sicnot

Perfil

Mundo

Casa Branca reativa conta do Twitter em espanhol

A Casa Branca reativou a sua conta de Twitter em espanhol e pretende fazer o mesmo à página oficial da presidência norte-americana, que desapareceu após a posse de Donald Trump, noticiou esta quarta-feira a agência de noticias EFE.

"Olá! Bem-vindos a @LaCasaBlanca! Siga-nos para se manter a par das últimas notícias sobre @POTUS (iniciais em inglês de Presidente dos Estados Unidos) Trump e da sua administração!", pode ler-se no Twitter em espanhol da Casa Branca.

Esta quarta-feira de manhã a conta em espanhol, que tem atualmente cerca de 122 mil seguidores, publicou outra mensagem sobre a nomeação, anunciada na noite de terça-feira por Trump, do juiz Neil Gorsuch para ocupar um lugar no Supremo Tribunal, em substituição do falecido Antonin Scalia.

A versão em espanhol (idioma que tem mais de 50 milhões de falantes nos Estados Unidos e 700 milhões em todo o mundo), desapareceu da página oficial da Casa Branca pouco depois de Donald Trump tomar posse como Presidente dos Estados Unidos, a 20 de janeiro.

Aberta pouco depois de começar o primeiro mandato de Barack Obama, em 2009, a versão em espanhol da página oficial da Casa Branca continua sem estar disponível. No entanto, uma fonte oficial da Casa Branca disse à agência espanhola EFE que vai voltar a estar 'online', "com toda a certeza".

A suspensão da versão espanhola da página da Casa Branca motivou muitas críticas por parte dos setores hispânicos nos Estados Unidos, das autoridades espanholas e mesmo de responsáveis da Academia da Língua em Espanha.

O gabinete de Trump não inclui qualquer hispânico e a Casa Blanca - sob a nova administração - ainda não nomeou um novo responsável de imprensa para a comunicação social hispânica, um cargo desempenhado por Gabriela Chojkier na reta final do mandato de Obama.

Lusa

  • Encontrado corpo de mariscador desaparecido no Barreiro

    País

    O corpo do homem com cerca de 50 anos apareceu esta manhã junto ao Clube Naval do Barreiro, na mesma zona onde tinha desaparecido na noite deste sábado. A informação já foi confirmada à SIC pela Polícia Marítima, que adiantou que o corpo já foi levado para a morgue. O alerta foi dado por volta das 22:30 de ontem pelos companheiros de nacionalidade chinesa que estavam com a vítima na apanha de bivalves na margem sul do Tejo.

  • Mais de duas mil pessoas retiradas do fogo junto ao parque Doñana, no Sul de Espanha

    Mundo

    O incêndio florestal começou ainda na noite deste sábado na aldeia de Las Peñuelas de Moguer, na província de Huelva e obrigou à evacuação de várias localidades e à retirada de mais de duas mil pessoas, de vários alojamentos turísticos (incluindo o Parador de Mazagon, dois parques de campismo e um hotel). Foi ainda ativado o plano de emergência da província.

  • Portugal "precisa avançar no trabalho" para reduzir crédito malparado
    1:36

    Economia

    Bruxelas recomenda e insiste que o Governo português avance no trabalho para resolver o crédito malparado. Em entrevista à SIC e ao Expresso, o vice-Presidente da Comissão para o Euro e Estabilidade Financeira, Valdis Dombrovskis, adianta que Bruxelas está também a preparar um Plano de Ação ao nível europeu.

    Entrevista SIC/Expresso

  • Líder do Daesh abatido durante fuga

    Daesh

    Um líder do Daesh e o assistente foram abatidos pela polícia iraquiana, em Mossul. A notícia é avançada pela agência EFE que esclarece que os dois homens terão sido mortos enquanto fugiam do Oeste para Este da cidade iraquiana através do rio Tigre.