sicnot

Perfil

Mundo

NASA mais próxima de desvendar os segredos de Saturno

NASA/JPL-Caltech

A pouco mais de dois meses de terminar a missão, a sonda Cassini enviou para a Terra imagens de alta qualidade dos anéis de Saturno. Com um nível de detalhe inédito. revelam a existência de "hélices" – pequenos turbilhões e ondas que guardam satélites ainda desconhecidos do planeta gigante.

As imagens "tiraram o fôlego" dos astrónomos da agência espacial, devido à grande riqueza de detalhes e proximidade do planeta.

NASA/JPL-Caltech/Space Science Institute

"São as melhores imagens de Saturno que já recolhemos",assumiu Carolyn Porco, líder da equipa de imagens do Instituto de Ciência Espacial do Colorado.

Nas imagens, é possível detetar as estruturas que parecem fendas nos anéis, causadas por uma das 62 luas de Saturno ou os efeitos da gravidade.


Na segunda-feira, a sonda deu o seu nono "mergulho" pelos anéis do planeta gigante. Fotografou de perto os anéis A e B em busca dos traços causados pelos satélites do planeta.

"Estas imagens representam a abertura de uma janela completamente nova sobre os anéis de Saturno e, durante os próximos meses, esperamos receber ainda mais dados à medida que treinamos as câmaras a ver as outras partes dos anéis", explicou Mattew Tiscareno, um dos cientistas da missão da sonda Cassini.

Os cientistas esperam que as fotografias os ajudem a entender como as luas influenciam nos anéis e quão rápidas as luas são destruídas.

A missão Cassini-Huygens, um projecto da NASA, da Agência Espacial Europeia (ESA) e da Agência Espacial Italiana (ASI), foi lançada em Outubro de 1997. A sonda espacial entrou em órbita de Saturno a 1 de Julho de 2004 e, desde então, mostrou pormenores da superfície do planeta, dos seus anéis e das suas luas.

  • PS e BE não propõem alívio da dívida à UE
    1:55

    Economia

    O PS e o Bloco de Esquerda querem mais 45 anos para pagar as dívidas à União europeia e juros mais baixos. As medidas fazem parte da proposta dos partidos para a redução da dívida pública. No relatório que será enviado ao Governo, não é pedido qualquer perdão de dívida, ao contrário do que os partidos mais à esquerda chegaram a defender.

  • Antigos ministros de Governos de Sócrates ouvidos pelo MP
    1:54

    Operação Marquês

    Quatro antigos ministros de Governos de José Sócrates foram ouvidos recentemente pelo Ministério Público (MP), no âmbito da Operação Marquês. Mário Lino, António Mendonça, Teixeira dos Santos e Luís Campos e Cunha foram ouvidos como testemunhas. Os investigadores chamaram os antigos governantes para esclarecer decisões relacionadas com a PT.

    Notícia SIC

  • Suspeito de atropelamento mortal diz que foi mero acidente 
    2:00
  • Confrontos na primeira greve geral no Brasil em 21 anos
    1:34
  • "Está na altura de pressionarmos a Coreia do Norte"
    0:45

    Mundo

    O secretário de estado norte-americano, Rex Tillerson, afirmou esta sexta-feira na ONU que a ameaça da Coreia do Norte é real e pediu que o conselho de segurança da ONU tome medidas antes que seja o regime de pyongyang a fazê-lo.

  • Menina que nasceu com três pernas já corre após a cirurgia

    Mundo

    Uma criança do Bangladesh que cresceu com três pernas vai regressar a casa, depois de uma viagem até à Austrália, onde foi operada para retirar o membro a mais. Como resultado de um gémeo que não se formou por completo, a criança de três anos nasceu com uma terceira perna na pélvis. Alguns meses após a cirurgia, feita em novembro, a menina já corre.