sicnot

Perfil

Mundo

NASA mais próxima de desvendar os segredos de Saturno

NASA/JPL-Caltech

A pouco mais de dois meses de terminar a missão, a sonda Cassini enviou para a Terra imagens de alta qualidade dos anéis de Saturno. Com um nível de detalhe inédito. revelam a existência de "hélices" – pequenos turbilhões e ondas que guardam satélites ainda desconhecidos do planeta gigante.

As imagens "tiraram o fôlego" dos astrónomos da agência espacial, devido à grande riqueza de detalhes e proximidade do planeta.

NASA/JPL-Caltech/Space Science Institute

"São as melhores imagens de Saturno que já recolhemos",assumiu Carolyn Porco, líder da equipa de imagens do Instituto de Ciência Espacial do Colorado.

Nas imagens, é possível detetar as estruturas que parecem fendas nos anéis, causadas por uma das 62 luas de Saturno ou os efeitos da gravidade.


Na segunda-feira, a sonda deu o seu nono "mergulho" pelos anéis do planeta gigante. Fotografou de perto os anéis A e B em busca dos traços causados pelos satélites do planeta.

"Estas imagens representam a abertura de uma janela completamente nova sobre os anéis de Saturno e, durante os próximos meses, esperamos receber ainda mais dados à medida que treinamos as câmaras a ver as outras partes dos anéis", explicou Mattew Tiscareno, um dos cientistas da missão da sonda Cassini.

Os cientistas esperam que as fotografias os ajudem a entender como as luas influenciam nos anéis e quão rápidas as luas são destruídas.

A missão Cassini-Huygens, um projecto da NASA, da Agência Espacial Europeia (ESA) e da Agência Espacial Italiana (ASI), foi lançada em Outubro de 1997. A sonda espacial entrou em órbita de Saturno a 1 de Julho de 2004 e, desde então, mostrou pormenores da superfície do planeta, dos seus anéis e das suas luas.

  • "Cada drama, cada problema, cada testemunho, impressiona muito"
    1:55
  • Clínica veterinária em Tondela recebeu dezenas de animais feridos nos fogos
    2:57
  • Temperaturas sobem até ao final do mês
    1:09

    País

    O tempo não dá tréguas e, até ao final do mês, as temperaturas vão atingir valores acima do normal para esta época do ano. As temperaturas máximas vão subir entre os 25 e os 32 graus. O risco de incêndio aumenta a partir desta segunda-feira em todo o país e os meios aéreos, viaturas, operacionais e equipas de patrulha vão ser reforçados.

  • Maioria das praias do Algarve já não tem nadador-salvador
    2:19

    País

    A lei não obrigada os concessionários a garantir o serviço e, por isso, a esmagadora maioria das praias do Algarve está sem vigilância desde 30 de setembro. Ainda assim, os areais vão atraindo milhares de banhistas com as temperaturas altas que ainda se fazem sentir. Um nadador-salvador recomenda os banhistas a não nadar e, em dias de ondulação, evitar caminhadas à beira-mar.

  • Parlamento catalão vai responder à ativação do artigo 155
    1:54
  • A história por detrás da fotografia que correu (e impressionou) o Mundo

    Mundo

    Depois dos incêndios da semana passada na Galiza, começou a circular na internet e nas redes sociais a imagem de uma cadela que alegadamente levava a sua cria carbonizada na boca. Contudo, a cadela é na verdade macho e chama-se Jacki. Esta é a história do cão que passou os dias após os fogos a recolher animais mortos para os enterrar num campo perto de uma igreja, em Coruxo, Vigo.

    SIC

  • Quando o cão de Macron fez chichi no gabinete do Presidente francês
    0:31