sicnot

Perfil

Mundo

Publicado projeto de revolucionário computador quântico

(Arquivo)

© Stephen Lam / Reuters

Cientistas de vários países anunciaram esta quarta-feira o primeiro plano para construir o computador mais poderoso e avançado de sempre, um computador quântico que poderá trazer uma nova revolução tecnológica.

O projeto, liderado por Winfried Hensinger, da universidade britânica de Sussex, foi divulgado hoje na publicação especializada Science Advances e inclui os planos para a construção da enorme máquina, que precisaria de ocupar um edifício inteiro.

Segundo a universidade, este computador poderia "resolver problemas que levariam milhares de milhões de anos a um computador normal".

O computador quântico consistirá, segundo a Universidade de Sussex, em sofisticados aparelhos de vácuo com "microchips" (processadores) quânticos de silicone, com átomos carregados com campos elétricos.

Enquanto os dados num computador tradicional são codificados em "bits", unidades de informação que apenas têm dois estados - 0 e 1 -, num computador quântico são usadas unidades chamadas "qubits", que podem ter mais do que um estado diferente em simultâneo, espelhando a teoria da física quântica que postula que um átomo pode estar em mais do que um sítio ao mesmo tempo.

Esta característica facilita e acelera operações mais complexas e, segundo a instituição, um computador como o que agora se projeta iria "revolucionar a indústria, a ciência e o comércio a uma escala semelhante ao que os computadores normais" fizeram quando foram inventados.

No trabalho que hoje se publica os cientistas descrevem a criação de uma nova maneira de ligar vários módulos de computação, optando por campos elétricos que levam os átomos de um módulo para outro a uma velocidade 100.000 vezes superior à das ligações em fibra ótica usadas atualmente.

O próximo passo será construir um protótipo funcional baseado no projeto, cuja publicação serve para apelar à colaboração de cientistas de todo o mundo.

Hensinger afirmou que a existência de um computador quântico universal "pode ter um impacto fundamental na sociedade como um todo".

Lusa

  • Os apelos de Marcelo para a reforma do Estado
    1:36

    País

    O Presidente da República lamentou este sábado que o consenso para uma reforma do Estado seja um sonho adiado. No enceramento do congresso "Portugal no Futuro", Marcelo Rebelo de Sousa apelou a entendimentos em áreas estratégicas e defendeu que é preciso passar as palavras à ação, o quanto antes.

    Débora Henriques

  • Tragédia de Vila Nova da Rainha foi há uma semana
    7:18
  • Escutas da Operação Marquês "não podem servir de prova"
    1:36

    Operação Marquês

    As defesas de José Sócrates e de Ricardo Salgado queixam-se que as escutas do processo Marquês estão infetadas por um vírus informático. Os advogados dizem que tal como estão as escutas não podem servir de prova. No entanto, o Ministério Público diz que estão reunidas as condições para começar a contar o prazo para a abertura de instrução.

    Luís Garriapa

  • Saco azul do BES pagou a 106 pessoas e 96 avenças ocultas
    2:21

    Economia

    Pelo menos 106 pessoas receberam dinheiro da Espírito Santo Enterprises, a companhia offshore criada nas Ilhas Virgens Britânicas e que terá funcionado como um gigantesco saco azul do Grupo Espírito Santo. O jornal Expresso revelou os primeiros vinte nomes da lista, entre os quais estão Zeinal Bava, antigo CEO da PT, e Manuel Pinho, ex-ministro da economia do Governo de José Sócrates.

  • Doze meses de polémicas, ameaças e promessas
    3:52