sicnot

Perfil

Mundo

Ex-secretária do ministro da Propaganda nazi morre aos 106 anos

Matthias Balk

Brunhilde Pomsel morreu em Munique poucas semanas depois do seu 106º aniversário. Foi secretária de Joseph Goebbels, o ministro da Propaganda da Alemanha nazi.

Brunhilde era uma dos últimos sobreviventes da administração de Hitler, e durante grande parte da sua vida conviveu com um dos homens que foi considerado dos piores criminosos de guerra do século XX, Goebbels.

Nascida em 1911, trabalhou como escritora para uma companhia de seguros judaica durante a adolescência. Mais tarde, juntou-se ao Partido nazi para conseguir um trabalho na rádio pública alemã.

Contudo, foi o seu trabalho enquanto datilógrafa que se destacou dentro do partido, acabando por tornar-se secretária de Joseph Goebbels em 1942, durante a guerra.

Goebbels era responsável pela propaganda nazi, e Brunhilde Pomsel considerava-o "um homem bonito... mas um pouco pequeno", sempre bem vestido, mas arrogante.

Só recentemente Brunhilde aceitou falar sobre a sua vida, afirmando que sabia muito pouco sobre as decisões de assassinar milhões de judeus. A alemã diz que, por isso, nunca se sentiu "culpada" pelo que aconteceu no Holocausto.

A alemã morreu a 27 de janeiro de 2017, com 106 anos.

  • A SIC foi dar uma volta de bicicleta

    País

    Há 90 anos, cerca de 40 ciclistas partiam do Marquês de Pombal, em Lisboa, para a primeira etapa da 1.ª Volta a Portugal de Bicicleta. Hoje, um grupo de investigadores repete o percurso, até Setúbal, dando início a uma viagem que pretende incentivar o uso da bicicleta como meio de transporte no dia-a-dia. Um jornalista da SIC segue no pelotão e pode acompanhar a viagem em direto no Facebook da SIC Notícias.

    SIC

  • Portugal perde 22 mil empregos por ano por causa da pirataria
    1:52

    País

    Todos os anos, Portugal perde cerca de mil milhões de euros e mais de 22 mil empregos por causa à pirataria. Hoje assinala-se o dia mundial da propriedade intelectual. Uma área que diz respeito a todas as formas de arte e, entre outras, ao jornalismo.

  • Astronauta francês fotografa Portugal para assinalar o 25 de Abril
    1:53