sicnot

Perfil

Mundo

Cinco comboios espanhóis com 1.500 passageiros retidos devido à neve

(Arquivo)

© Albert Gea / Reuters

Cinco comboios da linha de AVE (comboios de alta-velocidade) Madrid-Levante, com cerca de 1.500 passageiros, estão retidos em Albacete devido à queda de neve que obrigou à interrupção da circulação entre aquela cidade e Alicante.

Segundo fontes da empresa ferroviária Renfe, quatro dos comboios estão retidos nas imediações de Madrid e outro entre as localidade de Villena (Alicante) e Bonete (Albacete).

A empresa referiu também que está a preparar um plano alternativo para transferir os passageiros para o seu destino com dois comboios, híbridos elétricos e a gasóleo, que podem circular naquela via nas atuais condições meteorológicas.

Em comunicado, a Renfe referiu que as condições meteorológicas adversas com acumulação de gelo e neve em diversos pontos do trajeto afetaram a infraestrutura ferroviária e o material e que a circulação permanece cortada.

Técnicos da Administração das Infraestruturas Ferroviárias, entidade pública responsável pela gestão das linhas dos comboios, estão a trabalhar na linha de alta velocidade para desimpedir as vias e restabelecer o serviço.

Lusa

  • A fuga dos PIDES
    1:16

    Perdidos e Achados

    Ao final do dia 29 de Junho de 1975, 89 agentes da PIDE fugiam da cadeia de Vale de Judeus, em Alcoentre. Mais de 40 anos depois, Perdidos e Achados recupera um dos acontecimentos do Verão Quente em Portugal. Hoje no Jornal da Noite e conteúdos exclusivos no site.

    Hoje no Jornal da Noite

  • Uma volta a Portugal. De bicicleta mas sem licra

    País

    Um grupo de professores propõe-se a repetir o percurso da 1.ª Volta a Portugal em Bicicleta, 90 anos depois. Não se trata de uma corrida, pelo contrário querem provar que qualquer um o pode fazer e promover o uso da bicicleta como meio de transporte pessoal. “Dar a volta” parte para a estrada esta quarta-feira, de Lisboa a Setúbal, tal como em 26 de abril de 1927.

    Ricardo Rosa

  • Casa Madonna di Fatima em Roma é um lar de idosos com 9 irmãs portuguesas
    4:29

    Mundo

    A mais antiga igreja dedicada à Senhora de Fátima em Roma tem mais de 50 anos. Foi construída pelas franciscanas hospitaleiras do Imaculado Coração, uma congregação fundada em Portugal. Hoje, as religiosas portuguesas gerem um lar na mesma rua, mas o templo foi entregue a uma congregação italiana.