sicnot

Perfil

Mundo

Sahana pode ser a primeira menina com Síndrome do Homem-Árvore

Sahana Khatun

AFP

Sahana Khatun tem 10 anos e, há quatro meses, começou-lhe a crescer na cara um género de verruga, com a textura das cascas das árvores. Os médicos acreditam que Sahana pode vir a ser a primeira mulher a ser afetada pela Síndrome conhecida como Homem-Árvore.

Há quatro meses, o pai de Sahana não ficou preocupado quando a verruga apareceu. Contudo, depois de se espalharem pelo rosto da menina, o pai começou a ficar preocupado. O homem teve de viajar até ao sul de Dhaka, de modo a conseguir ajuda médica.

Os médicos acreditam que a menina sofre da Síndrome Homem-Árvore e, se estiverem corretos, Sahana passa a pertencer ao ínfimo grupo de pessoas com epidermodisplasia verruciforme. Apenas uns quantos homens têm esta doença.

Para alguns, isto pode ser incapacitante, com o exemplo do homem que não conseguiu tocar na mulher e no filho durante uma década.

Abul Bajanda antes e depois das cirurgias, com o seu filho

Abul Bajanda antes e depois das cirurgias, com o seu filho

AFP

As mãos de Abul Bajanda estavam cobertas de uma casca grossa e cada uma pesava cinco quilogramas. Esta casca começou também a crescer nas suas pernas, dando-lhe a aparência de uma árvore.

O homem de 27 anos - o primeiro do Bangladesh a ser diagnosticado com a doença - já foi submetido a 16 cirurgias separadas, de modo a conseguir usar as suas mãos outra vez. Os médicos do Hospital Universitário de Dhaka disseram à AFP que o homem está prestes a sair do hospital, encontrando-se bem de saúde.

Os mesmo médicos estão agora fazer testes a Sahana, de modo a saber se a menina tem o mesmo problema de pele que Abul.

Sahana e o seu pai, Mohammad Shahjahan

Sahana e o seu pai, Mohammad Shahjahan

AFP

O seu pai Mohammad Shahjahan declarou à AFP que está muito preocupado com a situação.

"Somos muito pobres. A minha filha perdeu a mãe quando tinha apenas seis anos. Espero mesmo que os médicos consigam remover as cascas do rosto lindo da minha filha."

Os médicos esperam que Sahana tenha uma versão menos agressiva que Abul, e acreditam que a menina recupere depressa.

  • A fuga dos PIDES
    20:08
  • Dominado incêncio no centro de tratamento de resíduos da Tratolixo
    1:55

    País

    O fogo na Tratolixo, em Trajouce, deflagrou esta segunda-feira à noite. As chamas foram controladas a meio da manhã pelos bombeiros. No local estão 133 operacionais, apoiados por 51 veículos. O fogo não fez vítimas nem danos materiais. O vento dificultou o combate às chamas.

  • Duas execuções no mesmo dia pela primeira vez em 17 anos nos EUA

    Mundo

    O estado norte-americano do Arkansas (sul) executou, na noite de segunda-feira, dois condenados à morte, o que sucede pela primeira vez em 17 anos no país, anunciou a procuradora-geral daquele estado. Jack Jones e Marcel Williams, condenados separadamente na década de 1990 à pena capital por violação e assassínio, receberam uma injeção letal depois de diferentes tribunais terem rejeitado os respetivos recursos, afirmou Leslie Rutledge, em comunicado.