sicnot

Perfil

Mundo

Governo polaco propõe pulseira eletrónica para quem não pague pensão de alimentos

Milhares de polacos que não pagam a pensão de alimentos aos seus filhos poderão passar a ter de usar uma pulseira eletrónica, anunciou hoje o vice-ministro da Justiça polaco.

O registo nacional de dívidas estima em 305 mil o número de pessoas (95% das quais homens) que não pagam as pensões de alimentos devidas aos seus filhos.


A dívida global atinge os dois mil milhões de euros, o que representa, em média, mais de sete mil euros por devedor.


Em declarações ao canal público de informação contínua TVP Info, o vice-ministro da Justiça polaco, Michal Wojcik, considerou hoje que a pulseira eletrónica vai permitir economizar dinheiro ao Estado, pois o equipamento custa 80 euros mensais por pessoa, enquanto cada detido custa dez vezes mais.


Além disso, a pulseira tem a vantagem de permitir vigiar os maus pagadores que trabalham no mercado negro e declaram não dispor dos recursos necessários para cumprir com as suas obrigações legais.


Segundo a administração prisional, em fins de 2016, cerca de 3.700 pessoas cumpriam pena por não pagamento de pensão alimentar e outras 1.600 estavam a caminho das prisões, com problemas de sobrelotação.


Atualmente, perto de metade dos processos por não pagamento das pensões de alimentos não são concluídos, pois basta que os infratores paguem uma pequena parte do que devem para deixarem de ser maus pagadores persistentes.


A lei que está em preparação estabelece que os pais que não paguem as pensões alimentares durante mais de três meses consecutivos incorrem numa pena que pode ir até um ano de prisão.

Lusa

  • Os confrontos de Rui Rio
    3:38

    País

    Esta não é a primeira vez que Rui Rio enfrenta adversidades. O mesmo aconteceu durante a presidência da Câmara do Porto, quando assumiu uma rutura total com o Futebol Clube do Porto. Na primeira conferência de imprensa como presidente do PSD, avisou os adversários internos de que o clima de confronto é um ambiente do qual gosta.

  • Governo aceita diálogo com PSD após eleição de Rio
    1:52

    País

    Com a eleição de Rui Rio, o Governo aceitou entender-se com o PSD, provocando algumas críticas por parte do PCP e o Bloco de Esquerda. O líder parlamentar socialista diz que admitir o diálogo é Democracia, mas garante que o que sempre dividiu o PS do PSD mantém-se.

  • Sporting nos oitavos de final da Liga Europa

    Liga Europa

    O Sporting garantiu esta quinta-feira o apuramento para os oitavos de final da Liga Europa, ao empatar frente ao Astana, em Alvalade, a três golos, na segunda mão dos 16 avos de final, depois de ter triunfado no Cazaquistão por 3-1. Veja ou reveja todos os golos do encontro.

  • Jane Seymour posa para a Playboy aos 67 anos

    Cultura

    Esta é a terceira vez que a atriz inglesa de 67 anos participa numa sessão fotográfica para a revista Playboy. Jane Seymour aproveitou a oportunidade para se juntar ao movimento #MeToo e falar sobre as agressões sexuais que sofreu às mãos de um produtor, em 1972.

  • O estranho caso do mergulhador Alejandro Ramos

    Mundo

    O mergulhador Alejandro Ramos tornou-se num caso de investigação do Centro Médico Naval do Peru, depois do seu corpo ter começado a inchar sem qualquer explicação aparente. Isto aconteceu há quatro anos, minutos depois de ter emergido da água, onde tinha estado a trabalhar durante muitas horas.

    SIC

  • Vírus do Zika pode proteger contra a dengue

    Mundo

    Uma equipa de investigadores brasileiros acredita que a infeção do vírus Zika pode tornar a pessoa imune contra a dengue. Anteriormente, uma investigação chinesa já tinha conseguido provar o inverso: quem apanha dengue pode estar mais protegido contra o vírus do Zika.

    SIC

  • Pesca explora mais de metade de todos os oceanos

    Economia

    A pesca industrial explora mais de metade de todos os oceanos, uma área quatro vezes maior que a utilizada pela agricultura, havendo mais atividade no norte do Atlântico e do Pacífico, conclui um estudo divulgado esta quinta-feira.