sicnot

Perfil

Mundo

Sahana pode ser a primeira menina com Síndrome do Homem-Árvore

Sahana Khatun

AFP

Sahana Khatun tem 10 anos e, há quatro meses, começou-lhe a crescer na cara um género de verruga, com a textura das cascas das árvores. Os médicos acreditam que Sahana pode vir a ser a primeira mulher a ser afetada pela Síndrome conhecida como Homem-Árvore.

Há quatro meses, o pai de Sahana não ficou preocupado quando a verruga apareceu. Contudo, depois de se espalharem pelo rosto da menina, o pai começou a ficar preocupado. O homem teve de viajar até ao sul de Dhaka, de modo a conseguir ajuda médica.

Os médicos acreditam que a menina sofre da Síndrome Homem-Árvore e, se estiverem corretos, Sahana passa a pertencer ao ínfimo grupo de pessoas com epidermodisplasia verruciforme. Apenas uns quantos homens têm esta doença.

Para alguns, isto pode ser incapacitante, com o exemplo do homem que não conseguiu tocar na mulher e no filho durante uma década.

Abul Bajanda antes e depois das cirurgias, com o seu filho

Abul Bajanda antes e depois das cirurgias, com o seu filho

AFP

As mãos de Abul Bajanda estavam cobertas de uma casca grossa e cada uma pesava cinco quilogramas. Esta casca começou também a crescer nas suas pernas, dando-lhe a aparência de uma árvore.

O homem de 27 anos - o primeiro do Bangladesh a ser diagnosticado com a doença - já foi submetido a 16 cirurgias separadas, de modo a conseguir usar as suas mãos outra vez. Os médicos do Hospital Universitário de Dhaka disseram à AFP que o homem está prestes a sair do hospital, encontrando-se bem de saúde.

Os mesmo médicos estão agora fazer testes a Sahana, de modo a saber se a menina tem o mesmo problema de pele que Abul.

Sahana e o seu pai, Mohammad Shahjahan

Sahana e o seu pai, Mohammad Shahjahan

AFP

O seu pai Mohammad Shahjahan declarou à AFP que está muito preocupado com a situação.

"Somos muito pobres. A minha filha perdeu a mãe quando tinha apenas seis anos. Espero mesmo que os médicos consigam remover as cascas do rosto lindo da minha filha."

Os médicos esperam que Sahana tenha uma versão menos agressiva que Abul, e acreditam que a menina recupere depressa.

  • "Desisto com muita dificuldade, só abandono a liderança se houver rebelião"
    2:39
  • Como um tweet de Kylie Jenner levou à queda das ações do Snapchat

    Economia

    As ações da Snap Inc., empresa que gere o Snapchat, fecharam a cair 6% na bolsa de Wall Street, esta quinta-feira, depois de Kylie Jenner ter anunciado que tinha deixado de usar a aplicação. A celebridade norte-americana tem mais de 24 milhões de seguidores e é considerada uma das utilizadoras mais influentes do Snapchat.

  • Arqueólogos anunciam descoberta de selo com assinatura do profeta Isaías

    Mundo

    Arqueólogos israelitas afirmam ter descoberto a marca de um selo num pedaço de argila que exibe o que consideram ser a assinatura do profeta bíblico Isaías, a quem se atribui a autoria de um livro do Antigo Testamento e de vários excertos do Novo Testamento. O achado arqueológico agora divulgado poderá ser a primeira prova da existência do profeta Isaías até agora encontrada. A descoberta aconteceu em Jerusalém, próximo do local onde foi encontrada um outro selo com a impressão da assinatura do rei Ezequias de Judá.

  • Escolas da Portela e Moscavide degradadas e com amianto
    3:00
  • Marcelo de "alma cheia" no fim da visita a São Tomé e Príncipe
    2:43

    País

    O Presidente da República terminou esta quinta-feira no Príncipe uma visita de três dias a São Tomé. Marcelo Rebelo de Sousa prometeu o reforço da cooperação económica e anunciou a visita de António Costa antes do Verão. e lembrou os políticos portugueses de que é muito mais o que nos une, do que o que nos separa.

    Enviados SIC

  • Não dá mais, Brasil!
    18:00