sicnot

Perfil

Mundo

Primeiro-ministro japonês reúne-se com Trump a 10 de fevereiro em Washington

© Nguyen Huy Kham / Reuters

O primeiro-ministro japonês, Shinzō Abe, vai reunir-se com o Presidente norte-americano, Donald Trump, em Washington a 10 de fevereiro, informou este sábado a agência de notícias Kyodo, depois de os dois líderes falarem ao telefone.

A Casa Branca confirmou o encontro num comunicado, adiantando que o secretário da Defesa, James Mattis, de deslocará "em breve" ao Japão, aliado de longa data dos Estados Unidos.

O comunicado informa ainda que na conversa telefónica Donald Trump reafirmou o compromisso "inabalável" dos Estados Unidos em garantir a "segurança do Japão".

Trump tinha suscitado preocupações a Tóquio ao evocar uma possível retirada dos soldados norte-americanos do sul da península coreana e do Japão na ausência de um aumento significativo da contribuição financeira dos dois países.

Por outro lado, há alguns dias o Presidente norte-americano anunciou formalmente a retirada dos Estados Unidos do Tratado Transpacífico de Comércio Livre, acordo envolvendo 12 países que representam 40% da economia mundial e que Abe apoiou com entusiasmo.

Apresentado como um contrapeso à influência da China, o tratado foi assinado em 2015, mas ainda não entrou em vigor.

A participação dos EUA é vista como muito importante para o acordo e Abe disse que vai continuar a tentar convencer Trump dos seus méritos.

Shinzō Abe foi o primeiro dirigente estrangeiro a encontrar-se com o Presidente norte-americano eleito, nove dias depois da vitória de Donald Trump.

Lusa

  • Portugal inicia preparação para o Mundial sem Cristiano Ronaldo

    Rumo ao Mundial 2018

    A seleção portuguesa de futebol começa hoje a preparar a participação no Mundial2018, que arranca em 14 de junho, na Rússia, com um treino na Cidade do Futebol, em Oeiras, numa sessão em que são esperadas algumas ausências. O capitão Cristiano Ronaldo, que vai disputar no sábado a final da Liga dos Campeões com o Real Madrid, é baixa certa no arranque dos trabalhos, mas não deve ser o único.

  • Hoje é notícia

    País

    Esta terça-feira realiza-se o funeral do antigo ministro António Arnaut na Figueira da Foz. Em Sintra está previsto o início do julgamento dos 17 agentes da PSP acusados de agredirem jovens da Cova da Moura, concelho da Amadora, no interior da esquadra de Alfragide. Em Oeiras, a seleção portuguesa de futebol começa hoje a preparar a participação no Mundial2018.

  • "Sempre nos disseram que bastava o Aves ganhar para estar na Liga Europa"
    0:34

    Desporto

    O Presidente da SAD do Desportivo das Aves garante que não houve esquecimento ou atraso na inscrição do clube na Liga Europa. Luiz Andrade afirma que sempre lhe disseram que bastava vencer a Taça de Portugal para marcar presença na competição e que ainda não sabe se o clube pode ou não jogar a fase de grupos da competição europeia.

  • "Fui violada por Harvey Weinstein aqui em Cannes"
    1:02

    Cultura

    A cerimónia de encerramento do Festival de Cinema de Cannes ficou ainda marcada pelo discurso de Asia Argento. A atriz italiana que acusou Harvey Weinstein de a ter violado justamente numa das edições do festival de Cannes, e que há mais abusadores à solta.

  • As primeiras imagens das quatro crias da lince Malva
    0:20