sicnot

Perfil

Mundo

NASA mais próxima de desvendar os segredos de Saturno

NASA/JPL-Caltech

A pouco mais de dois meses de terminar a missão, a sonda Cassini enviou para a Terra imagens de alta qualidade dos anéis de Saturno. Com um nível de detalhe inédito. revelam a existência de "hélices" – pequenos turbilhões e ondas que guardam satélites ainda desconhecidos do planeta gigante.

As imagens "tiraram o fôlego" dos astrónomos da agência espacial, devido à grande riqueza de detalhes e proximidade do planeta.

NASA/JPL-Caltech/Space Science Institute

"São as melhores imagens de Saturno que já recolhemos",assumiu Carolyn Porco, líder da equipa de imagens do Instituto de Ciência Espacial do Colorado.

Nas imagens, é possível detetar as estruturas que parecem fendas nos anéis, causadas por uma das 62 luas de Saturno ou os efeitos da gravidade.


Na segunda-feira, a sonda deu o seu nono "mergulho" pelos anéis do planeta gigante. Fotografou de perto os anéis A e B em busca dos traços causados pelos satélites do planeta.

"Estas imagens representam a abertura de uma janela completamente nova sobre os anéis de Saturno e, durante os próximos meses, esperamos receber ainda mais dados à medida que treinamos as câmaras a ver as outras partes dos anéis", explicou Mattew Tiscareno, um dos cientistas da missão da sonda Cassini.

Os cientistas esperam que as fotografias os ajudem a entender como as luas influenciam nos anéis e quão rápidas as luas são destruídas.

A missão Cassini-Huygens, um projecto da NASA, da Agência Espacial Europeia (ESA) e da Agência Espacial Italiana (ASI), foi lançada em Outubro de 1997. A sonda espacial entrou em órbita de Saturno a 1 de Julho de 2004 e, desde então, mostrou pormenores da superfície do planeta, dos seus anéis e das suas luas.

  • Rúben Lima nega crimes de corrupção no processo Cashball
    6:04

    Desporto

    Rúben Lima, um dos oito jogadores suspeitos de terem sido aliciados por intermediários ao serviço do Sporting para beneficiar o clube de Alvalade, nega todos os crimes investigados pela Polícia Judiciária. Numa entrevista exclusiva à SIC, o jogador do Moreirense garante que não conhece nenhum dos quatro arguidos detidos no âmbito do processo Cashball.

    Exclusivo SIC

  • Partido Podemos com votação inédita em Espanha
    1:32

    Mundo

    Há uma votação inédita em Espanha. O Podemos começou esta terça-feira a decidir a continuidade do líder do partido, depois de Pablo Iglesias e a companheira terem comprado uma casa de 600 mil euros.

  • A maior obra de reconversão urbana em Portugal 20 anos depois
    3:47