sicnot

Perfil

Mundo

Primeiro-ministro japonês reúne-se com Trump a 10 de fevereiro em Washington

© Nguyen Huy Kham / Reuters

O primeiro-ministro japonês, Shinzō Abe, vai reunir-se com o Presidente norte-americano, Donald Trump, em Washington a 10 de fevereiro, informou este sábado a agência de notícias Kyodo, depois de os dois líderes falarem ao telefone.

A Casa Branca confirmou o encontro num comunicado, adiantando que o secretário da Defesa, James Mattis, de deslocará "em breve" ao Japão, aliado de longa data dos Estados Unidos.

O comunicado informa ainda que na conversa telefónica Donald Trump reafirmou o compromisso "inabalável" dos Estados Unidos em garantir a "segurança do Japão".

Trump tinha suscitado preocupações a Tóquio ao evocar uma possível retirada dos soldados norte-americanos do sul da península coreana e do Japão na ausência de um aumento significativo da contribuição financeira dos dois países.

Por outro lado, há alguns dias o Presidente norte-americano anunciou formalmente a retirada dos Estados Unidos do Tratado Transpacífico de Comércio Livre, acordo envolvendo 12 países que representam 40% da economia mundial e que Abe apoiou com entusiasmo.

Apresentado como um contrapeso à influência da China, o tratado foi assinado em 2015, mas ainda não entrou em vigor.

A participação dos EUA é vista como muito importante para o acordo e Abe disse que vai continuar a tentar convencer Trump dos seus méritos.

Shinzō Abe foi o primeiro dirigente estrangeiro a encontrar-se com o Presidente norte-americano eleito, nove dias depois da vitória de Donald Trump.

Lusa

  • Encontrado corpo de mariscador desaparecido no Barreiro

    País

    O corpo do homem com cerca de 50 anos apareceu esta manhã junto ao Clube Naval do Barreiro, na mesma zona onde tinha desaparecido na noite deste sábado. A informação já foi confirmada à SIC pela Polícia Marítima, que adiantou que o corpo já foi levado para a morgue. O alerta foi dado por volta das 22:30 de ontem pelos companheiros de nacionalidade chinesa que estavam com a vítima na apanha de bivalves na margem sul do Tejo.

  • IPSS despejada nos Açores
    2:25

    País

    A IPSS Aurora Social, de Ponta Delgada, nos Açores, foi notificada pelo tribunal a abandonar a cozinha onde, há mais de 20 anos, fornece comida a quem mais precisa. A decisão judicial partiu de uma queixa dos moradores e põe em causa os postos de trabalho de 13 funcionárias, a maioria com deficiência. Há dois anos que a Secretaria Regional de Solidariedade Social dos Açores tenta encontrar uma alternativa à cozinha, que tem licença da câmara.

  • Pais revoltados com transporte de crianças do Mogadouro
    4:14

    País

    Os pais dos alunos de algumas aldeias de Mogadouro estão preocupados com a falta de segurança do transporte dos filhos para a escola, na sede de concelho. Os pais contestam o autocarro degradado, que avaria com frequência, e a falta de cintos de segurança em percursos rurais com dezenas de quilómetros.

  • Quer conhecer os cães mais feios do mundo?
    1:15
  • Líder do Daesh abatido durante fuga

    Daesh

    Um líder do Daesh e o assistente foram abatidos pela polícia iraquiana, em Mossul. A notícia é avançada pela agência EFE que esclarece que os dois homens terão sido mortos enquanto fugiam do Oeste para Este da cidade iraquiana através do rio Tigre.