sicnot

Perfil

Mundo

Reino Unido rejeita assinar solução para o Médio Oriente

O Reino Unido, que manifestou reservas quanto à cimeira de Paris sobre o Médio Oriente, recusou-se este domingo a assinar o comunicado final, que defende uma solução negociada de dois estados para o conflito israelo-palestiniano.

A recusa foi anunciada pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros britânico, numa nota de imprensa.

Na nota, a diplomacia britânica justifica as "reserva particulares" sobre a cimeira, hoje realizada na capital francesa, com a ausência de Israel e Palestina.

"Uma cimeira contra a vontade de Israel", vincou o Reino Unido, que participou no encontro com o estatuto de observador.

No comunicado final, os participantes da cimeira, em representação de mais de 70 países, exortaram palestinianos e israelitas a "demonstrarem o seu compromisso para uma solução a dois estados [Palestina e Israel] e a se absterem de ações unilaterais que prejudiquem o resultado da negociação, nomeadamente sobre as fronteiras, Jerusalém e os refugiados".

  • Hollande alerta Trump para riscos de mover embaixada para Jerusalém
    0:44

    Mundo

    François Hollande alertou este domingo Donald Trump que a única solução para o conflito israelo-palestiniano passa por dois Estados. Na conferência de Paris, sobre o Médio Oriente, o Presidente francês defendeu ainda que os planos para mover a embaixada norte-americana para Jerusalém podem pôr em risco o processo de paz.

  • Presidente palestiniano encontra-se com o papa Francisco
    2:06

    Mundo

    O Presidente palestiniano, Mahmoud Abbas, encontrou-se este sábado com o Papa Francisco. A reunião aconteceu no dia da abertura da embaixada palestiniana em Roma e antes da cimeira de paz que decorre este fim de semana em Paris.É já a quarta vez que o Papa Francisco se encontra com Mahmoud Abbas. Nesta reunião debateram a situação no Médio Oriente e as dificuldades dos cristãos nos territórios palestinianos como explicou o Presidente palestiniano aos jornalistas.

  • As zonas de guerra que o fogo deixou
    3:13

    País

    A chuva finalmente ajudou na luta contra as chamas e o que fica agora é um cenário de devastação no norte e centro do país. Morreram 37 pessoas, arderam centenas de casas e empresas e há críticas severas à falta de meios.

  • Visto do céu, Portugal é um país que se vestiu de negro
    3:28
  • Portugueses usam Facebook para marcar protestos contra incêndios

    País

    Os incêndios que têm acontecido este ano estão a causar revolta entre a população. Por essa razão, estão marcadas, através da rede social Facebook, várias manifestações para os próximos dias um pouco por todo o país. Os portugueses exigem a melhoria do sistema, para que as tragédias deste ano não se voltem a repetir.

  • "Estou a ficar sem água, vai ser um trabalho inglório"
    1:06
  • "Quem está no Governo tem sérias responsabilidades"
    1:07

    Opinião

    Pacheco Pereira aponta falhas do Estado, dos bombeiros e da Proteção Civil como causa dos incêndios que assolaram o país no passado domingo. O comentador da SIC considera que o Governo tem responsabilidade perante o que aconteceu.

  • Presidente das Indústrias de Madeira diz que fogos estão a afetar o setor
    0:39

    País

    A Associação das Indústrias de Madeira e Mobiliário desvaloriza que os industriais do setor possam comprar madeira mais barata, em resultado dos incêndios florestais. Em entrevista na SIC Notícias, o presidente da associação, Vítor Poças, considera que os fogos estão a prejudicar gravemente a indústria.