilómetros horários em Dieppe e 102 quilómetros horários no aeroporto parisiense de Orly.

Em várias regiões do norte da França, as aulas foram suspensas nas escolas, tal como os transportes escolares.

Lusa

  • Costa desvaloriza ameaça e mantém planos de visita a Angola
    2:27

    Economia

    O governo angolano reagiu duramente à acusação do Ministério público portugues contra o vice-presidente de Angola. Luanda diz que a acusação é um sério ataque à República de Angola que pode perturbar as relações entre os dois paises. António Costa desvaloriza a ameaça e mantém os planos de uma visita a Angola na primavera.

  • Brasil já tirou o "pé do chão"
    1:59

    Mundo

    Já começaram os desfiles e festas de carnaval, no Rio de Janeiro.Esta sexta feira foi o início oficial das celebrações com centenas de milhar de pessoas nas ruas até de madrugada.

  • Luaty Beirão agredido em manifestação em Luanda
    1:27

    Mundo

    Luanda tem sido palco de várias manifestações contra a forma como está a decorrer o processo eleitoral em Angola. Esta sexta-feira, uma dessas manifestações acabou em confrontos com as autoridades. Entre os manifestantes estava o ativista Luaty Beirão.

  • Atores de Hollywood contra Trump
    1:44

    Mundo

    Centenas de pessoas juntaram-se em mais um protesto contra o presidente dos Estados Unidos. A manifestação, em Beverly Hills, juntou várias estrelas de Hollywood.