sicnot

Perfil

Mundo

NASA mais próxima de desvendar os segredos de Saturno

NASA/JPL-Caltech

A pouco mais de dois meses de terminar a missão, a sonda Cassini enviou para a Terra imagens de alta qualidade dos anéis de Saturno. Com um nível de detalhe inédito. revelam a existência de "hélices" – pequenos turbilhões e ondas que guardam satélites ainda desconhecidos do planeta gigante.

As imagens "tiraram o fôlego" dos astrónomos da agência espacial, devido à grande riqueza de detalhes e proximidade do planeta.

NASA/JPL-Caltech/Space Science Institute

"São as melhores imagens de Saturno que já recolhemos",assumiu Carolyn Porco, líder da equipa de imagens do Instituto de Ciência Espacial do Colorado.

Nas imagens, é possível detetar as estruturas que parecem fendas nos anéis, causadas por uma das 62 luas de Saturno ou os efeitos da gravidade.


Na segunda-feira, a sonda deu o seu nono "mergulho" pelos anéis do planeta gigante. Fotografou de perto os anéis A e B em busca dos traços causados pelos satélites do planeta.

"Estas imagens representam a abertura de uma janela completamente nova sobre os anéis de Saturno e, durante os próximos meses, esperamos receber ainda mais dados à medida que treinamos as câmaras a ver as outras partes dos anéis", explicou Mattew Tiscareno, um dos cientistas da missão da sonda Cassini.

Os cientistas esperam que as fotografias os ajudem a entender como as luas influenciam nos anéis e quão rápidas as luas são destruídas.

A missão Cassini-Huygens, um projecto da NASA, da Agência Espacial Europeia (ESA) e da Agência Espacial Italiana (ASI), foi lançada em Outubro de 1997. A sonda espacial entrou em órbita de Saturno a 1 de Julho de 2004 e, desde então, mostrou pormenores da superfície do planeta, dos seus anéis e das suas luas.

  • Passos explica porque se irritou com Costa
    0:42

    Economia

    Depois das imagens em que surgiu visivelmente irritado com António Costa, no último debate quinzenal, Passos Coelho veio agora explicar porquê. Na discussão com o primeiro-ministro, o líder do PSD não gostou que Costa tivesse insinuado que a fuga de 10 mil milhões de euros para offshores tenha ocorrido por inação do Governo anterior.

  • Ferro Rodrigues desvaloriza críticas do CDS
    3:24

    Caso CGD

    Marcelo Rebelo de Sousa fez questão de receber em público Ferro Rodrigues antes de um almoço com o presidente da Assembleia da República. O Presidente também recebeu a representante do CDS-PP, Assunção Cristas, que foi apresentar queixa de Ferro Rodrigues e da maioria de esqueda em relação à comissão de inquérito da Caixa Geral de Depósitos. Ferro Rodrigues desvalorizou as críticas.

  • Luaty Beirão agredido em manifestação em Luanda
    1:27

    Mundo

    Luanda tem sido palco de várias manifestações contra a forma como está a decorrer o processo eleitoral em Angola. Esta sexta-feira, uma dessas manifestações acabou em confrontos com as autoridades. Entre os manifestantes estava o ativista Luaty Beirão.

  • Regime de Pyongyang nega envolvimento na morte de Kim Jong-nam 
    1:53

    Mundo

    A polícia da Malásia diz que o irmão do líder da Coreia do Norte foi morto com uma arma química. Os investigadores encontraram vestígios de gás VX no corpo de Kim Jong-nam, um gás letal proibido pelas convenções internacionais. O Governo da Coreia do Sul pediu esta sexta-feira ao regime de Pyongyang que admita que está por detrás da morte de Kim Jong-nam mas o mesmo já veio negar o envolvimento no assassinato.