sicnot

Perfil

Mundo

McDonalds ao lado do Vaticano ofereceu comida aos sem abrigo

© Tony Gentile / Reuters

Depois da controversa abertura de um restaurante McDonalds mesmo ao lado da Praça de S. Pedro, no mês passado, a cadeia norte-americana quis hoje seguir um dos princípios do Papa, o de alimentar os pobres.

Dezenas de refeições foram doadas esta segunda-feira, iniciativa que a McDonalds vai repetir nos próximos seis meses.

O projeto nasceu em parceria com a organização de caridade Medicina Solidale, que pediu à cadeia norte-americana para limitar a controvérsia fazendo o bem pela comunidade.

Alguns cardeais mostraram desagrado quando o Vaticano alugou o espaço na rua adjacente Borgo Pio, dizendo que seria muito melhor aproveitado se fosse utilizado para ajudar os sem-abrigo e os mais necessitados.

Foram servidas 50 refeições esta segunda-feira e, de acordo com um porta-voz da organização de caridade, esperam poder servir 100 refeições a cada semana durante os próximos seis meses, com a esperança de tornar o projeto permanente.

© Tony Gentile / Reuters

  • Voluntários portugueses rumam ao México com cães de salvamento
    1:59

    Mundo

    Nuno Vieira e Marco Saraiva são voluntários de Braga. Com os seus dois cães, "Koi" e "Yuki", formam uma equipa de resgate e partem esta noite para o México, para ajudar na busca e salvamento de vítimas do terramoto que abalou o país esta terça-feira. A equipa portuguesa faz parte de uma ONG espanhola.

  • Furacão Maria deixa rasto de destruição em Porto Rico
    1:16
  • Sabe onde fica a Nambia? Algures em África, segundo Trump

    Mundo

    "O sistema de saúde na Nambia é incrivelmente autossuficiente", declarou o Presidente dos Estados Unidos num discurso proferido num almoço com líderes africanos. No encontro, realizado esta quarta-feira à margem da 72.ª Assembleia-Geral da ONU, em Nova Iorque, Donald Trump repetiu o erro. Os utilizadores das redes sociais não perdoaram mais este "lapso" do chefe de Estado norte-americano.

  • DGS garante que não há perigo de dengue
    2:09
  • Episódio da Abelha Maia censurado por queixas de obscenidade

    Cultura

    A plataforma digital Netflix viu-se obrigada a retirar um episódio da Abelha Maia depois das queixas de pais norte-americanos por causa de um "desenho obsceno", em forma de pénis. Aparentemente, terá sido só removido para quem acede nos EUA dado que, ao que a SIC pôde constatar, a partir de Portugal o episódio 35 está disponível.

  • Yoko Ono obriga limonada "John Lemon" a mudar de nome

    Cultura

    A viúva do Beatle John Lennon ameaçou processar uma empresa de bebidas polaca por causa da limonada "John Lemon". Yoko Ono não terá gostado do trocadilho entre Lennon e Lemon (limão, em inglês) e quer ver toda e qualquer garrafa com este rótulo retirada do mercado.

  • Restaurante em prisão na Colômbia serve comida confecionada por detidas
    1:04