sicnot

Perfil

Mundo

Oito pessoas detêm riqueza igual à metade mais pobre da população mundial

Oito pessoas em todo o mundo detêm tanta riqueza quanto a metade mais pobre da população mundial, denuncia a ONG britânica Oxfam, num relatório publicado nas vésperas do início do Fórum Mundial de Davos.

"É indecente que a riqueza esteja concentrada das mãos de uma ínfima minoria, quando sabemos que uma pessoa em dez vive com menos de 2 dólares por dia", denuncia a porta-voz da Oxfm França Manon Aubry.

O relatório "Uma economia para o 1%" revela "como as grandes empresas e os indivíduos mais ricos exacerbam as desigualdades, explorando um sistem económico com falhas, ao fugir a impostos, ao reduzir salários para maximizar lucros dos acionistas".

A este ritmo, calcula a ONG, o primeiro "super-milionário" do mundo "poderá ter um património que ultrapassa em milhares de milhares de milhões de dólares em menos de 25 anos".

Para este estudo a ONG baseou-se na lista das oito pessoas mais ricas do mundo classificada pela revista Forbes:

  • Bill Gates, fundador da Microsoft com um património avaliado em 75 mil milhões de dólares;
  • Amancio Ortega, dono da Inditex, casa-mãe da Zara,
  • Warren Buffet, CEO e accionista maioritário da Berkshire Hathaway,
  • Carlos Slim, magnata das telecomunicações latino-americanas,
  • Jeff Bezos, fundador e CEO da Amazon,
  • Mark Zuckerberg, CEO e co-fundador do Facebook,
  • Larry Ellison, CEO e co-fundador da Oracle),
  • Michael Bloomberg, CEO e fundador da Bloomberg LP.

A Oxfam alerta para "a pressão que é exercida sobre os salários em todo o mundo", bem como os benefícios fiscais atribuídos às empresas e o paraísos fiscais.

Revela que a desigualdade de rendimentos está maior do que nunca, desigualdade "indecente".

O relatório da ONG é revelado da véspera da reunião de polí­ticos e muitos multi-milionários no encontro anual do Fórum Económico Mundial, em Davos,

  • Um em cada mil chineses é milionário

    Economia

    A República Popular da China tem 1,34 milhões de milionários, segundo uma unidade de investigação com sede em Xangai, o que pressupõe que um em cada mil chineses tem mais de um milhão de dólares.

  • Autárquicas: Ao 2º dia, "Atrás das Câmaras" em Fátima
    1:44
  • Pistolas Nerf podem causar graves lesões nos olhos

    Mundo

    As balas das pistolas Nerf, quando atingem os olhos, podem causar graves lesões. O aviso é de um grupo de médicos de Londres, que recomenda a utilização de óculos protetores e o aumento da idade mínima para a utilização dos brinquedos.

    SIC

  • Investigadores descobrem como transformar gordura "má" em gordura "boa"

    Mundo

    Uma equipa de investigadores da Universidade de Washington, Estados Unidos, descobriu como converter a gordura corporal "má" em gordura "boa", permitindo queimar mais calorias e atrasar o aumento de peso, num estudo conduzido em ratos. Estes resultados abrem caminho para a possibilidade de desenvolver tratamentos mais eficazes para a obesidade e para a diabetes associada ao aumento de peso em pessoas, segundo os autores.