sicnot

Perfil

Mundo

Polícia austríaca detém homem suspeito de preparar atentado em Viena

A polícia austríaca deteve esta sexta-feira um homem suspeito de estar a planear um ataque terrorista em Viena, anunciou um porta-voz da polícia daquele país.

."Nos últimos dias, aumentou o número de indicações de que estava a ser planeado um ataque na capital", indicou Thomas Keiblinger à Áustria - Agência de Notícias (APA).

O homem foi detido pela polícia em Viena cerca das 18:00 (menos uma hora em Lisboa), na sequência de uma dica de serviços de informação estrangeiros, noticiou a APA.

O jornal Kronen-Zeitung avançou na sua edição online que o homem tinha fabricado explosivos na vizinha Alemanha, mas a polícia escusou-se a comentar essa informação. "O homem tem estado sob custódia... Ainda há muitas coisas por esclarecer", disse Keiblinger.A polícia austríaca também divulgou um alerta público, avisando as pessoas para que estejam atentas ao frequentar locais com muita gente e para que avisem as autoridades se virem objetos suspeitos.

As autoridades também aumentaram o número de agentes a patrulhar as ruas. O Kronen-Zeitung adiantou que o suspeito agora detido pertence a um grupo extremista islâmico de origem albanesa que simpatiza com os ideais do Daesh.

A cidade alemã de Berlim (a 680 quilómetros de Viena) foi alvo de um ataque terrorista na noite de 19 de dezembro, quando um jovem de origem tunisina conduziu um camião contra um mercado de Natal cheio de gente, matando 12 pessoas e ferindo outras 49.

Lusa

  • Proteção Civil garante que já não há desaparecidos
    1:40
  • "Depois de sair da autoestrada o vidro do carro ainda estava a ferver"
    2:01
  • "O fogo chegou de repente. Foi um demónio"
    2:15
  • O desabafo de um empresário que perdeu "uma vida inteira de trabalho" no fogo
    2:08
  • O testemunho emocionado de quem perdeu quase tudo
    2:10
  • As comunicações entre operacionais no combate às chamas em Viseu
    2:27
  • Houve "erros defensivos que normalmente a equipa não comete"
    0:38

    Desporto

    No final do jogo, quando questionado sobre a ausência de Casillas no onze do FC Porto, Sérgio Conceição referiu que a equipa apresentada era aquela que lhe oferecia garantias. Quanto ao jogo, o treinador portista reconheceu que a equipa cometeu vários erros defensivos.

  • "Cometemos erros e há que tentar corrigi-los"
    0:41

    Desporto

    No final do jogo em Leipzig, Iván Marcano desvalorizou a ausência de Iker Casillas e entendeu que o facto de o guarda-redes ter ficado no banco não teve impacto na equipa. Já sobre o jogo, o central espanhol garantiu que não correu da forma como os jogadores esperavam.

  • Norte-americana foi à discoteca e tornou-se princesa

    Mundo

    A história de Ariana Austin é quase como um conto de fadas moderno. A jovem vai até ao baile, onde conhece o seu príncipe. Só que a norte-americana foi a uma discoteca e, na altura, não sabia que Joel Makonnen era na verdade um príncipe da Etiópia e que casaria com ele 12 anos depois, tornando-se também ela numa princesa.