sicnot

Perfil

Mundo

Reino Unido rejeita assinar solução para o Médio Oriente

O Reino Unido, que manifestou reservas quanto à cimeira de Paris sobre o Médio Oriente, recusou-se este domingo a assinar o comunicado final, que defende uma solução negociada de dois estados para o conflito israelo-palestiniano.

A recusa foi anunciada pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros britânico, numa nota de imprensa.

Na nota, a diplomacia britânica justifica as "reserva particulares" sobre a cimeira, hoje realizada na capital francesa, com a ausência de Israel e Palestina.

"Uma cimeira contra a vontade de Israel", vincou o Reino Unido, que participou no encontro com o estatuto de observador.

No comunicado final, os participantes da cimeira, em representação de mais de 70 países, exortaram palestinianos e israelitas a "demonstrarem o seu compromisso para uma solução a dois estados [Palestina e Israel] e a se absterem de ações unilaterais que prejudiquem o resultado da negociação, nomeadamente sobre as fronteiras, Jerusalém e os refugiados".

  • Hollande alerta Trump para riscos de mover embaixada para Jerusalém
    0:44

    Mundo

    François Hollande alertou este domingo Donald Trump que a única solução para o conflito israelo-palestiniano passa por dois Estados. Na conferência de Paris, sobre o Médio Oriente, o Presidente francês defendeu ainda que os planos para mover a embaixada norte-americana para Jerusalém podem pôr em risco o processo de paz.

  • Presidente palestiniano encontra-se com o papa Francisco
    2:06

    Mundo

    O Presidente palestiniano, Mahmoud Abbas, encontrou-se este sábado com o Papa Francisco. A reunião aconteceu no dia da abertura da embaixada palestiniana em Roma e antes da cimeira de paz que decorre este fim de semana em Paris.É já a quarta vez que o Papa Francisco se encontra com Mahmoud Abbas. Nesta reunião debateram a situação no Médio Oriente e as dificuldades dos cristãos nos territórios palestinianos como explicou o Presidente palestiniano aos jornalistas.

  • Atentado "falhado" em Nova Iorque
    1:43

    Mundo

    Uma explosão numa das zonas mais movimentadas de Manhattan fez quatro feridos, esta segunda-feira. Entre eles está o homem que transportava o engenho e que foi entretanto detido.

  • A brincadeira de um youtuber que podia ter acabado mal

    Mundo

    Um jovem youtuber inglês enfiou a cabeça num saco de plástico, prendeu-a na parte interna de um microondas e encheu depois o eletrodoméstico com cimento. A brincadeira, que podia ter acabado de forma trágica, deixou o jovem completamente preso e obrigou à intervenção dos serviços de emergência.

    SIC

  • "Popeye" russo pode ter que amputar braços

    Mundo

    Um jovem russo injetou um óleo no corpo para conseguir ter músculos, mais propriamente nos seus braços, que já cresceram cerca de 25 centímetros. Contudo, segundo um médico, o procedimento pode levar à necessidade de amputação, deixando o jovem sem os membros.

  • 10 Minutos com Leonor Beleza
    10:27

    10 Minutos

    A nossa convidada desta segunda-feira ainda é conhecida por ter sido ministra da Saúde e pelo seu trabalho à frente da Fundação Champalimaud. Mas desta vez vamos falar com Leonor Beleza sobre os 40 anos da revisão do Código Civil, em que esteve envolvida.

    Entrevista completa