sicnot

Perfil

Mundo

Casa Branca reativa conta do Twitter em espanhol

A Casa Branca reativou a sua conta de Twitter em espanhol e pretende fazer o mesmo à página oficial da presidência norte-americana, que desapareceu após a posse de Donald Trump, noticiou esta quarta-feira a agência de noticias EFE.

"Olá! Bem-vindos a @LaCasaBlanca! Siga-nos para se manter a par das últimas notícias sobre @POTUS (iniciais em inglês de Presidente dos Estados Unidos) Trump e da sua administração!", pode ler-se no Twitter em espanhol da Casa Branca.

Esta quarta-feira de manhã a conta em espanhol, que tem atualmente cerca de 122 mil seguidores, publicou outra mensagem sobre a nomeação, anunciada na noite de terça-feira por Trump, do juiz Neil Gorsuch para ocupar um lugar no Supremo Tribunal, em substituição do falecido Antonin Scalia.

A versão em espanhol (idioma que tem mais de 50 milhões de falantes nos Estados Unidos e 700 milhões em todo o mundo), desapareceu da página oficial da Casa Branca pouco depois de Donald Trump tomar posse como Presidente dos Estados Unidos, a 20 de janeiro.

Aberta pouco depois de começar o primeiro mandato de Barack Obama, em 2009, a versão em espanhol da página oficial da Casa Branca continua sem estar disponível. No entanto, uma fonte oficial da Casa Branca disse à agência espanhola EFE que vai voltar a estar 'online', "com toda a certeza".

A suspensão da versão espanhola da página da Casa Branca motivou muitas críticas por parte dos setores hispânicos nos Estados Unidos, das autoridades espanholas e mesmo de responsáveis da Academia da Língua em Espanha.

O gabinete de Trump não inclui qualquer hispânico e a Casa Blanca - sob a nova administração - ainda não nomeou um novo responsável de imprensa para a comunicação social hispânica, um cargo desempenhado por Gabriela Chojkier na reta final do mandato de Obama.

Lusa

  • Portugal inicia preparação para o Mundial sem Cristiano Ronaldo

    Rumo ao Mundial 2018

    A seleção portuguesa de futebol começa hoje a preparar a participação no Mundial2018, que arranca em 14 de junho, na Rússia, com um treino na Cidade do Futebol, em Oeiras, numa sessão em que são esperadas algumas ausências. O capitão Cristiano Ronaldo, que vai disputar no sábado a final da Liga dos Campeões com o Real Madrid, é baixa certa no arranque dos trabalhos, mas não deve ser o único.

  • Hoje é notícia

    País

    Esta terça-feira realiza-se o funeral do antigo ministro António Arnaut na Figueira da Foz. Em Sintra está previsto o início do julgamento dos 17 agentes da PSP acusados de agredirem jovens da Cova da Moura, concelho da Amadora, no interior da esquadra de Alfragide. Em Oeiras, a seleção portuguesa de futebol começa hoje a preparar a participação no Mundial2018.

  • "Sempre nos disseram que bastava o Aves ganhar para estar na Liga Europa"
    0:34

    Desporto

    O Presidente da SAD do Desportivo das Aves garante que não houve esquecimento ou atraso na inscrição do clube na Liga Europa. Luiz Andrade afirma que sempre lhe disseram que bastava vencer a Taça de Portugal para marcar presença na competição e que ainda não sabe se o clube pode ou não jogar a fase de grupos da competição europeia.

  • "Fui violada por Harvey Weinstein aqui em Cannes"
    1:02

    Cultura

    A cerimónia de encerramento do Festival de Cinema de Cannes ficou ainda marcada pelo discurso de Asia Argento. A atriz italiana que acusou Harvey Weinstein de a ter violado justamente numa das edições do festival de Cannes, e que há mais abusadores à solta.

  • As primeiras imagens das quatro crias da lince Malva
    0:20