sicnot

Perfil

Mundo

Trump promete proteger as minorias sexuais contra a discriminação no trabalho

O candidato presidencial republicano num comício em outubro de 2016.

© Carlo Allegri / Reuters

O Presidente norte-americano prometeu hoje que vai proteger as pessoas lésbicas, gays, bissexuais e transgénero (LGBT) contra as discriminações laborais, diz a Casa Branca em comunicado. A confirmar-se será um raro caso de continuidade do trabalho do antecessor Barack Obama.

O novo Presidente republicano "está determinado em proteger o direito de todos os americanos, incluindo os da comunidade LGBT", afirma o gabinete de imprensa da Casa Branca no comunicado citado pelas agências AP e France Press.

O decreto assinado pelo antecessor democrata Barack Obama em 2014 que protege os trabalhadores das "discriminações anti-LGBT no trabalho em funções federais permanecerá igual como pede o Presidente Donald J. Trump", sublinha a Casa Branca.

Nas últimas horas, vários meios de comunicação social norte-americanos, incluindo o Washington Post, avançavam que a Administração Trump iria reverter os direitos das minorias sexuais e as proteções contra discriminações, nomeadamente dos empregados do Governo federal e subcontratados.

O anúncio surge algumas horas antes de Trump anunciar quem será juiz do Supremo Tribunal. O nomeado, depois de confirmado pelo Senado, terá palavra sobre eventuais casos em tribunal sobre direitos de casais homossexuais. O Supremo Tribunal legalizou o casamento entre pessoas do mesmo sexo em 2015, mas há vários estados que tentam restringir esta decisão.

"O Presidente Trump mantém o respeito e o apoio aos direitos das pessoas LGBT, tal como fez durante a eleição", refere a Casa Branca.

  • Carro que atropelou adepto encontrado numa garagem na Amadora
    1:51

    Desporto

    O carro que atropelou o adepto da Fiorentina, junto ao Estádio da Luz, está nas mãos da Polícia Judiciária. O automóvel foi encontrado esta terça-feira por uma brigada da PSP na garagem de um casa da Amadora, que pertence a um elemento da claque dos No Name Boys.

  • Portugal subiu cinco lugares no Ranking da Liberdade de Imprensa
    1:42

    País

    Portugal está agora na 18 ª posição em 180 países no relatório deste ano dos Repórteres Sem Fronteiras. Esta associação revela que a imprensa portuguesa foi condenada 21 vezes por violação de liberdade de expressão e por difamação pelo Tribunal Europeu dos Direitos do Homem.

  • A SIC foi dar uma volta de bicicleta

    País

    Há 90 anos, cerca de 40 ciclistas partiam do Marquês de Pombal, em Lisboa, para a primeira etapa da 1.ª Volta a Portugal de Bicicleta. Hoje, um grupo de investigadores repete o percurso, até Setúbal, dando início a uma viagem que pretende incentivar o uso da bicicleta como meio de transporte no dia-a-dia. Um jornalista da SIC segue no pelotão e pode acompanhar a viagem em direto no Facebook da SIC Notícias.

    SIC