sicnot

Perfil

Mundo

Papa apela a cristãos e muçulmanos para "permanecerem unidos" em oração

© Max Rossi / Reuters

O papa Francisco defendeu esta segunda-feira a "importância" de cristãos e muçulmanos "permanecerem unidos" na oração, na sequência de um ataque a uma mesquita no Quebeque (Canadá), que fez seis mortos e vários feridos.

O papa fez este apelo no âmbito de um encontro que manteve com o cardeal canadiano e arcebispo do Quebeque, Gérald Cyprien LaCroix, que por coincidência se encontrava em visita a Roma e que regressou de imediato ao seu país, informou o Vaticano através de um comunicado.

O secretário de Estado do Vaticano, Pietro Parolin, enviou a Lacroix em nome do papa um telegrama em que Francisco "condena energicamente este novo ato de violência que gera tanto sofrimento".

Por outro lado, o Conselho Pontífice para o Diálogo Inter-religioso manifestou através de um comunicado a sua "tristeza e indignação pelo atentado cruel perpetrado contra os fiéis muçulmanos reunidos em oração no Quebeque num lugar de culto".

"Com este gesto insensato foram violados a sacralidade da vida humana e o respeito devido a uma comunidade em oração e ao lugar de culto que a acolhia", sublinhou ainda o Conselho, que transmitiu a sua "solidariedade plena" para com os muçulmanos canadianos, vítimas deste ato de "violência inaudita".

Lusa

  • Marine devolve bandeira do Japão 73 anos depois 
    2:13

    Mundo

    Setenta e três anos depois da batalha mais sangrenta do Pacífico, um veterano dos Estados Unidos cumpriu uma promessa pessoal. Marvin Strombo devolveu à família a bandeira da sorte de um soldado japonês, morto em 1944, em Saipan, na II Guerra Mundial. 

  • Autoridades usam elefantes para resgatar pessoas das cheias na Ásia
    1:31

    Mundo

    Mais de 215 pessoas morreram nas inundações que estão a devastar o centro da Ásia, e estima-se que três milhões tiveram de abandonar as casas. As autoridades estão a usar elefantes para resgatar locais e turistas das zonas mais afetadas e avisam que há dezenas de pessoas desaparecidas.