sicnot

Perfil

Mundo

MIT quer humanos a ajudar máquinas a decidir (quem morre)

O dilema: o acidente é inevitável. Quem morre?

MIT

A "Máquina Moral" é uma plataforma online que recolhe a perspetiva humana em decisões que terão de ser tomadas por uma máquina. Por exemplo, quando um carro sem condutor se depara com o dilema do mal menor: em quem acertar - para evitar outros - num acidente de viação.

O acidente é inevitável. Quem morre? É esta a questão que os investigadores do Massachusetts Institute of Technology (MIT) querem ver respondida pelas pessoas que acedem à sua "Máquina Moral".

Não há uma resposta certa ou errada, é uma questão moral que depende do livre arbítrio humano. Que uma máquina obviamente não tem.

Os investigadores querem obter o máximo de respostas para poder extrair a que foi escolhida pela maioria e introduzi-la na máquina.

Na simulação são apresentados alguns cenários interessantes. Será a vida humana mais valiosa que a de um animal? Deverão ser atropelados dois criminosos e dois inocentes ou deverá morrer o condutor e três passageiros (todos inocentes)? Serão os idosos menos valiosos que os jovens? Uma mulher será mais valiosa que um homem? Tudo questões sem respostas certas em cenários que têm uma ínfima hipótese de ocorrer durante a vida.

De qualquer forma, serão respostas úteis para os programadores de carros sem condutor, porque darão a perspetiva humana de como as pessoas acham que um carro deve atuar em tais circunstâncias únicas.

  • Buscas no Benfica, P. Ferreira, V. Setúbal e Desportivo das Aves

    Desporto

    A Polícia Judiciária do Porto está a fazer buscas à SAD do Benfica, no Estádio da Luz, e ainda ao Paços de Ferreira, Desportivo das Aves e Vitória de Setúbal. Em causa estão alegados crimes de corrupção desportiva e fraude fiscal. O clube da Luz já reagiu em comunicado.

    Em atualização

  • Sousa Cintra e Comissão de Gestão analisam futuro do Sporting
    2:37

    Crise no Sporting

    Sousa Cintra reuniu-se hoje com a Comissão de Gestão para analisar o que fazer no Sporting, depois da tomada de posição de Bruno de Carvalho. O presidente que foi destituído do cargo na Assembleia Geral de sábado, depois de dizer que se ia afastar, deixou depois a garantia de que vai impugnar a reunião magna do clube e vai a eleições.

  • Lei que permite a entrada de animais em espaços de restauração gera dúvidas
    2:23

    País

    A lei que permite a entrada de animais de companhia em estabelecimentos de restauração, que entrou hoje em vigor, está a gerar dúvidas para os proprietários. Até ao momento são poucos os estabelecimentos que aderiram e a previsão é para que assim continue. A DECO questionou 1800 pessoas sobre a presença dos animais nos restaurantes e apenas 25% votou a favor.

  • "Isto é a demagogia à solta"
    0:45

    Opinião

    Quem o diz é Luís Marques Mendes a propósito da aprovação esta semana da lei do CDS-PP que elimina o adicional do imposto sobre os combustíveis. O comentador da SIC critica a oposição por ter levado a votação uma lei inconstitucional e acusa ainda os parceiros de Governo de deslealdade. 

    Luís Marques Mendes

  • Gato reencontra dono 10 anos depois de ter desaparecido

    Mundo

    A Blue Cross recolheu no mês passado um gato que tinha sido dado como desaparecido em 2008, num altura em que o dono Mark Salisbury residia em Ipswich, Suffolk, no Reino Unido. Graças ao microchip de Harry, a associação britânica que se dedica à proteção animal, conseguiu localizar Salisbury, que agora vive em Gloucestershire.