sicnot

Perfil

Mundo

Brasil em alerta devido a surto de febre-amarela que já provocou 53 mortos

Eraldo Peres

As autoridades sanitárias do Brasil estão em alerta depois de um surto de febre-amarela que provocou 53 mortos em Minas Gerais e que poderá propagar-se a outras regiões, onde já foram detetados sintomas da doença.

O Ministério da Saúde brasileiro confirmou esta quarta-feira que foram detetados 184 casos suspeitos em 29 municípios de áreas rurais do estado de Minas Gerais, o segundo mais povoado do país, e que enviou 700.000 vacinas e uma equipa de apoio para a zona.

O Governo vai enviar também 500.000 doses de vacina para o Estado vizinho de Espírito Santo, depois de terem aparecido dois casos com sintomas de febre-amarela.

O ministro da Saúde, Ricardo Barros, disse que as autoridades estão em "alerta", mas que a situação está controlada.

O início do surto em Minas Gerais aconteceu depois da morte de dezenas de macacos contaminados com a doença, um fenómeno que alertou os peritos e que se repetiu também em Espírito Santo e São Paulo.Menos comum que o dengue, a febre-amarela é mais letal e em apenas uma semana pode provocar a morte de 45% das suas vítimas.

Os sintomas da doença são parecidos com os do dengue e incluem febre, dor de cabeça, calafrios e dor muscular generalizada. Com a evolução, a doença pode provocar infeção no fígado e nos rins.

Lusa

  • Obrigada a vir dos EUA, de 3 em 3 semanas, para ver o filho
    2:00

    País

    O episódio de hoje de Vidas Suspensas envolve uma médica dentista norte-americana e um empresário português. Um exemplo do que acontece a muitos portugueses que casam com estrangeiros: quando se divorciam, coloca-se a questão de saber para que país vão os filhos.

    Hoje na SIC

  • "Não era o jogo ideal para estreia do videoárbitro"
    4:50
  • Tubarão com 2,7 metros salta para dentro de barco e ataca pescador

    Mundo

    Um australiano foi atacado por um tubarão branco quando estava a pescar na sua embarcação, em Evan Heads, Nova Gales do Sul, na costa Este da Austrália. O animal, com cerca de 200 quilos e 2,7 metros de comprimento, saltou para dentro do barco, derrubou o pescador e mordeu-lhe no braço.

    SIC

  • Uma em cada dez crianças já foi vítima de cyberbullying
    10:41
  • "Sou Presidente de uma pátria com os melhores bombeiros do mundo"
    1:20

    País

    O Presidente da Liga dos Bombeiros, Jaime Marta Soares, avisou este domingo o Governo de que os bombeiros admitem usar o machado da paz para fazer a guerra. Marcelo Rebelo de Sousa destacou o orgulho que sente em ser "Presidente de uma pátria que tem os melhores bombeiros do mundo".